Os 6 melhores documentários de animais

Oceanos, selvas e múltiplos ecossistemas têm sido o cenário dos melhores documentários de animais. Muitos deles relatam as práticas duvidosas de muitas empresas privadas contra a natureza.
Os 6 melhores documentários de animais

Última atualização: 13 Maio, 2021

O planeta é tão vasto e rico em espécies animais e vegetais que novos seres vivos continuam sendo descobertos e estudados. Os melhores documentários sobre animais demonstram as consequências de alguns problemas que afetam a vida e os ecossistemas de muitas espécies animais.

As mudanças climáticas, a caça ilegal e a poluição causada pelo homem geram um aumento constante na perda de espécies todos os dias. Por essa razão, muitos ativistas e documentaristas tomaram para si a tarefa de contar a realidade de muitos animais. A seguir, você encontrará os 6 melhores documentários de animais.

1. Cowspiracy – Kip Andersen e Keegan Kuhn (2014)

Essa peça gráfica tem como objetivo explicar, a partir da viagem de um ecologista, a busca de uma resposta para o problema do consumo de carne e os efeitos que a indústria da carne tem no planeta. Sem dúvida, os dados aqui apresentados são desoladores.

É assim que o documentário mostra as consequências da pecuária extensiva, com ênfase especial no desmatamento e na poluição. Tem a duração de 91 minutos e inclui a opinião de várias organizações ambientais sobre vários dos assuntos abordados.

 

Os melhores documentários sobre animais mostram a necessidade de acabar com certas práticas.

2. Terra – Yann Arthus – Bertrand e Michael Pitiot (2016)

Esse é um dos melhores documentários de animais já realizados, pois expõe em primeiro plano a relação entre a natureza e o ser humano. Terra mostra como algumas espécies – como o elefante ou o rinoceronte – veem sua existência limitada a reservas protegidas para não se extinguirem.

Essa obra tem 97 minutos de duração e também expõe a dura realidade dos orangotangos na Ásia.

O documentário transmite a ideia central de que o planeta possui recursos limitados. Além disso, expõe o aumento do consumo de animais pelo ser humano e as consequências da extensão da pecuária, principalmente devido à invasão dos ecossistemas por espécies estrangeiras. Foi um documentário bem recebido pela crítica, pois deixa uma conclusão em aberto para o espectador.

 

Orangotangos fêmeas são algumas das melhores mães da natureza.

3. Colômbia Magia Selvagem – Mike Slee (2015)

Esse é um documentário que —com muitos contrastes— mostra a enorme riqueza ambiental que a Colômbia possui, o segundo país com maior biodiversidade do mundo. Durante 90 minutos, o espectador poderá apreciar os diferentes climas e paisagens desse país andino.

O longa foi inspirado no documentário Home, lançado em 2009, que não contou com a participação da Colômbia dentro dos países que puderam mostrar seus recursos naturais. Tem como foco a conscientização sobre a importância dos recursos hídricos e exibe nas telas um total de 38 espécies e 20 ecossistemas.

 

Os melhores documentários sobre animais também falam da Colômbia.

4. Blackfish – Gabriela Cowperthwaite (2013)

Esse documentário foi muito bem recebido pela crítica. Ele expõe a crueldade e as consequências mortais de manter as orcas em cativeiro, forçando-as a realizar truques em troca de comida. A história conta os 3 incidentes causados por Tilikum, uma orca do parque marinho americano SeaWorld.

Durante 83 minutos acompanhamos como Tilikum foi forçado a conviver com outras espécies que não pertenciam ao seu grupo familiar e a passar mais de 14 horas por dia em tanques pequenos e sem luz. Alguns especialistas afirmaram que essas condições geraram seu comportamento psicótico, o que o levou a matar 3 pessoas em 20 anos.

 

A caça às orcas é um sério problema e o documentário blackfish expõe essa realidade.

5. The Cove – Louie Psihoyos (2009)

É um documentário que mostra as consequências devastadoras da caça anual aos golfinhos no Parque Nacional de Taiji, no Japão. De acordo com o ponto de vista dos críticos desse evento, mais de 23 000 golfinhos são mortos a cada ano. Entre os reconhecimentos que obteve, destaca-se um Oscar em 2010, na categoria “Melhor Documentário”.

A história narra a perspectiva de Ric O’Barry, um ex-treinador de golfinhos que, junto com uma equipe de pesquisa, filmou e abriu os olhos do mundo sobre essa matança. Esse ato é realizado para capturar alguns exemplares e vendê-los para aquários ou, no pior dos casos, comercializar sua carne.

Esse documentário ganhou mais de 24 prêmios.

No entanto, o filme também conta histórias mostrando que os japoneses desconheciam essa atividade, além de enfatizar os altos níveis de mercúrio contidos na carne desse cetáceo. Ao final do filme, afirma-se a suposição de que o Japão comprou votos na Comissão Baleeira Internacional (CIB) para apoiar a continuidade dessa atividade.

 

Um golfinho morto na praia.

Como você viu, na maioria dos casos, os documentários tentam reproduzir a realidade que os animais enfrentam em sua luta pela sobrevivência em um mundo dominado pelo ser humano. Convidamos você a assistir nossas sugestões para tirar suas próprias conclusões e ajudar com pequenos atos a fim de reduzir problemas como a poluição e as mudanças climáticas.

Pode interessar a você...
7 filmes de animação com animais como protagonistas
Meus Animais
Leia em Meus Animais
7 filmes de animação com animais como protagonistas

Para todos aqueles que ainda não perderam o espírito infantil, propomos uma viagem por alguns dos muitos filmes de animação com animais como protag...



  • Butterworth, A., Brakes, P., Vail, C. S., & Reiss, D. (2013). A veterinary and behavioral analysis of dolphin killing methods currently used in the “drive hunt” in Taiji, Japan. Journal of Applied Animal Welfare Science, 16(2), 184-204.
  • Andersen, K., & Kuhn, K. (Eds.). (2014). Cowspiracy: The sustainability secret. Santa Rosa: AUM Films.
  • Baird, R. W. (2001). Status of killer whales, Orcinus orca, in Canada. Canadian Field-Naturalist, 115(4), 676-701.