Informações sobre o rato marrom
Combatido por ser considerado uma praga, o rato marrom é encontrado em áreas urbanas e rurais de grande parte do mundo. No entanto, assim como outras espécies de roedores, ele se destaca pela sua inteligência.
Por causa disso, nos últimos tempos ele começou a ganhar espaço como animal de estimação.
Conheça mais detalhes sobre o rato marrom
O Rattus norvegicus é o nome científico deste mamífero da família Muridae. As origens desse animal parecem ser encontradas na China, na Sibéria e em algumas regiões do Japão. Assim como aconteceu e continua ocorrendo com muitas espécies, ele chegou a outros continentes através do transporte marítimo.
Dessa maneira, ele entrou na Europa e na América do Norte no século XVIII, enquanto se alimentava das provisões armazenadas nos porões dos navios. Hoje, é uma das espécies de ratos mais conhecidas e estende seu reinado por todo o mundo, com exceção do deserto e dos polos.
Características físicas deste roedor
O rato marrom tem 16 dentes: 12 molares e quatro incisivos que crescem continuamente. Outras características físicas deste roedor são:
- Comprimento: entre 21 e 27 centímetros (corpo e cabeça).
- Peso: entre 280 e 520 gramas.
- Cauda: com pouco pelo, coberta por escamas em forma de anéis e comprida (de 17 a 22 centímetros).
- Cabeça: sólida, nariz achatado, orelhas cobertas por pelos finos e olhos pequenos, proeminentes e vivazes, geralmente pretos.
- Patas: possuem cinco dedos. Na frente, eles têm um polegar muito atrofiado.
- Cor: a pelagem do lombo é cinza acastanhada e a barriga tem um cinza mais pálido.
O rato marrom é um pequeno roedor presente na maior parte do planeta. Combatido por ser considerado uma praga, nos últimos tempos ele começou a ganhar espaço como animal de estimação.
Mais detalhes sobre o Rattus norvegicus
De hábitos gregários, este roedor costuma ser encontrado em diferentes edificações humanas, tanto na cidade quanto no campo. Enquanto houver comida e água asseguradas, o rato marrom dirá ‘presente’.
Devido à sua grande proliferação, causa sérios danos às lavouras e contamina os alimentos armazenados. Especialmente através da urina, ele pode transmitir doenças como a leptospirose.
Bom nadador, saltador e alpinista, é cauteloso e desconfiado e, portanto, prefere caminhar à noite. Embora ele geralmente construa as suas tocas no chão, sob diferentes superfícies, também pode se aninhar em áreas altas, como sótãos e telhados.
Por outro lado, destaca–se pelo bom olfato e audição. Além disso, emite sons semelhantes a um guincho estridente. Quando briga, grita alto e, se se sentir encurralado, emite um tipo de grunhido.
A alimentação do rato marrom
O Rattus norvegicus é um animal onívoro e voraz. Ele prefere alimentos ricos em proteínas, mas come quase tudo.
A sua dieta variada inclui, por exemplo:
- Cereais
- Carnes
- Minhocas
- Pequenos peixes e mamíferos
- Ossos
- Ovos e aves
- Insetos
- Rãs e sapos
- Frutas
De praga a animal de estimação
O rato marrom atinge a maturidade sexual entre os dois e os cinco meses. O período de gestação dura de 21 a 25 dias, e uma rata costuma ter entre 5 e 8 ninhadas por ano. Os filhotes – entre 6 e 14, em geral – nascem cegos e sem pelo e são amamentados por três ou quatro semanas.
Com uma expectativa de vida de um ano na natureza e três em cativeiro, os seus principais inimigos são – dependendo do seu habitat – raposas, aves de rapina, mustelídeos e gatos. No entanto, acima de tudo, é o homem que não para de procurar métodos diferentes para eliminá-lo.
Apesar disso, nos últimos tempos os ratos começaram a ser vistos com outros olhos. Se eles forem criados desde pequenos, são domesticados e podem ser excelentes animais de estimação.
O Rattus norvegicus não é exceção. Nessas condições, ele é sociável e afetuoso e, devido à sua inteligência, surpreende a todos com os truques que é capaz de aprender.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.