Como reconhecer os sinais de gravidez psicológica e o que fazer

Com que frequência ocorrem os sintomas de gravidez psicológica nas cadelas? Embora essa situação, a princípio, não seja muito grave, é necessário saber como proceder.
Como reconhecer os sinais de gravidez psicológica e o que fazer

Última atualização: 25 Agosto, 2020

As cadelas que não foram castradas podem desenvolver uma gravidez psicológica. De fato, esse quadro ocorre com muito mais frequência do que geralmente imaginamos. No entanto, os sintomas de uma gravidez psicológica não devem ser ignorados, pois podem prejudicar a saúde da cadela.

A seguir, vamos falar sobre a gravidez psicológica em cadelas. O objetivo principal é facilitar a identificação dos sinais de uma gravidez psicológica e transmitir o que deve ser feito ao constatá-la.

Sintomas de gravidez psicológica em cadelas

Os sinais de uma gravidez psicológica se assemelham bastante aos sintomas de gravidez em cadelas. Ou seja, a cadela que tiver uma gravidez psicológica vai se comportar e exibir sinais físicos muito semelhantes aos de uma gravidez verdadeira.

A diferença lógica é que, na gravidez psicológica, não há óvulos fertilizados se desenvolvendo no útero da fêmea para gerar os filhotes. Portanto, é essencial estar atento aos seguintes sintomas para saber como agir diante de uma gravidez psicológica:

  • Alterações no corrimento vaginal
  • Ausência de cio ou menstruação
  • Aumento do tamanho da barriga (barriga dilatada)
  • Mamas inchadas e mais desenvolvidas
  • Lamber os órgãos genitais e as mamas intensamente
  • Secreção de leite pelas mamas
  • Gemer, chorar
  • Esconder-se
  • Arranhar o chão ou as paredes
  • Perda de energia (a cadela não mostra interesse em passear, brincar ou fazer atividades da sua rotina)
  • Roubar bichos de pelúcia ou bonecos, protegê-los ou se esconder com eles

Como reconhecer os sinais de gravidez psicológica

O que fazer diante de uma gravidez psicológica da sua cadela?

Ao contrário do que muitos donos pensam, a gravidez psicológica em cadelas nem sempre é inofensiva. Na verdade, alguns sintomas são perigosos e, caso continuem a progredir, podem comprometer a saúde da cadela.

Por exemplo, o inchaço das mamas e a produção de leite podem levar a uma infecção nas mamasEm casos mais avançados, a cadela pode desenvolver uma mastite derivada de uma gravidez psicológica que não foi tratada adequadamente.

Portanto, ao identificar quaisquer sintomas de gravidez psicológica na sua cadela, a primeira coisa a fazer deve ser levá-la ao veterinário rapidamente. No centro veterinário, o profissional poderá confirmar se realmente existe uma gravidez psicológica e recomendar o tratamento mais adequado para preservar a boa saúde do animal.

Tratamento da pseudociese em cadelas

Em geral, os sintomas da gravidez psicológica em cadelas começam a diminuir a partir da terceira semana. 

Nesse período, sua cadela provavelmente estará com um humor mais deprimido e vai exigir mais atenção e carinho de você. É essencial que você dedique uma parte especial do seu dia para o seu animal de estimação e que transmita calma e segurança.

Como reconhecer os sinais de gravidez psicológica

Geralmente, não é necessário administrar medicamentos durante o tratamento. No entanto, é essencial prestar atenção especial ao desenvolvimento das mamas para evitar o acúmulo de leite e o surgimento de um processo infeccioso.

Primeiramente, será essencial que a cadela pare de lamber a região das mamas para não agravar a inflamação. Para isso, uma ótima técnica é aplicar álcool canforado nas mamas, pois o cheiro vai desagradá-la e, assim, impedi-la de continuar a lamber. Além disso, como se trata de um antisséptico, o álcool canforado também vai ajudar a evitar um processo infeccioso.

Por outro lado, também será importante aumentar a atividade física e a estimulação mental da cadela para acelerar sua recuperação. Além de ajudar a estabilizar os níveis hormonais, os exercícios, as caminhadas e os jogos de inteligência serão essenciais para melhorar o humor e evitar o sobrepeso.

Como evitar a gravidez psicológica em cadelas?

Quase 50% das cadelas desenvolvem pelo menos uma gravidez psicológica durante a vida adulta. Algumas fêmeas podem ter várias gestações psicológicas, o que geralmente as expõe a contextos de estresse elevado e alterações hormonais excessivas. Lembre-se de que prevenir essa condição é essencial para preservar a saúde ideal dos nossos animais de estimação.

A maneira mais confiável e segura de prevenir uma gravidez psicológica nas cadela é recorrer à esterilização. Além de impedir que o seu animal de estimação sofra com os desconfortos e possíveis complicações de uma gravidez psicológica, a esterilização também é essencial para evitar ninhadas não planejadas e a superpopulação de animais de rua.

Pode interessar a você...
Castrar um cão: vantagens e desvantagens
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Castrar um cão: vantagens e desvantagens

Embora muitos donos discordem desta medida, castrar um cão pode ser benéfico, tanto para a saúde física quanto para a saúde emocional do animal.