Quanto tempo os gatos precisam dormir?

maio 11, 2020
Se você quer saber quanto tempo os gatos precisam dormir todos os dias ou por que é importante que durmam bem desde filhotes, aqui você pode tirar todas as suas dúvidas.

Assim como qualquer outro animal, os gatos precisam dormir uma quantidade de horas diárias de sono. Um bom descanso é essencial para o bem-estar do animal.

Quanto tempo os gatos precisam dormir?

Um gato doméstico dorme em média de 15 a 16 horas por dia, o que pode ser um longo período contínuo ou se dividir em vários cochilos. Como você pode ver, é uma grande parte do dia, portanto o descanso é uma parte importante da vida dos gatos.

Além disso, as horas de sono dependem da idade do animal: um filhote dorme mais que um adulto, e o mesmo acontece com gatos mais velhos.

Paralelamente, os felinos são animais de hábitos noturnos. Então muitas dessas horas de sono ocorrem durante o dia, especialmente se costumam ficar sozinhos de manhã. As horas em que os gatos são mais ativos coincidem com o amanhecer e o anoitecer.

Quando chegamos em casa, é o momento em que eles têm interação social, brincadeira ou comida. Assim, provavelmente a parte do dia em que estão acordados irá coincidir com a nossa chegada. Esse fato, juntamente com sua natureza felina, explica por que seu gato te incomoda justamente quando você vai para a cama ou está nela.

Quanto tempo os gatos precisam dormir?

O ambiente do gato

Um fator que influencia na quantidade de sono dos gatos é o enriquecimento ambiental que eles têm em casa. Um gato que sai para a rua ou tem acesso a um jardim tem mais estímulos que um gato que só fica em casa.

Além disso, um gato que vive com outro gato sempre tem um companheiro de brincadeira, como se um gatinho estivesse sempre acompanhado por uma pessoa.

Ter companhia o dia todo, um lugar para passear ou caçar, uma janela para observar, raspadores para subir ou brinquedos proporcionam ao animal possibilidades suficientes de atividade para dividir suas horas de dormir e descansar um pouco também à noite.

Onde os gatos preferem dormir?

Gatos podem dormir em posições muito estranhas, dignas de um contorcionista. Normalmente, percebemos facilmente quando um gato está confortável o suficiente.

Eles sempre procuram um lugar quentinho, especialmente se for outono ou inverno: os esconderijos e as caminhas são uma boa opção. No verão, irão procurar um local fresco e provavelmente vão ficar menos ativos durante o dia.

Geralmente, preferem lugares protegidos, embora nunca rejeitem o conforto de um sofá, a menos que haja uma caixa de papelão.

Por que o sono é importante?

Dormir é uma necessidade básica dos animais, pois, ao dormir, podem repor a energia gasta durante o dia, essencial para as funções físicas e mentais.

Também afeta o desenvolvimento do cérebro: o sono é essencial para a consolidação da memória e do aprendizado.

O sono é dividido em várias fases que ocorrem de forma contínua e intercalada. Um animal pode sonhar e até ter pesadelos durante todas as fases do sono.

  • Fase não-REM ou sono profundo. Durante o sono profundo é quando a maioria dos sonhos ocorre, e é muito comum ver um gato tentando pegar algo imaginário enquanto dorme. Durante essa fase, ocorre um alto pico de secreção do hormônio do crescimento, por isso é muito importante que os recém-nascidos durmam o suficiente nos estágios iniciais de crescimento.
  • Fase REM (rapid eye moment). Essa fase é conhecida por sua sigla em inglês e os olhos se movem rapidamente enquanto dormimos. É no sonho REM que se “armazena” na memória tudo o que foi aprendido até o momento.

Agora que você já conhece a importância do sono nos gatos, se observar uma alteração anormal nos padrões de sono do seu animalzinho, observe-o e vá ao veterinário se suspeitar de alguma doença.

  • Debru, C. (2009). Neurofilosofía del sueño (Vol. 51). Editorial CSIC-CSIC Press.
  • Yoo, S., Hu, P., Gujar, N. et al. A deficit in the ability to form new human memories without sleep. Nat Neurosci 10, 385–392 (2007).