Posso acampar com meu cão?

janeiro 21, 2019
Na verdade, os cães podem nos acompanhar numa aventura, embora devamos levar em conta fatores como vacinas, segurança e alimentação. 

Quando estamos planejando as férias e temos animais de estimação, muitas vezes a escolha do destino ou tipo de viagem depende deles. Alguns fãs da natureza se perguntam: posso ir acampar com meu cão? Neste artigo, diremos por que isso é uma boa ideia e como transformá-la em uma experiência inesquecível.

Acampar com meu cão, uma aventura fantástica

Se você está decidindo aonde ir de férias neste verão, e não tem onde ou com quem deixar o seu animal de estimação, uma boa ideia é … levá-lo com você!

Naturalmente, desde que você tenha em mente algumas questões importantes, como as indicadas abaixo:

  1. Vacinas

Evite qualquer problema de saúde com o seu cão devido à falta de anticorposAntes de viajar, é bom levá-lo ao veterinário para confirmar que ele está com todas as vacinas e dia ou se precisa de uma dose de reforço de acordo com o destino escolhido.

  1. Primeiros socorros

“Para acampar com meu cão, preparo um kit de primeiros socorros semelhante ao meu”, dizem aqueles que costumam fazer essa aventura várias vezes ao ano.

Você pode montar um kit separado para não se confundir e ‘compartilhar’ certos itens, como gazes, curativos, álcool, etc.

  1. Medidas de segurança

Se você armar a barraca em um parque nacional ou no meio da floresta (se for permitido), seu animal de estimação deverá ser mantido na coleira continuamente.

Em alguns países, o microchip é obrigatório, mas, se não for o seu caso, poderá continuar optando pela ‘antiga’ plaquinha com telefone de contato, caso ele se perca.

Tenha em mente que o cão estará em um lugar desconhecido e com sons, animais ou situações que são estranhas para ele. Por qualquer coisa, ele poderá e sentir aterrorizado e se perder no meio da floresta.

Cachorro em barraca de camping

  1. Protegê-lo contra insetos e plantas

Se você não conhece alguma planta, não deixe seu animal mastigá-la ou brincar com ela. Tenha especial cuidado com os cogumelos que crescem em torno das árvores, pois podem ser tóxicos para o cão.

Além disso, lembre-se de que os mosquitos e outros insetos não apenas picam você… também podem picar seu cão!

Tenha muito cuidado com as moscas, pois elas podem até botar seus ovos em alguma ferida que o animal tenha.

  1. Sua refeição habitual

Outro conselho para ir acampar com seu cão tem a ver com a dieta dele. Mudá-lo de ambiente, fazê-lo ficar em um carro por horas, passear por lugares desconhecidos… tudo isso será estressante. Portanto, não modifique sua alimentação.

Leve a ração que ele está acostumado a comer e, se possível, também seu comedouro, porque dessa forma ele vai se sentir mais em casa.

E não se esqueça de dar-lhe água limpa! Não deixe-o beber de poças ou rios, para evitar um possível problema de estômago.

  1. Dormir na mesma barraca

Como primeiro passo, você deve saber que, na floresta ou no campo, a temperatura é mais baixa que na cidade durante a noite.

Portanto, seu cão deve ficar bem protegido assim que o sol se põe. Recomendamos que você coloque um casaco ou colete colorido nele, para assim vê-lo no escuro.

Acampar com cachorro

Por outro lado, quando for hora de dormir… ele terá que estar ao seu lado! Não se esqueça de que na natureza tudo é escuro, é mais perigoso e seu animal de estimação pode se assustar com qualquer coisa.

Dependendo de onde você estiver indo, ele poderá até mesmo ser atacado por um animal, como um urso, um lobo ou um felino selvagem.

Se você não quiser que ele durma ao seu lado, nas lojas há barracas que têm vários “quartos” e, assim, seu animal de estimação terá um só para ele. Não esqueça de levar sua cama ou montar uma tão confortável quanto.

Talvez seja bom, na primeira vez que acampar com seu cão, procurar locais regulamentados e vigiados, perto de alguma atração turística ou da cidade, em vez de entrar no meio da floresta.

E quando voltar, não deixe de dar a ele um bom banho e fazer um check-up com o veterinário. Então, já poderá planejar a próxima aventura.