Por que os cachorros se escondem?

abril 15, 2020
Se o seu cachorro se esconde com frequência, muito provavelmente você se pergunta se esse comportamento é normal. O mais importante que temos que levar em consideração ao avaliar essa conduta é se ela pode ser resultado de alguma doença ou então de alguma mudança importante no ambiente do animal.

Os cachorros se escondem por uma variedade de razões, incluindo ansiedade ou doença. Se os cães estiverem lidando com dores corporais, por exemplo, podem querer encontrar um lugar apertado para desaparecer por um momento.

Um cachorro também pode se esconder em momentos de grande ansiedade, como, por exemplo, tempestades com raios ou então festas com muita gente. Eles se sentirão mais seguros se estiverem escondidos debaixo da cama, já que ela os separa de qualquer ruído ou estresse caótico.

Alguns cachorros se escondem por medo

Como comentamos anteriormente, é possível que o cachorro fuja para se esconder diante de uma situação que o deixe com medo. Pode se tratar de uma tempestade com raios ou, talvez, você esteja com a casa cheia de gente estranha. Isso faz com que o cachorro procure um lugar que ele considere seguro.

Para frear esse comportamento, você pode usar técnicas de contracondicionamento e de insensibilização. Essas estratégias buscam fazer com que o cachorro se sinta confortável com o que antes lhe causava medo.

Por exemplo, se é um trovão que o leva a se esconder, você pode reproduzir gravações suaves de trovões enquanto dá guloseimas a ele, e fazer muitos elogios quando ele se senta tranquilo. Posteriormente, aumente levemente o volume, até que ele não reaja ao som.

Um cachorro que se esconde pode ser uma preocupação em casos de ansiedade ou doença; assim, se você estiver preocupado com essa conduta, não hesite em levá-lo ao veterinário.

Os cachorros se escondem por causa de dor e de doenças

Frequentemente, doenças e dores podem fazer com que um cachorro se esconda. Esse poderia ser o caso se você observar outros sintomas; por exemplo, se o seu cachorro estiver letárgico, um pouco rabugento ou se não estiver comendo bem.

Se o comportamento de se esconder é repentino, é melhor levá-lo ao veterinário para fazer um check-up. Dessa forma, o veterinário pode fazer exames para determinar se há algo de errado e tratar qualquer condição médica. Uma vez que o seu cão se sinta melhor, provavelmente ele não vai querer se esconder mais.

Cachorro escondido

Pode ser que o seu cachorro precise de férias 

É possível que o seu cachorro precise simplesmente de um lugar agradável e relaxante para dormir. Os cachorros são animais de toca, e pode ser que um esconderijo que se assemelhe a uma grande toca onde ele possa se aconchegar seja uma ótima escolha. Nesse caso, é melhor deixá-lo sozinho por um tempo nesse espaço.

Também é possível que um cachorro estressado desapareça para lidar com a sua ansiedade. Talvez um novo animal de estimação o esteja incomodando ou então ele teve uma experiência traumática recentemente.

É necessário entender que os cães podem ficar ansiosos por muitas razões, talvez por uma mudança recente para uma nova casa, uma morte ou um recém-chegado à família. Assim, a recomendação é acompanhar e esperar que o seu cachorro se adapte ao que quer que esteja incomodando.

Cachorro se escondendo atrás de árvore

Talvez o seu cachorro esteja escondendo um tesouro

É possível que o seu cachorro simplesmente esteja escondendo as posses mais preciosas dele, incluindo os brinquedos favoritos dele e, possivelmente, os seus sapatos.

Assim como um cachorro poderia enterrar um osso lá fora para mordê-lo mais tarde, um cão que mora em uma casa pode esconder os seus pequenos tesouros. Alguns cachorros acumulam as suas coisas em lugares que eles consideram seguros.

Como deter esse comportamento no seu cachorro?

A principal recomendação, no caso do comportamento ser causado pela ansiedade, é manter uma rotina diária. Em outras palavras, manter um horário é importante, o que significa alimentar, passear e brincar com o seu cachorro de modo regular. Conhecer a rotina diminui a ansiedade dos animais de estimação.

Além disso, também é uma boa ideia oferecer uma zona de alívio, um lugar seguro para que o seu cachorro possa relaxar. Um ambiente tranquilo, onde o seu cachorro possa ir para se afastar da comoção e ficar sozinho, pode ajudar a aliviar a ansiedade.

Por último, nunca obrigue o seu cachorro a interagir com pessoas novas ou animais de estimação desconhecidos. Permita que ele mesmo inicie o contato quando estiver pronto.

  • Döring, D., Roscher, A., Scheipl, F., Küchenhoff, H., & Erhard, M. H. (2009). Fear-related behaviour of dogs in veterinary practice. The Veterinary Journal182(1), 38-43.
  • Walker, R., Fisher, J., & Neville, P. (1997). The treatment of phobias in the dog. Applied Animal Behaviour Science52(3-4), 275-289.