Por que os galos cantam?

Os galos estão no mundo todo, e cantam antes do amanhecer e durante o dia. Esse comportamento tem uma explicação evolutiva clara, como tudo no mundo natural.
Por que os galos cantam?

Última atualização: 03 Junho, 2021

“Cocorocó” em português.Quiquiriquí”, em espanhol. “Cock-a-doodle-doo”, em inglês. “Cocorico”, em francês. “Ko-ke-kok-ko”, em japonês. E “ü-ürü-ü” em turco. Essas são algumas das onomatopeias que representam o canto dos galos, ouvido em todas as partes do mundo. São uma das aves mais numerosas do planeta, mas você já se perguntou por que os galos cantam?

Seu canto não se deve apenas ao início de um novo dia, pois também existem muitos outros fatores por trás desse curioso comportamento fonador. Aqui vamos contar por que os galos cantam e como seu organismo funciona para saber quando é necessário cantar.

Antes de saber por que os galos cantam

Os galos e as galinhas (Gallus gallus domesticus) são aves gregárias com sistema social e ordem hierárquica definidos, onde existe um macho dominante. Por outro lado, as galinhas possuem sua própria ordem hierárquica independente dos machos, embora convivam com machos de sua espécie.

Os galos podem ser diferenciados a olho nu das galinhas, pois são maiores e pesam mais. Ambos têm uma grande crista vermelha na cabeça.

 

Um galo canta no galinheiro.

Um pouco de história

Os galos foram domesticados no segundo milênio a.C., no sudeste asiático e na China. Com o passar dos anos, galos e galinhas foram chegando a todas as partes do mundo. Por exemplo, no final da Idade Média e durante o Renascimento europeu, as galinhas eram de grande importância na alimentação.

Acredita-se que a família das galinhas (Phasianidae) tenha sido o primeiro grupo de animais europeus a chegar à América. Cristóvão Colombo embarcou galinhas em sua segunda viagem, pois elas ocupavam pouco espaço, eram fáceis de alimentar e produziam ovos.

Porém, antes da chegada dos europeus, já existia a galinha araucana no Chile, criada pelos mapuches, um povo indígena da região centro-sul desse país. Sua origem ainda é um grande debate e foram realizados vários testes genéticos para estabelecer sua filogenia.

Por que os galos cantam?

Antes da existência dos alarmes, os galos eram os responsáveis por nos acordar para começar o dia, e mesmo hoje em dia ainda são o despertador da natureza no campo. Os galos cantam diariamente e muitas vezes ao dia: ao meio-dia, à tarde e ao amanhecer, sendo este último o canto mais importante para mostrar seu poder.

Mas por que os galos cantam? E, além disso, por que cantam várias vezes ao dia? Segundo EarthSky, eles fazem isso para se antecipar na busca por alimento, para atrair fêmeas e para defender seu território, já que seu canto significa um sinal de poder e domínio para os outros galos. Se outro macho do mesmo curral responder ao canto, haverá uma luta musical, que depois se tornará física.

Conforme indicado pelo portal Wakan Wild Guide, além de mostrar poder com seu canto, os galos também estabelecem seu domínio com suas exibições, e a coloração e o inchaço de sua crista. É um claro mecanismo de seleção sexual, no qual os machos gastam energia e recursos ao se mostrar sexualmente atraentes, a fim de atrair a atenção das fêmeas.

Galos e galinhas

Os galos costumam cantar do ponto mais alto de seu território ou galinheiro, para que os outros tenham consciência de sua presença e para que seu canto chegue mais longe. Dessa maneira, as fêmeas saberão que o macho dominante tem comida para oferecer e que é sexualmente ativo. O canto desses machos parece estimular a ovulação nas galinhas.

Os galos são os cantores mais famosos no mundo das galinhas, mas elas não são totalmente silenciosas. Quando veem um falcão, por exemplo, soltam um grito para que seus filhotes se escondam. Além disso, cacarejam constantemente, um som que o galo também faz ao acasalar.

Seu relógio interno

Quase todos os animais têm ciclos diários de atividade, conhecidos como ritmos circadianos. Esse processo regula as mudanças nas características físicas e mentais que ocorrem em um dia em diferentes seres vivos, de acordo com o NICHD.

Circadiano significa ’em torno de um dia’. O relógio biológico dos organismos – localizado no hipotálamo – controla os ritmos metabólicos e hormonais no intervalo de 24 horas. Esse é o relógio interno que os galos têm para antecipar o amanhecer sem a necessidade da luz do dia e, portanto, saber quando cantar, segundo a National Geographic.

 

Por que os galos cantam?

Agora, você já sabe por que os galos cantam e como seu corpo funciona para saber quando fazer isso. Cantar é mais uma demonstração de poder na hierarquia social, um traço de comportamento que permite que os machos dominantes se destaquem entre os mais fracos. Na natureza, nenhum comportamento é aleatório.

Pode interessar a você...
Seis parentes exóticos das galinhas
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Seis parentes exóticos das galinhas

Neste artigo, vamos falar sobre alguns dos parentes exóticos das conhecidas galinhas domésticas. Não deixe de conhecer essas aves!