Qual é a origem das aves?

Quer descobrir conosco qual é a origem das aves e como começaram a voar? Vamos voltar à época dos dinossauros, prepare-se! 
Qual é a origem das aves?

Última atualização: 29 Dezembro, 2018

A origem das aves e sua história evolutiva é um dos maiores mistérios que arqueólogos e biólogos enfrentam. Você quer conhecer o que se sabe até agora?

Origem das aves

Atualmente, há um certo consenso: as aves evoluíram dos dinossauros. Especificamente, de um grupo conhecido como celurossauros, e dentro desse teríamos parentes próximos das aves, como o famoso velociraptor.

O primeiro elo perdido que nos mostra a origem das aves é o famoso Archaeopteryx; com características intermediárias entre as aves modernas e os dinossauros emplumados.

Este animal tinha penas compridas e podia voar, embora tivesse dentes afiados.

O estudo da origem das aves começou em paralelo com as publicações de Darwin. Um ano após a publicação de “A Origem das Espécies”, a primeira pluma fossilizada foi descoberta.

A partir daí, surgiram várias teorias e elos para explicar a origem das aves.

Pássaros voando

Origem das aves: em que elas se parecem com os dinossauros?

Uma das características que unem dinossauros e aves é a presença de penas, e enquanto alguns dinossauros tinham penas filamentosas muito simples, a verdade é que havia dinossauros com penas tão complexas como as das aves.

No entanto, muito mais forte é a relação entre dinossauros e aves, se nós olharmos para o seu esqueleto: a maior parte do esqueleto deles apresenta semelhanças, especialmente em áreas como a fúrcula ou quilha, indispensável em aves.

Quanto aos pulmões, é surpreendente descobrir que os dinossauros carnívoros tinham sacos aéreos semelhantes aos das aves.

Acredita-se até que os dinossauros dormiam como muitas aves e colocavam a cabeça sob as extremidades para mantê-la aquecida.

O comportamento e a biologia dos dinossauros também nos dão pistas sobre a origem das aves. Tanto os dinossauros quanto as aves produzem osso medular.

Trata-se de um tipo de tecido rico em cálcio que pode produzir a casca do ovo.

Muitos dinossauros fossilizados foram encontrados incubando seus filhotes, além do fato de que a ausência de dentes em idade precoce dava a entender que os pais regurgitavam a comida para os filhotes.

Até mesmo pequenas pedras foram encontradas no sistema digestivo dos dinossauros para ajudá-los a digerir; de forma semelhante ao que faz a moela das aves.

Fósseis de Pterossauro

A origem do voo nas aves

Mas se a origem das aves está nos dinossauros, como evoluiu sua capacidade de voo? Devemos nos lembrar que os pterossauros não são dinossauros, então há duas hipóteses:

Que os dinossauros corredores começaram a usar as asas para se equilibrar; ou que os dinossauros arborícolas as usavam para controlar seus saltos.

Assim, no começo, as asas não seriam uma ferramenta utilizada para voar, mas pouco a pouco, os membros da frente teriam se adaptado primeiro para equilibrar esses animais.

Primeiro, para permitir uma queda amortecida. Depois, permitiram às aves planar um pouco e, finalmente, o processo evolutivo levou os descendentes desses animais a voar.

Quando a extinção dos dinossauros chegou, alguns desses animais conseguiram sobreviver ao cataclismo.

Seus descendentes possibilitaram a origem das aves, animais que conseguiram conquistar todos os ecossistemas do planeta no presente. Isso não é maravilhoso?

Pode interessar a você...
Pássaro elefante, uma ave extinta de Madagascar
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Pássaro elefante, uma ave extinta de Madagascar

O pássaro elefante desapareceu definitivamente no século 17, embora existam ovos fossilizados encontrados em escavações. Saiba mais...



  • Feduccia, A. (1999). The origin and evolution of birds. Yale University Press.