Sexto sentido em cães com surdez

· março 27, 2019
A audição é considerada por muitos veterinários como o 'sexto sentido' dos cães. A enorme quantidade de ondas sonoras que esses animais conseguem perceber permite a intuição de muitas situações.

A surdez em cães é mais comuns do que pensamos. No entanto, fora a deficiência física óbvia, os cães surdos são animais normais. A perda auditiva em cães, assim como em humanos, pode resultar em isolamento e solidão.

Os cães têm três sentidos altamente desenvolvidos que lhes dão a oportunidade de ter uma intuição muito superior às nossas próprias habilidades.

A visão, o olfato e a audição de nossos amigos fiéis permitem que eles enfrentem um mundo sensorial muito mais complexo.

O sexto sentido em cães

A inteligência e a intuição dos cães são bem conhecidas por todos e são quase tão famosas quanto a sua incomparável lealdade.

Sua capacidade de detectar certos eventos antes que eles ocorram faz parte desses traços que evidenciam o sexto sentido canino.

Não existem dados científicos que confirmem a existência do sexto sentido em cães. No entanto, está provado que os cães são muito intuitivos e podem saber se você está triste ou feliz ao examinar a sua voz e ler a sua linguagem corporal.

Quando uma tempestade se aproxima, os cães percebem e podem pular em seu colo para se proteger ou começar a latir para avisar a família sobre um possível perigo. Se conseguirmos identificar esses sinais, poderemos estar bem preparados para condições climáticas adversas.

Cachorro dando a pata

Além disso, os sismólogos acreditam que os cães podem prever um terremoto. Existem duas teorias a esse respeito.

A primeira diz que os cães sentem a vibração da terra através de suas patas. A segunda sustenta que, devido à audição sensível que possuem, os caninos podem ouvir quando as rochas se rompem sob o solo.

Causas da surdez em cães

A surdez em cães pode ocorrer por várias razões e nenhuma raça está isenta dessa condição. As principais razões para a falta de audição em nossos animais de estimação são:

Cães com surdez de nascimento

Muitos cães nascem sem o sentido da audição. Esses animais vêm ao mundo com uma perda auditiva de natureza congênita.

Na maioria dos casos, esse problema é genético. Isso implica que, desde a concepção, uma barreira é formada no aparelho auditivo.

Existem algumas raças e tipos que são mais propensos a esse tipo de deficiência. O bull terrier e o boxer são algumas das raças em que essa condição ocorre com mais frequência. Cães com pelo branco também são mais propensos a nascer com surdez.

Otite em cães

Os diferentes estados de inflamação que podem causar infecções no ouvido podem levar à ocorrência de surdez no animal.

Dependendo da profundidade da infecção, nosso amigo pode sofrer diferentes tipos de otite: externa, média e interna.

Trauma

Outro fator que deve ser considerado são os golpes que o cão pode receber em seus ouvidos. Essa é uma causa menor de surdez, mas ocorre em um número significativo de animais. Traumas graves no ouvido do cão podem causar surdez permanente e irreversível.

Cachorro deitado

Idade avançada

Os cães, assim como os seres humanos, não podem evitar os estragos que o tempo causa em seus corpos. As orelhas dos cães também envelhecem e perdem suas faculdades inatas.

Portanto, mesmo que tenha nascido com um bom senso de audição, os anos podem ser cruéis para o animal, que pode acabar desenvolvendo a surdez.

Os cães com surdez mantém o sexto sentido?

Se as teorias sobre a intuição canina se baseiam no desenvolvimento espetacular do sentido auditivo, como se justifica que os cães com surdez manifestem esses e outros tipos de percepções?

Alguns especialistas em comportamento canino inferem que o cão surdo aguça os outros sentidos – visão e olfato – e isso ajuda a preservar a sua intuição.

É bem conhecido que certos cães podem perceber um ataque de epilepsia em seus donos antes que ele ocorra. Da mesma forma, os cães podem detectar uma queda irregular no nível de açúcar no sangue que ocorre no caso do diabetes tipo 1.

Entende-se que os humanos liberam algumas substâncias químicas naturais através da respiração. Assume-se, então, que os cães são capazes de sentir o cheiro dessas mudanças químicas e detectar a doença.

Seja pela audição, visão ou olfato, devemos reconhecer que os cães são realmente fabulosos de várias maneiras.

Aprender a reconhecer o seu comportamento e identificar os seus sinais de aviso pode impedir que você se envolva em um acidente ou se livre de uma situação iminentemente perigosa.

Os cães também podem avisá-lo de pessoas, conhecidas ou estranhas, com as intenções erradas ao ler sua linguagem corporal e olhar para seus rostos. Não ignore o aviso do seu cão se ele demonstrar uma enorme antipatia por uma determinada pessoa.

http://dogsarena.com/the-5-dog-senses-and-their-amazing-6th-sense/