Quanto tempo vive um hamster?

Os hamsters são roedores muito vitais com metabolismo vertiginoso, então eles não vivem por muito tempo. Aqui mostramos quanto tempo eles vivem de acordo com a espécie.
Quanto tempo vive um hamster?
Sara González Juárez

Escrito e verificado por a psicóloga Sara González Juárez.

Última atualização: 10 janeiro, 2023

Cuidar de um desses roedores é uma das melhores experiências que se pode viver. No entanto, é importante considerar quanto tempo um hamster vive antes de adotá-lo, pois a maioria das espécies comerciais não tem uma expectativa de vida muito longa.

Este período vital varia de acordo com a espécie de hamster e suas condições de vida. Embora não tenham predadores em cativeiro, dependem de outros fatores que afetam diretamente sua sobrevivência. Se você tem interesse em saber mais sobre esse tema, continue lendo, pois aqui encontra todas as informações sobre a sobrevivência do hamster.

Características dos hamsters

Os hamsters representam uma subfamília de pequenos roedores (Cricetinae), a maioria deles nativos do Oriente Médio e sudeste dos Estados Unidos. Caracterizam-se por terem bolsas em ambos os lados da boca, que lhes permitem acumular alimentos para transportá-los. Eles também têm uma cauda pequena e incisivos bucais em constante crescimento.

Os hamsters são noturnos e crepusculares, pois saem de sua toca ao pôr do sol e retornam ao nascer do sol. Durante o dia, eles descansam em sua toca, cavadas alguns centímetros abaixo do solo, para se proteger de possíveis predadores. São animais solitários e territoriais que só se procuram durante a época de acasalamento.

Além disso, são animais com alta capacidade reprodutiva, cuja maturidade sexual e número de descendentes são variáveis dependendo da espécie. Em geral, quanto menor o hamster, mais cedo os espécimes se reproduzem. Seu metabolismo é rápido e eles têm muitos filhotes antes de morrer.

Posso ter 2 hamsters na mesma gaiola?

Quanto tempo vive um hamster?

Seu tamanho e alta capacidade reprodutiva são pistas de quanto tempo um hamster vive. Embora o número varie de acordo com a espécie e os cuidados recebidos, a média fica entre 1,5 e 3 anos de vida. Abaixo você encontra informações mais detalhadas e categorizadas com base nas espécies mais populares em cativeiro.

Hamster-sírio

O hamster-sírio (Mesocricetus auratus) é a espécie mais popular nos lares. É um pouco maior que outros hamsters, podendo atingir 18 centímetros de comprimento na fase adulta. Sua expectativa de vida é de 2 a 3 anos.

As diferenças entre hamster e cobaia são muitas.

Quanto tempo vive um hamster anão russo?

O hamster anão russo (Phodopus sungorus) é outro favorito nas casas devido ao seu pequeno tamanho e seu caráter um pouco mais sociável do que outras espécies. Sua expectativa de vida é de cerca de 2 anos.

Um hamster gira em uma roda.

Hamster-chinês

O hamster-chinês (Cricetulus griseus) parece um pouco diferente do resto, pois sua cauda é muito mais longa e parece mais fina e estilizada. Além disso, o macho é maior que a fêmea, o suficiente para considerar que se trata de uma espécie com dimorfismo sexual nesse aspecto.

Este roedor, sendo maior, pode viver até 3 anos em cativeiro.

O hamster Roborowski

O hamster Roborowski (Phodopus roborovskii) é um dos menores hamsters do mundo. Apesar do seu pequeno tamanho, é bastante longevo, pois é capaz de atingir ou mesmo ultrapassar os 3 anos de idade.

Embora sejam muito populares por sua aparência arredondada e adorável, esses roedores têm um caráter um tanto grosseiro. É aconselhável condicionar a gaiola com muita atenção, pois são sorrateiros e se encaixam nas aberturas mais impensáveis, de modo que tendem a escapar.

Quanto tempo vive um hamster anão russo Campbell?

O hamster anão russo Campbell (Phodopus campbelli), geralmente confundido com o russo por causa de sua aparência, é o que tem a menor expectativa de vida: pode viver de 1,5 a 2,5 anos. Mais do que arisco, como outras espécies, seu caráter é tímido e assustadiço.

Quanto tempo vive um hamster Campbell?

É possível prolongar a vida de um hamster?

A expectativa de vida de uma espécie é relativamente flexível, ou seja, não depende apenas da genética do indivíduo. Por exemplo, foram documentados casos excepcionais de hamsters que viveram até 7 anos.

Qual é a chave para essa longevidade? A resposta é complexa, mas a única parte da vida do seu pequeno roedor que você pode controlar é o cuidado que você dá a ele. Aqui estão algumas dicas gerais para melhorar sua qualidade de vida:

  • Alimentação de qualidade: tente oferecer uma ração especializada na forma de pellets como base e complemente-a com frutas, legumes e o lanche ocasional na forma de nozes. Consulte os alimentos proibidos para hamsters com seu veterinário de confiança, pois não são poucos.
  • Use uma gaiola adequada: esta deve ser grande o suficiente para caber um abrigo para dormir e incluir brinquedos para o hamster brincar e se exercitar (como uma roda). Coloque-a em um espaço sem ruído e com alguma luz direta.
  • Saídas para fora da gaiola: mesmo que tenha entretenimento em sua gaiola, é aconselhável permitir que o hamster saia dela por pelo menos uma hora por dia para se exercitar. Prepare um espaço adequado para ele e retire-o à noite ou logo pela manhã, quando começar a acordar.
  • Respeite suas horas de sono: os hamsters são animais noturnos. Se você interromper o sono dele, causará estresse ao seu animal de estimação e encurtará sua vida.
  • Procure um veterinário de animais exóticos para aconselhamento: ter um profissional de confiança disponível será o seu melhor trunfo para prolongar a vida do seu hamster. Além disso, faça exames periódicos de saúde a cada 6 meses, pois esses animais tendem a esconder os sintomas até ficarem gravemente doentes.
Quanto tempo vive um hamster?

A carga emocional envolvida em cuidar de um animal de vida tão curta é algo a ser levado em consideração ao decidir adotar um hamster. No entanto, o tempo que você passa com ele, mesmo que pareça pouco para você, pode significar uma tremenda felicidade para o pequeno roedor. Pense também em todos aqueles que precisam de um lar e tome a decisão com sabedoria.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.