Por que o pastor alemão é tão equilibrado?

· abril 26, 2018

Um dos pastores alemães mais famosos do mundo é o personagem da série Rex, um policial diferente. Rex destacava-se por sua valentia e ousadia, mas também por sua inteligência e seu bom comportamento. Ele é um grande exemplo do caráter do pastor alemão, e por isso nos perguntamos por que o pastor alemão é tão equilibrado.

Trata-se de uma raça inteligente, enérgica e ágil. Já foi usada para trabalhar como ator, cão-guia, militar, cão de resgate e detector de drogas ou explosivos.

Suas origens e a seleção genética

O pastor alemão é uma raça que apareceu nos últimos anos do século 19. Na Alemanha, precisava-se de uma raça forte, enérgica e inteligente para pastorear o gado. Encontraram alguns cães que reuniam as características físicas e psicológicas para isso e os cruzaram.

Com essa seleção genética, em poucas gerações apareceram os primeiros pastores alemães. Ao contrário do que é feito em muitas outras raças, seus criadores não tinham como prioridade o aspecto físico. A inteligência e o caráter eram fatores muito importantes na hora de tentar realizar os cruzamentos.

Buscava-se cães inteligentes, mas equilibrados. Enérgicos, mas não nervosos. Como seu principal trabalho era pastorear ovelhas, buscou-se criar um cão que tivessem um corpo ágil e grande, sempre disposto a trabalhar.

filhote de pastor alemão

Essa mistura genética funcionou tão bem que as mesmas pessoas que originaram a raça já lhe apresentaram ao governo como cães capazes de trabalhar como policiais. Efetivamente, provaram que a raça tinha a capacidade de desempenhar esse trabalho, e alguns exemplares tornaram-se parte das forças de segurança.

Como o pastor alemão é tão equilibrado

Na reprodução do pastor alemão, quase deste a origem da raça encontram-se fundamentalmente duas linhas familiares: a criada para trabalhar e a selecionada para os concursos de beleza.

Nos exemplares criados para trabalhar, primou-se pelo temperamento e inteligência. O critério para permitir que os cães se reproduzissem, tivessem filhotes e transmitissem seus genes de geração em geração se baseou em sua capacidade para trabalhar.

É uma raça que durante mais de um século teve sua psicologia como principal ponto. Na família da beleza, primou-se pelo aspecto físico. Buscam-se cães grandes, com cores definidas, que têm a linha das costas tão característica da raça.

pastor alemão

No entanto, essas duas famílias (que representam beleza e espírito de trabalho) também não deixaram de cruzar entre si. Exceto pelos cães criados especialmente para unidades de polícia ou militares, na verdade esses dois grupos já tiveram muitas ninhadas. Essa é uma das razões pelas quais o pastor alemão resultou num cachorro tão equilibrado.

Nascem cães com características próprias das duas famílias (beleza e trabalho). Por um lado, são cães grandes, bonitos, com uma postura invejável e pelo brilhante. Por outro lado, têm uma personalidade equilibrada.

O trabalho do pastor alemão

Desde sua origem, o pastor alemão já desempenhou muito mais trabalhos do que apenas o de pastoreio, para o qual foi criado. Trabalha também com as forças de segurança, como cão policial. Mas esse trabalho é muito amplo: atua desde detector de explosivos e drogas até agentes de fronteira.

Também trabalham com rastreio e resgate de pessoas desaparecidas ou sequestradas. Também são ativos em unidades militares e ajudam na explosão de artefatos ou na detenção de pessoas. São cães arrojados e inteligentes, capazes de desempenhar trabalhos que precisam de muita coragem.

cão policial sendo treinado

Mas também são animais que trabalham nas cidades. São bons cães-guia, mesmo que nos últimos anos esse trabalho venha sendo feito pelos labradores, mais pacientes e menos enérgicos. Sua versatilidade é uma consequência de seu equilíbrio emocional.

Como dissemos no início deste texto, já se constatou que eles são grandes atores e já participaram e protagonizaram filmes. Além de Rex, um policial diferente, podemos lembrar de Sam, um dos personagens do filme Eu Sou a Lenda, protagonizado por Will Smith. Sem esquecer também de Rin Tin Tin, que foi uma das primeiras séries em que um animal participou.

O pastor alemão é um cão tremendamente inteligente e equilibrado. São bonitos, mas além disso têm um grande caráter. Isso foi possível graças à criação focada na psicologia e não na beleza. Já ganharam a admiração dos humanos por suas qualidade para trabalhar.