Quanto tempo um gato sobrevive sem comida?

janeiro 31, 2020
Embora um gato possa aguentar vários dias sem comer, não se deve esperar até o estado de desnutrição para recorrer ao veterinário.

Quando planejam uma viagem curta, os donos costumam se perguntar quanto tempo um gato sobrevive sem comida. Nessas situações, conhecer esse limite fisiológico, além da tendência de cada animal de estimação, é fundamental.

Diariamente, os animais de estimação estão acostumados a ficar sozinhos em casa enquanto os seus donos realizam atividades suas atividades profissionais ou de lazer. No entanto, há ocasiões nas quais as saídas podem se prolongar mais e chegar a vários dias.

Diferentemente dos cachorros, pássaros e peixes, os gatos aguentam passar mais tempo sem companhia. Contudo, apesar da sua independência, eles também requerem dedicação e afeto. Por isso, estender o tempo fora de casa pode acabar prejudicando a higiene e o estado emocional do animal.

Fatores que condicionam a duração da viagem

Definir um limite máximo de tempo que um gato pode passar sem comida não é o objetivo, pois isso depende de múltiplos aspectos, incluindo a personalidade. Ainda assim, existem algumas recomendações básicas que devem ser consideradas.

  • A idade. Os gatos menores de seis meses não devem passar mais de quatro horas sozinhos, assim como os que são muito idosos. No primeiro caso, pelo risco de que o gato fique sem comida e pela necessidade de carinho, enquanto no segundo caso, o animal fica mais dependente apesar do seu progressivo isolamento.
Gatinho doente

  • O tipo de dieta. Os gatos adultos que tiverem uma dieta seca podem aguentar um máximo de 48 horas sozinhos, desde que haja alimento suficiente para eles. As latas ou outras preparações frescas costumam ser ingeridas precipitadamente, o que pode deixar o gato sem comida. Além disso, a consistência das fezes costuma ser mais mole, o que pode afetar as condições higiênicas do animal.
  • O clima. O verão costuma ser o mais escolhido na hora de fazer viagens curtas. No entanto, as altas temperaturas podem levar a uma maior necessidade de água, cuja ausência seria, inclusive, mais letal do que a ausência da comida. Por isso, ainda que ela esteja sempre disponível para o animal, não convém alongar a ausência.

Quanto tempo um gato sobrevive sem comida em caso de doença

Às vezes, ainda que um gato disponha de uma fonte de comida, ele pode desenvolver uma anorexia parcial ou completa motivada por uma patologia mais complexa.

Entre as doenças crônicas que podem provocar a perda de apetite se destacam as de tipo renal, bucal ou a artrite. Além disso, fatores estressantes como uma mudança de casa ou a incorporação de um novo membro à família podem alterar a alimentação e o peso do animal.

Gato desnutrido

O tempo máximo que um gato sobrevive sem comida é de aproximadamente duas semanas, desde que ele tenha água suficiente. No entanto, esse limite extremo depende de muitos outros fatores, porque ele pode ser menor se o gato estiver gravemente doente.

Além disso, a sobrevivência do felino também varia em função da sua procedência. Os gatos de rua normalmente têm uma resistência maior diante de condições extremas de temperatura e de escassez de comida.

Alguns truques para estimular o apetite de um animal de estimação podem ser a mudança da dieta ou as brincadeiras, nas quais você pode esconder pequenas bolinhas de ração, por exemplo. Se, passados alguns dias, – sem chegar à desnutrição – o animal continuar sem comer, você deve levá-lo ao veterinário.

Os gatos são animais independentes e os seus problemas costumam passar despercebidos. Por isso, mudanças notáveis na dieta ou um maior isolamento são razões suficientes para marcar uma consulta que ajude a detectar possíveis patologias.

  • Cohan, M. (S.f). PetMD. Why Your Cat Can’t Go Without Food. Recuperado de https://www.petmd.com/cat/conditions/digestive/why-your-cat-cant-go-without-food
  • Mypet. How Long Can You Safely Leave a Cat Alone? (S.f). Recuperado de http://www.mypet.com/basic-pet-care/how-long-can-you-safely-leave-a-cat-alone.aspx
  • Travelingwithyourcat. How Long Can Cats Go Without Food? (S.f). Recuperado de https://www.travelingwithyourcat.com/how-long-can-cats-go-without-food/