Qual é a origem das aves?
Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez
A origem das aves e sua história evolutiva é um dos maiores mistérios que arqueólogos e biólogos enfrentam. Você quer conhecer o que se sabe até agora?
Origem das aves
Atualmente, há um certo consenso: as aves evoluíram dos dinossauros. Especificamente, de um grupo conhecido como celurossauros, e dentro desse teríamos parentes próximos das aves, como o famoso velociraptor.
O primeiro elo perdido que nos mostra a origem das aves é o famoso Archaeopteryx; com características intermediárias entre as aves modernas e os dinossauros emplumados.
Este animal tinha penas compridas e podia voar, embora tivesse dentes afiados.
O estudo da origem das aves começou em paralelo com as publicações de Darwin. Um ano após a publicação de “A Origem das Espécies”, a primeira pluma fossilizada foi descoberta.
A partir daí, surgiram várias teorias e elos para explicar a origem das aves.
Origem das aves: em que elas se parecem com os dinossauros?
Uma das características que unem dinossauros e aves é a presença de penas, e enquanto alguns dinossauros tinham penas filamentosas muito simples, a verdade é que havia dinossauros com penas tão complexas como as das aves.
No entanto, muito mais forte é a relação entre dinossauros e aves, se nós olharmos para o seu esqueleto: a maior parte do esqueleto deles apresenta semelhanças, especialmente em áreas como a fúrcula ou quilha, indispensável em aves.
Quanto aos pulmões, é surpreendente descobrir que os dinossauros carnívoros tinham sacos aéreos semelhantes aos das aves.
Acredita-se até que os dinossauros dormiam como muitas aves e colocavam a cabeça sob as extremidades para mantê-la aquecida.
O comportamento e a biologia dos dinossauros também nos dão pistas sobre a origem das aves. Tanto os dinossauros quanto as aves produzem osso medular.
Trata-se de um tipo de tecido rico em cálcio que pode produzir a casca do ovo.
Muitos dinossauros fossilizados foram encontrados incubando seus filhotes, além do fato de que a ausência de dentes em idade precoce dava a entender que os pais regurgitavam a comida para os filhotes.
Até mesmo pequenas pedras foram encontradas no sistema digestivo dos dinossauros para ajudá-los a digerir; de forma semelhante ao que faz a moela das aves.
A origem do voo nas aves
Mas se a origem das aves está nos dinossauros, como evoluiu sua capacidade de voo? Devemos nos lembrar que os pterossauros não são dinossauros, então há duas hipóteses:
Que os dinossauros corredores começaram a usar as asas para se equilibrar; ou que os dinossauros arborícolas as usavam para controlar seus saltos.
Assim, no começo, as asas não seriam uma ferramenta utilizada para voar, mas pouco a pouco, os membros da frente teriam se adaptado primeiro para equilibrar esses animais.
Primeiro, para permitir uma queda amortecida. Depois, permitiram às aves planar um pouco e, finalmente, o processo evolutivo levou os descendentes desses animais a voar.
Quando a extinção dos dinossauros chegou, alguns desses animais conseguiram sobreviver ao cataclismo.
Seus descendentes possibilitaram a origem das aves, animais que conseguiram conquistar todos os ecossistemas do planeta no presente. Isso não é maravilhoso?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Feduccia, A. (1999). The origin and evolution of birds. Yale University Press.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.