Quais são as raças de cães mais enérgicas

Embora a maioria das raças precise de grandes espaços de acordo com a sua atividade, algumas delas são perfeitas para locais pequenos.
Quais são as raças de cães mais enérgicas

Última atualização: 12 Janeiro, 2021

Na hora de comprar um cachorro, é aconselhável levar em consideração o tipo de relacionamento que você deseja ter e a quantidade de tempo livre que você tem para se dedicar. Pessoas ativas, que querem até fazer exercícios com o animal de estimação, terão que optar pelas raças de cães mais enérgicas.

Entre os cães mais dinâmicos, existe uma grande variedade de tamanhos e características. Na verdade, o fato de um cão ter boa resistência física não significa necessariamente que seja de uma raça de caça.

Esses animais se caracterizam por apresentarem maior resistência e por exigirem altas doses de brincadeiras e exercícios. Essas necessidades significam uma maior dependência em relação aos tutores, além de moradias maiores que promovam o seu bem-estar.

Outros fatores como a presença de filhos ou a coexistência em ambientes rurais ou urbanos também podem ajudar a escolher o cão certo entre as raças mais enérgicas.

Cães ativos para todos os perfis

Apesar de todos exigirem altas doses de atividade, o caráter e os exercícios necessários para cada um são muito diferentes.

Além dos cães de caça, alguns dos cães mais enérgicos são:

  • Husky siberiano. Sua grande resistência e rapidez na corrida o tornam um dos cães de trenó por excelência. Requer um bom treinamento: pode atuar como um cão de guarda devido à sua independência, inteligência e alerta contínuo. Apesar de ser simpático com os conhecidos, tende a manter distância, por isso é preferível em casas sem crianças ou outros animais de estimação.
Cães ativos para todos os perfis

  • Border collie e pastor australiano. Ambas as raças compartilham atributos morfológicos e comportamentais que os tornam cães pastores ideais. São enérgicos, inteligentes, fiéis e afetuosos, e a sua alta demanda por atividades os torna mal adaptados a pequenos apartamentos. São cães perfeitos para tutores que, além de quererem fazer exercício com o animal de estimação, estão dispostos a estimulá-lo com jogos mentais e físicos.
Border collie e pastor australiano

  • BoxerEssa raça se destaca por sua energia e resistência, mas a sua constituição atlética requer altas doses de exercício. Precisam de um bom treinamento inicial para valorizar seu lado mais sociável e afetuoso, até mesmo com as crianças da casa. O boxer, além de estar entre as raças de cães mais enérgicas, destaca-se por sua inteligência, paciência e caráter leal.
O Boxer, além de estar entre as raças de cães mais enérgicas, destaca-se pela inteligência

Raças de cães mais enérgicas para espaços pequenas

Embora o espaço e a necessidade diária de grandes doses de exercício sejam dois requisitos para cães ativos, existem algumas exceções:

  • Jack russell terrier. Embora seja pequeno em tamanho, sua constituição robusta e seu caráter ativo e inteligente o torna uma raça enérgica. Esse cão adora correr ao ar livre e brincar de jogos mentais, além de também se dar bem com as crianças. Exige exercício diário, mas sempre de acordo com o seu tamanho.
Raças de cães mais enérgicas para moradias pequenas

  • Pinscher miniaturaSuas pequenas dimensões são compensadas por seu forte caráter energético. Esses cães precisam de um bom treino, para que o seu nervosismo e sua dominância não representem uma desvantagem para os tutores. São ideais para espaços pequenos e, de preferência, sem crianças ou outros animais de estimação.

O exercício e a dedicação emocional são condições vitais para o bem-estar dos animais de estimação. No entanto, essas raças de cães mais enérgicas exigem mais tempo com seus tutores por razões fisiológicas. Eles precisam de estimulação física e mental constante.

Pode interessar a você...
As sete melhores raças de cães de guarda
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
As sete melhores raças de cães de guarda

Se você quiser escolher entre alguma das raças de cães de guarda, saiba que qualquer um deles dará sua própria vida para proteger você e sua casa.