Por que você nunca deve matar uma aranha em sua casa

· julho 12, 2018
A maioria das aranhas é inofensiva e, além disso, vale ressaltar que elas são responsáveis ​​pela caça de insetos e mosquitos com sua teia.

Talvez o seu medo irracional de aranhas faça você pensar que uma chinelada a tempo é a melhor solução para manter sua casa segura. Essas pequenas criaturas, no entanto, fazem mais pelo seu ambiente do que você pensa e merecem uma segunda chance. Antes de matar uma aranha em sua casa, leia por que você deveria pensar em protegê-la.

A importância da aranha no ecossistema da sua casa

Muitos pensam em sua casa como uma espécie de bolha esterilizada e isolada do mundo exterior, na qual nada pode penetrar sem o consentimento dos moradores. No entanto, existem muitas espécies para as quais nosso ambiente é atraente e que vivem em perfeita simbiose conosco, quer saibamos ou não.

Muitas aranhas só querem tecer sua teia em um canto de nosso porão, para se alimentar e viver tranquilamente sem que ninguém as incomode.

Teia de aranha

Essas aranhas geralmente capturam em sua teia moscas e outros insetos que nos “incomodam” mais do que esses pequenos inquilinos felizes em fazer nosso trabalho sujo. Por exemplo, um tipo de aranha saltadora é usado, na África, para caçar mosquitos potencialmente transmissores de doenças.

A grande maioria das aranhas que você encontrará em sua vida em casa não é perigosa, a menos que você viva na Austrália ou em áreas de selva. Uma equipe de cientistas da Carolina do Norte realizou um estudo com 50 famílias, para classificar os diferentes artrópodes que podem ser encontrados em uma casa convencional.

As aranhas mais comuns encontradas nestas casas foram as aranhas da família Pholcidae e Teridiidae. Ambas as espécies se dedicam a tecer suas teias para esperar pacientemente que sua presa seja aprisionada. Elas normalmente não se movem de lá, a menos que estejam caçando outras aranhas.

Aranha em sua teia

Por que devemos ignorar nosso medo e deixar as aranhas viverem

É normal ter medo de aranhas, especialmente considerando que muitas delas picam algumas podem até ser letais. No entanto, como demonstrado pela equipe de cientistas acima mencionada, a maioria das aranhas que você encontrará em sua casa é inofensiva e pode até mesmo ajudar você a se livrar de insetos indesejados.

A maioria das aranhas prefere evitar o contato humano. Tendo identificado as espécies que você deve evitar para sua segurança (como a viúva negra ou a tarântula, por exemplo), tenha em mente que as demais são inofensivas e merecem viver em paz em seu quarto ou em sua garagem.

A melhor opção para ambos, se a presença delas te incomoda muito, é pegá-las cuidadosamente e libertá-las na natureza, ou simplesmente no exterior de sua casa. Após o choque inicial, você ficará grato por ter decidido não  esmagá-las sem consideração.