Puli, um cão Rastafari dos Cárpatos
Você se lembra de quando falamos sobre cães Rastafari? Não podemos deixar sorrir ao vê-los ou ao pensar neles. Eles são engraçados, divertidos e vê-los correr é um show único. Você quer conhecer o puli, um dos mais famosos rastafaris? Bem, contaremos tudo o que você precisa saber sobre ele!
O puli, um peculiar rastafari
Origem e história
Este, como outros cães Rastafari, era usado como pastor de ovelhas, já que este cão está devidamente preparado para cumprir essa tarefa e sua aparência desempenha um papel importante nela.
Os ataques dos lobos nos rebanhos estavam aumentando e, os lobos, sempre tentam se esquivar do cão pastor que cuida do rebanho. Mas como evitar isso? Se passando por uma ovelha! Por este motivo, o puli foi utilizado para este trabalho de confundir os lobos. Durante anos ele foi altamente valorizado entre os donos de gado.
Aparentemente, o primeiro puli registrado foi encontrado no Iraque, enterrado ao lado de seu dono. Essa raça surpreendeu muito as pessoas daquela época, já que seus pelos nunca tinham sido vistos antes. Cerca de 1 100 anos atrás, eles começaram a chegar na Hungria, o país ao qual a origem do puli é atribuída.
Com o passar do tempo, a raça quase desapareceu, porque era tão valorizada que um pastor teria que pagar o salário de um ano inteiro de trabalho por um exemplar da raça. Isso fez com que as demandas fossem maiores e que algumas das ninhadas não atendessem aos padrões de inteligência e do bom desempenho característicos da raça.
Graças aos criadores húngaros, a raça foi preservada. Devido a isso, também podemos desfrutá-la hoje. Menos mal!
Características físicas
Com tanto pelos envolvidos, é difícil dar padrões. Sem dúvida, seus pelos são o que mais o caracterizam. Uma enorme juba cheia de dreadlocks que, às vezes, se arrasta pelo chão. Este pelo faz o animal parecer muito mais gordo do que realmente é.
As cores aceitas para o puli são o preto, leonado e qualquer tipo de cinza. Às vezes máscaras negras ou manchas brancas são permitidas em algumas áreas do corpo, como entre os dedos das patas.
Suas medidas são entre 35 e 50 centímetros, e seu peso varia de 10 a 15 quilos, dependendo se é do sexo feminino ou masculino.
Sua cauda, como todo o resto do corpo, é coberta de pelos, por isso é quase imperceptível, embora incline-se para dar um toque de elegância às suas posturas e ao seu andar.
O puli é um animal forte, com membros resistentes e muito adequado para o exercício e para competições de esportes caninos, como o agility e o canicroos.
Personalidade e comportamento do puli
Os cães puli são caracterizados por serem muito inteligentes, dóceis, abnegados, pacientes e tolerantes. Eles são ideais para estar com crianças, porque eles se tornarão seus companheiros ideais.
Devido ao seu passado como cão pastor, a qualidade da vigilância é algo inato nele, então ele será um excelente cão de guarda quando necessário, ao mesmo tempo em que é muito carinhoso com sua família. Ele daria sua vida para protegê-la, se necessário.
No entanto, essa virtude também requer uma boa socialização desde tenra idade, pois assim ele não tratará seus amigos como estranhos, quando chegarem em sua casa.
Saúde e cuidados
É uma raça saudável, mas tem uma propensão para certas doenças, como a displasia de quadril e os problemas de visão, incluindo cataratas.
Vale ressaltar que este é um cão ativo e que precisará de uma dose diária de exercícios, embora não seja necessário que sejam intensos.
Seus pelos não devem ser penteados, para não eliminar os dreadlocks que crescem naturalmente. Observe sob seus pelos, para ver se não há pulgas ou carrapatos. No mais, é só desfrutar de uma raça que é excelente como animal de estimação. Você gostaria de ter um puli em casa?
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.