Porco vietnamita é declarado espécie invasora na Espanha

· maio 4, 2019
O porco vietnamita é uma espécie invasora, e o governo espanhol acabou de proibir a posse desse animal. Saiba mais a seguir.

Para muitos, o porco vietnamita tornou-se um animal de estimação. É relativamente comum ver esses curiosos animais em casas ou até passeando com arnês. Agora, o Conselho de Ministros da Espanha declarou o porco vietnamita como uma espécie invasora. Sua inclusão foi aprovada nessa lista de animais nocivos.

Novas espécies invasoras

O catálogo espanhol de espécies exóticas invasoras é uma das poucas barreiras legais que impede qualquer pessoa de ter certos animais como pets na Espanha. Principalmente porque esses animais à solta já causaram algum problema no meio ambiente.

Isso já aconteceu anteriormente com muitas espécies que já foram animais de estimação, como é o caso de algumas tartarugas ou animais como o guaxinim. Agora, o porco vietnamita une-se ao catálogo espanhol de espécies exóticas invasoras, junto com vários répteis e plantas. Alguns especialistas já pediam isso há anos.

Filhote de porco vietnamita

As espécies invasoras são animais que não são nativos e que, ao serem liberados no meio natural, causam efeitos ruins na fauna e flora nativa, seja por competição ou predação a outros animais.

As espécies que foram adicionadas no catálogo são, além do porco vietnamita, o varano da savana, a tartaruga da península e a píton real. Essa última é uma cobra cuja posse é bastante comum na Espanha, mas tê-la como animal de estimação está proibido a partir de agora. Essa proibição se tornará efetiva no ano de 2022.

O caso do porco vietnamita

O porco vietnamita é uma raça de porco pequeno e de cor escura. É um animal que, aos dois anos, pesa cerca de 45 quilos, ainda que possa chegar a duplicar esse peso. Possui expectativa de vida de cerca de 20 anos em liberdade e é originário do sudeste asiático.

O porco vietnamita se espalhou para fora da Ásia devido ao crescente interesse da sociedade por ter esses animais como pets. Assim, atualmente, existem muitos criadouros desses animais nos Estados Unidos e na Europa.

Porco vietnamita

Por que o porco vietnamita é uma espécie invasora?

O problema acontece quando esses animais são liberados no meio, algo que começou na Espanha por volta de 2007. Constataram-se várias observações desses animais no entorno selvagem. Eles começaram a causar danos em cultivos e em populações de plantas silvestres.

O porco vietnamita também originou outra espécie curiosa: o cerdolí. Um animal híbrido, resultado do cruzamento entre os porcos vietnamitas liberados no meio natural e os javalis nativos.

Os cerdolís se reproduzem mais rápido do que os javalis, e estão amplamente espalhados por comunidades como Castilla e León, Madrid, Comunidade Valenciana, Navarra, Aragón e Catalunha.

A inclusão do porco vietnamita e de outras espécies exóticas no catálogo espanhol de espécies invasoras impede a posse desses animais. Isso evitará que muitos acabem sendo soltos na natureza, algo que, por sua vez, criaria um sério problema para o meio ambiente.

  • Delibes-Mateos, M., & Delibes, A. (2014). El cerdo vietnamita: un nuevo caso de mascotas asilvestradas.