Por que o cachorro vira-lata é especial?

setembro 13, 2017

O seu cachorro tem pedigree ou é um dos tão adoráveis vira-latas que povoam o universo canino? Conhecidos na Espanha como mil leches, e em diferentes regiões da América hispânica como cuzcos ou chuchos, dentre muitas outras nomenclaturas mais ou menos depreciativas, esses cães possuem uma série de características que vale a pena conhecer. Vamos contar a seguir por que o cão vira-lata é especial.

O que define um cão ser mestiço

Vamos começar definindo o que é exatamente um cão SRD (sem raça definida), como chamam esse tipo de cachorro em textos veterinários.

Um cachorro mestiço é aquele que não pertence a nenhuma das raças reconhecidas pelas organizações de criadores. São o resultado de uma criação não-seletiva das raças.

Então, um bichinho é considerado mestiço quando, por exemplo:

  • Sua ascendência é desconhecida.
  • Reúne características de duas ou mais raças.
  • Descende de populações de animais selvagens ou de rua.

Enfim, são cachorros criados sem a intervenção planejada pelos seres humanos no desenvolvimento de determinadas raças caninas.

Um cachorro mestiço pode ser considerado especial porque apresenta uma diversidade genética. Esse detalhe, além disso, o torna mais saudável, forte e longevo do que aqueles que têm pedigree. Contudo, mais ainda, se você decidir adotá-lo, ele vai ficar extremamente grato, dando grandes mostras de carinho.

Por que você deve adotar um cachorro mestiço

Nada contra os cães que têm pedigree, mas aconselhamos que, se você decidir incluir um bicho de estimação na sua família, nós, do Meus Animais recomendamos sempre que opte pela adoção.

Os abrigos para animais da Espanha e no resto do mundo estão repletos de bichinhos em busca de uma família humana que queira ficar com eles. Eles procuram uma oportunidade de ter uma vida melhor.

E, embora nas sociedades de proteção dos animais você encontre cães de raça, a maior parte deles é formada por cães de rua e vira-latas.

No entanto, além da decisão de adotar um cachorro mestiço porque foi abandonado, quando eles veem que podem contar com uma família que gosta e cuida deles, esses animais apresentam uma série de características que os tornam especiais.

Cachorros sem pedigree, animais especiais

A grande vantagem que beneficia os cachorros vira-latas é que não foi o Homem, mas sim a natureza quem determinou as suas características.

E por não fazerem parte de nenhuma raça específica apresentam uma carga genética derivada da seleção natural – em termos biológicos -, e isso os torna mais aptos e adaptados ao meio em geral.

Essa diversidade genética se traduz no fato de que são mais saudáveis, fortes e vivem mais do que aqueles com pedigree.

Dessa forma, ficam doentes com menor frequência, e, além disso, costumam não desenvolver as doenças que são “típicas” de determinadas raças, que podem levar à uma morte precoce ou à uma má qualidade de vida na velhice.

Animaizinhos originais e com muito amor para dar

Essa condição dos cães vira-latas de possuírem uma genética melhor é conhecida como “vigor híbrido”. Ele aparece quando a cria fruto do cruzamento é superior, geneticamente, aos pais. E os frequentes cruzamentos possibilitam que sejam eliminadas aquelas características indesejáveis, herdadas dos pais. Prevalecem, então, as características que os tornam mais resistentes a doenças e a condições ambientais adversas.

Contudo, além disso, um cachorro vira-lata tem uma “constituição física” própria, muito original, que também o torna especial. Não têm nada a ver com a semelhança que existe entre os cães de raça.

E, muito além das questões biológicas, um cão vira-lata vai se destacar por ser um animal grato pela oportunidade que lhe deram ao adotá-lo. Assim, vai demonstrar todo o seu carinho, e, com certeza, vai se transformar em um grande protetor do seu novo lar.

Além disso, pode-se afirmar que são animaizinhos extremamente inteligentes. Eles aprendem muito rápido tudo o que lhes ensinam, e até costumam se sobressair em esportes caninos.

Portanto, se você está pensando em ter um cachorro na sua família, leve em consideração, de verdade, a possibilidade de adotar um belo, original e especial cachorro vira-lata. Pense bem nisso.