Por que alguns morcegos caçam durante o dia?

Sabemos que eles são caçadores noturnos, mas você pode se surpreender ao descobrir que nem todos o são.
Por que alguns morcegos caçam durante o dia?

Última atualização: 30 junho, 2022

Cerca de 54 milhões de anos atrás, os morcegos se tornaram caçadores noturnos e habitavam a noite.

Atualmente, 1.400 espécies de morcegos foram certificadas e catalogadas, e apenas 4 delas têm hábitos diurnos. Por que alguns morcegos caçam durante o dia? Uma pergunta que descobriremos no artigo a seguir. Não deixe de ler.

Um comportamento excepcional em morcegos

Uma espécie de morcego que caça de dia e dorme à noite é quase uma exceção à regra em relação ao resto de seus parentes.

Até alguns anos atrás, a pergunta que várias teorias e hipóteses tentavam responder era por que algumas espécies se tornaram noturnas. Afinal, esse mamífero voador evoluiu de espécies anteriores que caçavam de dia e dormiam à noite.

Mas em algum ponto de sua evolução, por uma razão indescritível que os cientistas ainda estão tentando descobrir, o morcego mudou para hábitos noturnos e desenvolveu a ecolocalização, melhor do que a visão.

Assim, uma espécie de morcego que caça de dia e dorme à noite é quase uma exceção à regra do resto de seus parentes. Mas isso está começando a mudar mesmo em áreas que não são uma ilha remota sem riscos conhecidos.

Melhor caçar à noite, dependendo do ambiente

Entre os diferentes raciocínios que explicam a vida noturna do morcego estão:

  • Pouca tolerância a altas temperaturas em climas tropicais, pois suas asas podem ser danificadas pela luz solar direta.
  • Predadores, incluindo aves como falcões, que têm hábitos de caça diurnos.
  • A dieta baseada em frutas e insetos, os quais aumentam sua atividade à noite.

Dessa forma, ao encontrar apenas 4 espécies de morcegos que são observados caçando durante o dia, tornou-se possível a oportunidade de testar as teorias. Só foi necessário observar a partir da lista de motivos alegados, quais estavam presentes no ambiente das espécies diurnas.

Morcegos descansam debaixo de uma árvore

Morcegos diurnos insulares

Na região de Pahang, na Malásia, na Ilha Tioman, espécies de Rhinolophus lepidus foram observadas caçando insetos durante o dia. Essa foi a quarta espécie e todas compartilham uma característica comum, vivem em ilhas tropicais e não têm predadores durante o dia.

Assim, desmantelaram a hipótese de que os morcegos se tornavam noturnos devido à baixa tolerância ao calor. Embora evitem as horas de temperaturas máximas (como quase todos os animais em áreas quentes), caçam nas primeiras horas da manhã sob o sol e suas asas resistem aos raios sem serem danificadas.

Apenas a espécie Pteropus samoensis na ilha de Samoa, um grande morcego que caça de dia, evita sair em pleno sol para não se expor aos falcões locais. Mas caça no entardecer, quando ainda há luz do sol.

O morcego que ousa durante o dia

A espécie de morcego Pipistrellus pygmaeus é uma família que pode ser vista tanto de dia como de noite. Avistados em uma floresta de faias na Itália, eles se aventuram na luz para se alimentar de mosquitos. Algo que tem sido objeto de estudo pela comunidade científica, pois é uma espécie que sempre foi considerada noturna.

Com um comprimento de 5 centímetros e um peso de 8 gramas, o pequeno morcego deve recuperar a energia perdida durante o inverno. Ele sai da hibernação sem medo do perigo, arriscando caçar em uma área encontrada no fundo de um cânion, que lhe serve como proteção e abrigo contra predadores.

Acredita-se que se as populações locais dessa espécie aumentarem, será possível observar uma mudança em seus hábitos de caça, já que na região, devido à mudança de temperatura do século passado, as populações de mosquitos nas florestas também aumentou.

Pode interessar a você...
Tipos de morcegos
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Tipos de morcegos

Os tipos de morcegos existentes são classificados por sua dieta: frugívoros, insetívoros, carnívoros, nectarívoros e hematófagos.