Por que os macacos-japoneses têm a cara vermelha?

Cientistas descobriram as razões pelas quais os macacos-japoneses têm a cara vermelha.
Por que os macacos-japoneses têm a cara vermelha?

Última atualização: 01 Dezembro, 2020

Os macacos-japoneses são primatas curiosos que vivem em áreas nevadas do Japão, mas pouco se sabe sobre os motivos pelos quais a cara desses animais é completamente vermelha. Agora, uma equipe de cientistas parece estar desvendando todos os mistérios desse particular macaco das neves.

Até agora, a cor vermelha que as fêmeas dessa espécie de primata apresentam tinha sido associada ao seu período de ovulação. No entanto, outros fatores podem entrar em jogo, como a posição dos animais na hierarquia.

Os macacos de cara vermelha

Essa relação entre a cor dos animais e a reprodução ocorre em muitas espécies, incluindo alguns primatas diferentes dos macacos-japoneses. Um dos exemplos mais conhecidos é o motivo pelo qual o mandril tem tantas cores.

No caso das fêmeas dos macacos-japoneses, um estudo anterior apontou que o vermelho da cara desses animais se intensificava quando elas estavam ovulando.

No entanto, avaliar essas pequenas mudanças de cor na pele desses primatas é complicado, e agora um grupo de pesquisadores da Universidade de Kyoto usou um método baseado em registros por fotografias a cada dois dias, que revelou que a mudança de cor nesses animais acontece por várias razões.

Os macacos de cara vermelha

O que eles descobriram é que dentro de um mesmo grupo de macacos-japoneses (Macaca fuscata), os animais que ocupam níveis mais altos na hierarquia tinham cores mais intensas do que aqueles que estavam mais abaixo na hierarquia, o que foi surpreendente ao estudar as colorações desse macaco do Velho Mundo.

Curiosamente, as fêmeas que estavam prestes a conceber tinham tons mais opacos. Consequentemente, as fêmeas aptas para a reprodução apresentavam cores mais intensas. Isso parece indicar que a coloração nas fêmeas é um fator importante na estratégia quando se trata de buscar uma parceira.

Conheça sobre as curiosidades dos macacos-japoneses

Esses curiosos animais são os primatas não humanos que vivem mais ao norte do planeta e que habitam as montanhas e florestas cobertas por neve de algumas ilhas do Japão, embora também vivam no Texas como uma das espécies exóticas invasoras mais marcantes.

Conheça sobre as curiosidades dos macacos-japoneses

Esses animais vivem em grandes grupos, que variam de 40 a 200 indivíduos. Contudo, podem se reunir em números ainda maiores em determinadas áreas com muitas fontes de alimento.

A cor vermelha característica no rosto desses primatas se deve aos inúmeros vasos sanguíneos presentes nessa área, os quais aumentam a intensidade da cor. Além disso, eles apresentam uma cauda muito curta, já que correm o risco de sofrer queimaduras devido ao frio.

Curiosamente, as fêmeas dessa espécie tendem a ter uma relação bastante afetiva e sexual entre si, o que também acontece no caso dos machos. Essa espécie pode viver por mais de 30 anos e, além disso, já foi observado que também possuem comportamentos culturais, como lavar tubérculos com água do mar.

Pode interessar a você...
Macacos da neve e seus banhos termais
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Macacos da neve e seus banhos termais

Os macacos da neve não só se banham em água quente para se proteger do frio, mas também porque descobriram que ela os relaxa.



  • Rigaill, L., Higham, J. P., Winters, S., & Garcia, C. (2019). The redder the better? Information content of red skin coloration in female Japanese macaques. Behavioral Ecology and Sociobiology73(8), 103.