Por que meu cachorro lambe o chão?

· setembro 28, 2018
Quando um cão lambe o chão, pode significar que satisfaz uma curiosidade, ou pode ser um sinal de que está sob grande estresse.

É inegável o fato de que os cães estão entre os animais mais simpáticos ​​do planeta. Mas, também é possível dizer que os caninos podem apresentar costumes muito estranhos, como o de lamber o chão.

É verdade que os cães adoram lamber tudo, porque para eles isso tem uma função social, mas lamber o chão tem significados diferentes. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que esta ação significa para eles, e as implicações que isso tem.

O ato de lamber as coisas

Cães são animais curiosos por natureza, sempre farejando e observando seu ambiente para entendê-lo melhor e satisfazer seu instinto de aventura. Nem todas as lambidas são as mesmas para os cães; algumas eles usam para cumprimentar seus pares ou outras pessoas.

Então, a lambida para eles cumpre essa função de saudação, assim como é um aperto de mão para os seres humanos. Às vezes, o cachorro está dizendo que é um prazer vê-lo novamente e expressa sua emoção e afeto por você dessa maneira.

E o que acontece quando um cachorro lambe o chão? Para ele, isso tem vários significados que, em conjunto com outras ações, podem significar uma coisa ou outra. Quando um cão lambe o chão, pode significar que satisfaz uma curiosidade, ou pode ser um sinal de que está sob grande estresse.

Cachorro farejando o tapete

O que significa quando um cachorro lambe o chão

Você está passeando com seu cachorro na rua ou em um parque e ele se detém para cheirar algo, o que é bastante comum, mas o que chama a atenção é que ele começa a lamber o chão. Isso confunde muitos donos de primeira viagem e, às vezes, pode causar alarme sem nenhum motivo.

Na verdade, quando um cachorro lambe o chão, faz isso para cheirar melhor. A umidade permite que os odores sejam detectados melhor no nariz e, assim, ele identifica mais claramente do que se trata.

Se você vir seu cão lambendo a rua, é porque algo cheira bem para ele, e ele quer ter certeza sobre o gosto.

Às vezes eles também lambem o chão para detectar outros cães junto aos cheiros da rua. Como sabemos, os cães marcam seu território por toda parte e, portanto, lamber o solo lhes permite sentir melhor a essência de outro cão.

Quando lamber o chão é um sinal de aviso?

Digamos que você esteja em casa curtindo a tarde e seu cachorro lambe o chão sem parar. Mas na área não há comida ou vestígios de outros animais, então por que ele faz isso? Esta atividade sem justificativa pode indicar um problema de estômago de seu parceiro.

Essa ação ajuda-os a induzir o vômito, nesses casos, e a se sentirem melhor ou aliviados, já que lamber o chão lhes permite engolir sujeira, poeira e outros elementos que induzem essa ação. O mesmo costuma acontecer quando eles tentam comer roupas, lençóis e, até mesmo, sapatos em alguns casos.

cachorro morde tudo

Outra razão pela qual os cães lambem o chão é por causa do estresse, ansiedade e até nervosismo. A maioria dos cães que passam muito tempo sozinhos, além de causar desastres em casa, tendem a lamber o solo para se livrar da energia acumulada durante o dia.

Além disso, as personalidades dos animais de estimação influenciam muito no desenvolvimento deste comportamento ou não. Por exemplo: um cão nervoso tende a lamber mais quando está sozinho ou quando muda drasticamente o ambiente e a casa.

Preste atenção ao seguinte

Tudo é sobre uma observação concreta das circunstâncias em que a lambida acontece. Por não serem capazes de se comunicar verbalmente como os humanos, eles se voltam para outros meios ou sinais para chamar nossa atenção.

Às vezes, quando um cachorro lambe o chão, é simplesmente um sinal de má conduta, como uma forma de birra ou brincadeira. É nesses casos que precisamos aplicar as medidas corretivas necessárias para eliminar esse comportamento de nosso animal de estimação.

Então, a melhor maneira de identificar as razões é levá-lo ao veterinário. Lá, ele poderá fazer os exames necessários para descartar possíveis doenças e até mesmo receber o aconselhamento psicológico necessário, se for o caso.