Por que há mais moscas no verão?

dezembro 15, 2018

Com a chegada dos dias mais quentes do ano, parece que os insetos nos perseguem aonde quer que vamos. Além da antipatia natural por sua presença, surge a pergunta: por que há mais moscas no verão do que no inverno?

O frio: um controle reprodutivo natural

Não é difícil perceber que a população de moscas é radicalmente reduzida durante o inverno. Como a grande maioria dos insetos, as moscas são muito sensíveis ao frio. 

Com a chegada de baixas temperaturas, é natural que sua população registre uma alta taxa de mortalidade.

Outro fato importante é que as poucas moscas que conseguem sobreviver às estações frias do ano escapam para regiões mais quentes. 

Portanto, no inverno, é praticamente impossível que as moscas se reproduzam e sobrevivam em países com climas mais severos.

Calor e reprodução rápida, uma combinação poderosa

De acordo com os dados anteriores, pode ser muito curioso que as moscas sejam abundantes no verão, já que morrem maciçamente no inverno.

De fato, a explicação para esse fenômeno é encontrada na facilidade e velocidade com que esses insetos se reproduzem.

reprodução das moscas domésticas

Para se ter uma ideia, estima-se que um único casal de moscas possa gerar bilhões de filhotes a cada verão. 

Outro destaque é que mais da metade dos ovos postos por cada par geralmente dão origem a fêmeas. E isso significa que rapidamente elas se tornarão férteis e poderão depositar muito mais ovos…

Estes insetos se reproduzem mais facilmente no período de verão, porque as altas temperaturas facilitam a decomposição do material sobre o qual se desenvolvem.

Elas são muito sensíveis ao frio, por isso morrem em massa no inverno. 

Devemos nos lembrar de que as moscas se desenvolvem principalmente em matéria orgânica em estado de putrefação, um substrato que está mais disponível com a chegada do calor.

No verão, as altas temperaturas facilitam a proliferação de microrganismos que realizam a degradação da matéria orgânica.

Portanto, nossa comida apodrece mais facilmente e isso aumenta a disponibilidade de alimentos para as moscas.

Considerando essa capacidade de reprodução, é praticamente impossível viver um verão sem a presença desses insetos.

No entanto, para evitar que pousem em nossos alimentos e espalhem doenças, oferecemos algumas soluções caseiras para mantê-las a distância.

tse-tse mosca

Remédios caseiros para afugentar as moscas da sua casa

Certamente, as moscas incomodam quando elas pousam na comida ou ficam voando ao redor da sua cabeça. Mas esta não é a principal razão pela qual precisamos afastá-las de nossa casa.

Muitas espécies de moscas podem transmitir doenças graves, como disenteria, cólera, salmonela, etc.

Além disso, por pousarem em nossa comida, podem depositar vários endoparasitas que causam uma ampla gama de patologias infecciosas e gastrointestinais.

Por este motivo, resumiremos algumas soluções caseiras para ajudá-lo a combatê-las e cuidar assim de sua saúde.

Ervas aromáticas para espantar as moscas da sua casa

As ervas aromáticas são muito benéficas para a nossa saúde e deixam nossos ambientes com um aroma agradável.

Além disso, algumas plantas são altamente eficazes em afastar moscas e outros insetos indesejáveis, como mosquitos e baratas.

Entre as melhores ervas aromáticas para afastar as moscas estão o tomilho, o hortelã e o alecrim. Se a sua casa tem espaço suficiente, é possível fazer um jardim com várias ervas aromáticas.

No caso de termos um pequeno espaço em casa, podemos organizar alguns vasos ou simplesmente colocar ramos dessas ervas perto de portas e janelas.

Óleo de eucalipto para combater insetos

Esta é uma versão prática para aproveitar o cheiro natural do eucalipto e afastar os insetos indesejáveis. Uma alternativa é colocar algumas gotas dessa essência em um difusor. 

Além disso, podemos usar velas aromáticas que realizam essa mesma função.

Também é possível diluir a essência na água e pulverizar perto de portas e janelas. Neste caso, calcularemos cerca de 10 gotas de óleo de eucalipto por 150 ml de água limpa.

Se tivermos cortinas, também pulverizaremos em toda a sua extensão para impedir a entrada de insetos.

Lavanda para melhorar o aroma e assustar as moscas

A lavanda nos oferece um dos aromas mais agradáveis ​​de toda a natureza. Além de melhorar a atmosfera de nossa casa, óleos essenciais, velas ou fragrâncias de lavanda naturalmente afugentam as moscas.

Portanto, é altamente recomendável pulverizar seu aroma em toda a casa, principalmente com a chegada do verão.

Por outro lado, também é importante colocar mosquiteiros em todas as janelas e portas de sua casa, para evitar a entrada de moscas no verão.

Além disso, é essencial adotar hábitos de higiene reforçados em casa e ter um cuidado especial com a manutenção dos alimentos.