Sokoke: conheça esse lindo gato africano

· novembro 21, 2018

Apesar de sua história de vida selvagem, o Sokoke é muito sociável e gosta muito da companhia humana.

Embora seu elegante e intenso olhar nos lembre o de um gato selvagem, e nos leve a pensar que se trata de uma raça híbrida, o Sokoke é um verdadeiro representante do Felis catus.

Sociável, comunicativo e ativo, ele é um grande escalador que precisa de espaço para se exercitar.

Da África para o mundo

Estamos diante de um gatinho que desenvolveu características particulares, e que acabaram dando a ele uma classificação de raça.

Originou-se das áreas costeiras do Quênia, sobretudo das florestas tropicais da Reserva Florestal Arabuko Sokoke, de onde vem seu nome.

Como durante vários séculos viveu isolado de outras populações de gatos e se reproduziu naturalmente, esse gatinho desenvolveu características muito homogêneas.

Sua chegada à Europa foi pela Dinamarca, por meio de um criador, na década de 80 do século passado. De lá, se espalhou para outros países do velho continente e do resto do mundo.

Embora ainda não seja uma raça muito popular, ela foi reconhecida pelas principais associações felinas.

Apresentamos o Sokoke, um gato das florestas tropicais do Quênia que foi introduzido na Europa nos anos 80 do século passado.

Conheça as características do Sokoke

Fonte: Facebook Scottish Fold & Sokoke

Características físicas do Sokoke

Magro e musculoso, esse gato de tamanho médio se destaca por seus sentidos altamente desenvolvidos de visão, audição e olfato. Outras características dessa bela raça são:

  • Cabeça pequena em comparação com o corpo, em forma de cunha e achatada no topo. O queixo também é bem definido.
  • Olhos amendoados, grandes e ligeiramente oblíquos. As cores variam de âmbar a verde.
  • Orelhas de tamanho médio, arredondadas nas pontas.
  • Pernas longas e musculosas. As traseiras são maiores que as da frente.
  • Cauda comprida e fina, com anéis escuros e largos.
  • Pelo marmoreado, curto e com cores variando de marrom claro a madeira escura, com toques de areia, amarelo e ocre. Também apresenta manchas pretas que formam padrões originais.

Um gato que requer espaço para se exercitar

Apesar de seus antecedentes da vida selvagem, é um animal muito sociável que desfruta da companhia de seus humanos.

Ele se dá muito bem com crianças e outros animais de estimação e se comunica com vários sons, sendo bastante “tagarela”. Estamos, sem dúvida, diante de um gatinho que gosta de miar.

Já que ele é muito inteligente, pode ser treinado para passear na coleira. Dentro de casa, certamente vai seguir seu dono para todos os lugares.

De qualquer forma, é um gato independente, muito ativo e curioso que adora escalar, pular e se espremer através de espaços estreitos.

Não é recomendado para morar em um apartamento, como você já deve ter percebido. Ele precisa de espaço para brincar e correr.

Também gosta de passar tempo nas árvores, como fazia nas florestas africanas. Então, se você não tem um jardim devidamente adaptado para que o animal não escape, pode construir uma árvore para gatos.

sokoke: cuidados

Fonte: Facebook Scottish Fold & Sokoke

Como cuidar do Sokoke

O Sokoke tem uma expectativa de vida entre 12 e 15 anos. É uma raça muito saudável e com pouca predisposição a doenças.

Além disso, como acontece com qualquer animal de estimação, é recomendável que você visite o veterinário regularmente para verificar se tudo está bem e cumprir o cronograma de vacinação em tempo hábil.

Dessa forma, o profissional indicará qual o melhor alimento de acordo com as características do gatinho em cada etapa de sua vida.

Uma escovação semanal será suficiente para manter seu cabelo curto brilhante e macio. E, claro, você deve garantir espaço suficiente para ele se exercitar.