Quais são as raças de cães mais enérgicas

12 Janeiro, 2021
Embora a maioria das raças precise de grandes espaços de acordo com a sua atividade, algumas delas são perfeitas para locais pequenos.

Na hora de comprar um cachorro, é aconselhável levar em consideração o tipo de relacionamento que você deseja ter e a quantidade de tempo livre que você tem para se dedicar. Pessoas ativas, que querem até fazer exercícios com o animal de estimação, terão que optar pelas raças de cães mais enérgicas.

Entre os cães mais dinâmicos, existe uma grande variedade de tamanhos e características. Na verdade, o fato de um cão ter boa resistência física não significa necessariamente que seja de uma raça de caça.

Esses animais se caracterizam por apresentarem maior resistência e por exigirem altas doses de brincadeiras e exercícios. Essas necessidades significam uma maior dependência em relação aos tutores, além de moradias maiores que promovam o seu bem-estar.

Outros fatores como a presença de filhos ou a coexistência em ambientes rurais ou urbanos também podem ajudar a escolher o cão certo entre as raças mais enérgicas.

Cães ativos para todos os perfis

Apesar de todos exigirem altas doses de atividade, o caráter e os exercícios necessários para cada um são muito diferentes.

Além dos cães de caça, alguns dos cães mais enérgicos são:

  • Husky siberiano. Sua grande resistência e rapidez na corrida o tornam um dos cães de trenó por excelência. Requer um bom treinamento: pode atuar como um cão de guarda devido à sua independência, inteligência e alerta contínuo. Apesar de ser simpático com os conhecidos, tende a manter distância, por isso é preferível em casas sem crianças ou outros animais de estimação.
Cães ativos para todos os perfis

  • Border collie e pastor australiano. Ambas as raças compartilham atributos morfológicos e comportamentais que os tornam cães pastores ideais. São enérgicos, inteligentes, fiéis e afetuosos, e a sua alta demanda por atividades os torna mal adaptados a pequenos apartamentos. São cães perfeitos para tutores que, além de quererem fazer exercício com o animal de estimação, estão dispostos a estimulá-lo com jogos mentais e físicos.
Border collie e pastor australiano

  • BoxerEssa raça se destaca por sua energia e resistência, mas a sua constituição atlética requer altas doses de exercício. Precisam de um bom treinamento inicial para valorizar seu lado mais sociável e afetuoso, até mesmo com as crianças da casa. O boxer, além de estar entre as raças de cães mais enérgicas, destaca-se por sua inteligência, paciência e caráter leal.
O Boxer, além de estar entre as raças de cães mais enérgicas, destaca-se pela inteligência

Raças de cães mais enérgicas para espaços pequenas

Embora o espaço e a necessidade diária de grandes doses de exercício sejam dois requisitos para cães ativos, existem algumas exceções:

  • Jack russell terrier. Embora seja pequeno em tamanho, sua constituição robusta e seu caráter ativo e inteligente o torna uma raça enérgica. Esse cão adora correr ao ar livre e brincar de jogos mentais, além de também se dar bem com as crianças. Exige exercício diário, mas sempre de acordo com o seu tamanho.
Raças de cães mais enérgicas para moradias pequenas

  • Pinscher miniaturaSuas pequenas dimensões são compensadas por seu forte caráter energético. Esses cães precisam de um bom treino, para que o seu nervosismo e sua dominância não representem uma desvantagem para os tutores. São ideais para espaços pequenos e, de preferência, sem crianças ou outros animais de estimação.

O exercício e a dedicação emocional são condições vitais para o bem-estar dos animais de estimação. No entanto, essas raças de cães mais enérgicas exigem mais tempo com seus tutores por razões fisiológicas. Eles precisam de estimulação física e mental constante.

  • Jessica. (2016). Pet Central. 10 Energetic Dog Breeds. Recuperado de https://petcentral.chewy.com/behavior-breeds-10-energetic-dog-breeds/
  • Purina. Most Active & High-Energy Dog Breeds. (S.f). Recuperado de https://www.purina.com/dogs/dog-breeds/collections/high-energy-dog-breeds?page=0