Principais pragas da agricultura na Espanha

fevereiro 27, 2019

As principais pragas da agricultura na Espanha afetam as plantas e causam prejuízos milionários ao setor. O pior de tudo é que estão se tornando mais resistentes a produtos químicos e tratamentos.

As pragas são agentes nocivos que podem destruir culturas inteiras se não forem tratadas a tempo.

Como resultado, ocorrem perdas milionárias que afetam fortemente as economias dos países. Mas quais são as principais pragas da agricultura na Espanha?

De insetos, fungos e bactérias até o bem conhecido câncer cítrico, todas estão presentes em grande parte das safras espanholas. Dessa forma, se tornaram um grande problema para essa indústria.

O que são pragas?

Pragas são agentes nocivos. Esses agentes afetam principalmente os vegetais e causam uma ação traumática sobre eles. Desde o surgimento das culturas e início do cultivo, as pragas estão presentes.

Nos últimos anos, surgiram novas pragas que ameaçam destruir as plantações. Novos vírus, fungos e bactérias, muito mais resistentes a produtos químicos e tratamentos, fazem parte dessa indústria e ameaçam desequilibrá-la.

Atualmente, algumas doenças que se acreditavam erradicadas e outras novas surgiram nas culturas e colheitas dos agricultores europeus, especialmente entre os espanhóis e franceses.

Na verdade, do ponto de vista sanitário, as frutas e legumes chegam em boas condições. Além disso, grande parte deste material vegetal atravessa fronteiras e transporta várias pragas que foram consideradas erradicadas ou, na sua falta, controladas.

Estas pragas causam perdas milionárias para a indústria e um desequilíbrio importante para a economia dos países:

  • Primeiro, as perdas que representam todas as frutas, verduras e legumes que não podem ser comercializados devido à presença de qualquer uma dessas pragas.
  • Investimento em pesquisas, produtos químicos e tratamentos para enfrentar esse problema preocupante.

Quais são as principais pragas da agricultura espanhola?

As principais pragas da agricultura espanhola variam de bactérias e fungos ao que é conhecido como câncer cítrico.

Algumas dessas pragas surgiram recentemente. Outras são mais antigas, mas cada vez mais resistentes aos tratamentos convencionais.

Câncer cítrico

Como o próprio nome sugere, essa praga afeta principalmente as frutas cítricas. Ela foi detectada nos últimos anos e aparece cada vez com mais frequência.

7 principais pragas da agricultura na Espanha

De acordo com a Associação Valenciana de Agricultores, até agora não existe tratamento efetivo para erradicá-la. A única alternativa eficaz é remover as árvores que estão no perímetro afetado pela praga.

Insetos

Muitos insetos, como formigas e gafanhotos, também constituem um dos principais problemas para as culturas em todo o mundo.

Carrapatos, mosquitos e lesmas também são extremamente prejudiciais. Esses últimos se alimentam de caules, flores, folhas, raízes e assim por diante.

Formigas são uma praga conhecida da agricultura

Mosca da azeitona

Uma das principais pragas da agricultura espanhola é conhecida como a mosca da azeitona. Nesse caso, a fêmea põe seus ovos na azeitona e as larvas se alimentam da polpa.

Azeitonas atingidas por praga

Como resultado desta praga, o fruto cai antes do tempo. Além disso, em casos excepcionais em que a fruta não cai, não gera um óleo de boa qualidade.

Carrapato Coccus pseudomagnoliarum 

Este carrapato é encontrado principalmente em cítricos, aderindo aos frutos ou a seus galhos. Quando isso acontece, ocorre uma redução na produtividade das árvores e, consequentemente, o fruto é desconsiderado.

principais pragas da agricultura na Espanha

Ácaros

Até poucos anos atrás, os ácaros não representavam uma grande preocupação para as culturas e lavouras. No entanto, são agora uma verdadeira dor de cabeça para os agricultores. Eles são diferentes dos insetos, pois não têm asas.

principais pragas da agricultura na Espanha: ácaros

Gorgulho

O gorgulho é, sem dúvida, o inseto mais temido para a colheita do trigo. Essa praga se reproduz nos celeiros, onde o trigo é armazenado.

A fêmea deposita os ovos dentro do grão. Posteriormente, as larvas se alimentam do amido e saem quando se tornam adultos.

Gorgulho

Tuta absoluta

A Tuta absoluta é uma mariposa da América do Sul que gerou muitos problemas na produção de tomate. Ela acelera a deterioração dessa fruta, impedindo-a de ser comercializada.

Tomates