Porco vietnamita é declarado espécie invasora na Espanha
Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez
Para muitos, o porco vietnamita tornou-se um animal de estimação. É relativamente comum ver esses curiosos animais em casas ou até passeando com arnês. Agora, o Conselho de Ministros da Espanha declarou o porco vietnamita como uma espécie invasora. Sua inclusão foi aprovada nessa lista de animais nocivos.
Novas espécies invasoras
O catálogo espanhol de espécies exóticas invasoras é uma das poucas barreiras legais que impede qualquer pessoa de ter certos animais como pets na Espanha. Principalmente porque esses animais à solta já causaram algum problema no meio ambiente.
Isso já aconteceu anteriormente com muitas espécies que já foram animais de estimação, como é o caso de algumas tartarugas ou animais como o guaxinim. Agora, o porco vietnamita une-se ao catálogo espanhol de espécies exóticas invasoras, junto com vários répteis e plantas. Alguns especialistas já pediam isso há anos.
As espécies invasoras são animais que não são nativos e que, ao serem liberados no meio natural, causam efeitos ruins na fauna e flora nativa, seja por competição ou predação a outros animais.
As espécies que foram adicionadas no catálogo são, além do porco vietnamita, o varano da savana, a tartaruga da península e a píton real. Essa última é uma cobra cuja posse é bastante comum na Espanha, mas tê-la como animal de estimação está proibido a partir de agora. Essa proibição se tornará efetiva no ano de 2022.
O caso do porco vietnamita
O porco vietnamita é uma raça de porco pequeno e de cor escura. É um animal que, aos dois anos, pesa cerca de 45 quilos, ainda que possa chegar a duplicar esse peso. Possui expectativa de vida de cerca de 20 anos em liberdade e é originário do sudeste asiático.
O porco vietnamita se espalhou para fora da Ásia devido ao crescente interesse da sociedade por ter esses animais como pets. Assim, atualmente, existem muitos criadouros desses animais nos Estados Unidos e na Europa.
Por que o porco vietnamita é uma espécie invasora?
O problema acontece quando esses animais são liberados no meio, algo que começou na Espanha por volta de 2007. Constataram-se várias observações desses animais no entorno selvagem. Eles começaram a causar danos em cultivos e em populações de plantas silvestres.
O porco vietnamita também originou outra espécie curiosa: o cerdolí. Um animal híbrido, resultado do cruzamento entre os porcos vietnamitas liberados no meio natural e os javalis nativos.
Os cerdolís se reproduzem mais rápido do que os javalis, e estão amplamente espalhados por comunidades como Castilla e León, Madrid, Comunidade Valenciana, Navarra, Aragón e Catalunha.
A inclusão do porco vietnamita e de outras espécies exóticas no catálogo espanhol de espécies invasoras impede a posse desses animais. Isso evitará que muitos acabem sendo soltos na natureza, algo que, por sua vez, criaria um sério problema para o meio ambiente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Delibes-Mateos, M., & Delibes, A. (2014). El cerdo vietnamita: un nuevo caso de mascotas asilvestradas.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.