O que é a psicobiologia?
A psicobiologia é uma ciência que estuda a base biológica do comportamento humano, ou seja, quais sistemas e processos biológicos nos permitem interagir ativamente e de forma adaptativa com o ambiente ao nosso redor.
O comportamento e os processos mentais são fatos considerados objetivos, verificáveis e prováveis de serem quantificáveis.
Essa visão do comportamento não leva em consideração a filosofia, religiões ou a política… em vez disso, concentra-se no método científico como uma maneira de entender o comportamento humano. Está mais próximo da etologia e psicologia humanas do que das disciplinas anteriores.
Como surgiu a psicobiologia?
Em 1914, o psicólogo K. Dunlap cunhou o termo psicobiologia com seu trabalho An outline of Psychobiology para ajudar seus alunos a entender o papel da biologia na psicologia.
A partir deste momento, várias linhas de pesquisa que conectam as funções mentais com as fisiológicas começaram e nasceram revistas científicas, com muito impacto ainda hoje, que combinam ambas as ciências, como o Journal of comparative Psychology e o Behavioral neurocience.
Fatores que influenciam o comportamento humano e são estudados pela psicobiologia
O comportamento e os processos mentais são estudados na psicobiologia como um processo adaptativo da espécie, que se baseia nesses fatores:
Fatores filogenéticos
Para entender a psicobiologia, é necessário conhecer a história evolutiva da nossa espécie. As características gerais do nosso comportamento são influenciadas pela nossa filogenética.
A filogenia estuda as relações de parentesco entre espécies ao longo da história do planeta, e é baseada nas semelhanças do DNA, mas originalmente usada como caracteres taxonômicos de referência para encontrar semelhanças ou diferenças entre as espécies.
Com a filogenética, podemos descobrir ancestrais comuns entre várias espécies e quando elas começaram a se diferenciar. O estudo de árvores filogenéticas foi uma ferramenta essencial para explicar a evolução.
O comportamento do ser humano é marcado pelas conquistas evolutivas dos seus antepassados. Embora seja uma causa distante, o comportamento dos nossos predecessores foi um fator que permitiu a sobrevivência da espécie. É a explicação mais distante do nosso comportamento.
Fatores ontogênicos
A ontogenia se refere ao desenvolvimento de um organismo a partir do processo embrionário, passando por todas as fases da sua vida até a velhice.
A capacidade de desenvolver certos comportamentos começa desde que somos fetos e é enriquecida à medida que avançamos na vida com interações com o meio ambiente. Essas são as causas mais próximas que explicam o nosso modo de ser.
Fatores epigenéticos
A epigenética está ganhando terreno no campo científico e tenta explicar como fatores externos ambientais modulam a nossa expressão genética. Aparentemente, existem certos períodos na vida do ser humano em que há uma maior plasticidade neuronal.
Isso significa que os neurônios podem experimentar mudanças em sua morfologia e fisiologia, o que tem consequências em nosso comportamento ou aprendizado.
Embora esses fatores sejam muito importantes para entender como o ser humano se comporta, há outros que também o influenciam diretamente. Um exemplo é a percepção de estímulos, graças ao nosso sistema nervoso, que nos prepara para dar uma resposta imediata.
Além de ter uma grande influência da genética, a psicobiologia inclui outros ramos científicos que tentam explicar a base biológica do comportamento humano a partir de muitas perspectivas diferentes, como a biologia molecular, endocrinologia, farmacologia, embriologia ou psicologia comparada.
Os tópicos mais importantes da psicobiologia são a evolução do cérebro, o funcionamento e o desenvolvimento do sistema nervoso, processos sensoriais, sono, emoções e os comportamentos humanos mais básicos, como sexo, fome, sede, agressão…
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- UNED. Fundamentos de Psicobiología.
- Universidad de Jaen. Concepto de psicobiología.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.