Tudo sobre a raça pointer, uma das mais companheiras

agosto 2, 2019
O pointer é um animal destinado à caça esportiva por suas grandes qualidades quando se trata de localizar as presas. Além disso, ele também pode se tornar o melhor companheiro da família.

A raça pointer é formada por cães que são companheiros ágeis e perfeitos para a caça. Todo o seu corpo é especialmente projetado para esta atividade. Além disso, é um caçador elegante, obediente e tenaz, mas também é um bom animal, sociável e que se dá bem com toda a família.

Ele é perfeito para donos que são amantes de esportes. Afinal, o pointer é o tipo de cão que precisa sair todos os dias para se exercitar e gastar energia, permanecer ativo e não ficar entediado.

Possível origem da raça

Acredita-se que sua origem remonta ao século XVII, quando começaram a ser usados na Grã-Bretanha para localizar lebres.

No século XVIII eles já estavam sendo cruzados em grande número para a caça, devido às suas excelentes capacidades de rastreamento. Os caçadores ingleses foram os encarregados de desenvolver e definir a raça como a conhecemos hoje.

Atualmente, não se sabe exatamente quais são os ancestrais do cão pointer. Existem várias teorias sobre a sua possível origem: algumas asseguram que é o braco francês, enquanto outras afirmam que é o braco inglês.

Existe até uma terceira corrente que considera que o seu ancestral direto era o braco espanhol.

Cão da raça pointer na neve

Características morfológicas da raça pointer

Essa raça tem um tórax largo, acompanhado de pernas bem desenvolvidas e musculosas. Seu rabo é de comprimento médio, grosso na base e gradualmente afinando até atingir a ponta.

A pelagem do pointer é fina, curta, rígida e bem presa ao corpo. Suas cores cobrem uma ampla gama de tons e manchas. Entre as mais comuns estão o preto, marrom ou laranja, sempre na base branca. Entretanto, também há exemplares com uma única cor ou tricolores.

Os olhos desta raça podem ser de cor de avelã ou castanha, sempre com uma expressão amável. As orelhas pendem nas bochechas e são médias com um final pontiagudo.

Habilidades deste cão

O pointer é considerado um dos melhores cães de caça devido à sua agilidade, velocidade e capacidade olfativa. Ele pode rastrear o cheiro mais fraco de qualquer animal, mesmo em climas quentes e secos.

Os pointers (que em inglês significa “ponteiro”) devem seu nome à posição característica que adotam quando localizam uma presa.

Eles apontam com o focinho na direção onde a presa está. Além disso, permanecem imóveis com uma perna levantada e dobrada. Eles geralmente ficam nessa posição até que seu dono comece a procurar a presa.

Pointer em paisagem árida

O temperamento do pointer

O pointer tem uma atitude amorosa com todos os membros da família. Além disso, ele é especialmente leal, então seu treinamento não é tão difícil.

Por causa de suas características, eles são maravilhosos com as crianças e são ótimos companheiros de brincadeiras.

Sua memória é incrível e ele também é muito dócil e obediente, então sua educação não costuma apresentar problemas. Tanto o macho quanto a fêmea são igualmente parceiros, e seu adestramento é feito da mesma forma.

Cuidados específicos com a raça pointer

Para aquelas pessoas que querem adotar um cão da raça pointer, é preciso saber que a cidade não é o local ideal para eles. Afinal, essa raça é destinada à caça, por isso precisa gastar muita energia durante o dia.

O pointer requer espaços abertos nos quais possa se mover e brincar livremente. O ideal para esta raça é uma casa grande com um jardim extenso. Isso é importante porque, se ele não gastar energia suficiente, poderá adotar comportamentos negativos.

Assim como com qualquer raça de cão, ele deve ser escovado periodicamente para evitar problemas de pele. Nos casos em que forem levados para o campo, a possível presença de parasitas deve ser avaliada imediatamente após o retorno para casa.

Vale destacar que o pointer tem orelhas caídas, e por isso é propenso a acumular cera. Por este motivo, é aconselhável limpar seus ouvidos periodicamente.