Tasi ou cão afegão: conheça essa raça de pelos longos
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
O tasi, também conhecido como cão afegão, é um cão de grande porte que pertence à família dos galgos ou lebréis. Embora compartilhe muitas características com essas raças, o tasi se destaca por seu longo e exuberante pelo, que pode tocar o solo.
São animais que possuem um temperamento muito especial, enérgico e, ao mesmo tempo, elegante e afetuoso. Para aprender mais sobre esta interessante raça de cães, nós o convidamos a continuar lendo esse artigo.
Características físicas do tasi
O tasi é um cão grande, alto e elegante, que destaca um corpo estilizado com linhas finas e harmoniosas.
Sua característica mais marcante é seu manto longo, liso e sedoso, exuberante e que cobre todo o corpo, podendo alcançar o solo.
Apesar de sua pelagem volumosa, esse galgo afegão é muito ágil e preserva a elegância em cada um de seus movimentos.
Suas longas orelhas, que caem paralelas ao seu rosto, também contribuem para moldar suas belas expressões.
A cabeça e expressões faciais do tasi também revelam o ar refinado que caracteriza esses cães. Na verdade, é uma raça muito expressiva e sensível, que geralmente cria um vínculo muito especial com seus donos.
Além de ser magro e esguio, o cão afegão é um cão forte, com musculatura bem desenvolvida e notável resistência física.
Seus ossos são longos e proeminentes, o peito é profundo e as pernas são retas e firmes. Ele também chama a atenção por sua cauda encaracolada, que apresenta um formato semelhante a um anel.
Cores diferentes e combinações de tonalidades são admitidas em seu manto. No entanto, os espécimes mais comuns são creme ou areia, com uma parte de seu corpo preta ou marrom.
Personalidade e comportamento do cão afegão
O cão afegão possui um temperamento muito especial. É um cão independente e sereno que, ao mesmo tempo, é muito carinhoso, leal e ligado à sua família.
Ele também tem um grande senso de proteção para com seus donos, por isso, precisam ser devidamente socializados e educados desde filhotes.
Com sua família, o galgo afegão é um companheiro afável, calmo e equilibrado, que pode coexistir muito bem com crianças. É um animal muito sociável.
A presença de pessoas estranhas pode gerar alguma desconfiança nesses animais, mas eles não tendem a ser agressivos.
Seu relacionamento com outros animais de estimação dependerá em grande parte de sua socialização, embora eles geralmente gostem da companhia de outros cães.
Como todos os galgos, o tasi é cheio de energia e requer uma alta dose de atividade física diária para manter um peso saudável e um comportamento equilibrado.
O ideal é que brinquemos com eles livremente em um espaço amplo e seguro, além de darmos seus passeios diários.
Cuidado essencial com os cães tasi
A longa e sedosa pelagem desses cães requer uma manutenção um tanto quanto exigente, para preservar assim sua beleza e ótima saúde. A escovação diária é essencial para evitar a formação de nós e o acúmulo de sujeira entre os pelos.
Se você mora em uma casa ou apartamento grande, pode banhá-los uma vez por mês ou a cada seis semanas. No entanto, a vida ao ar livre pode exigir uma higiene mais frequente.
Visitas ao cabeleireiro canino também serão importantes para manter um comprimento adequado de seu manto.
Durante o verão, o tasi também podem se beneficiar de um corte mais generoso, para aliviar o volume de sua pelagem e não passar muito calor.
Como todos os cães, o cão afegão precisa receber uma nutrição completa e equilibrada para desenvolver plenamente suas habilidades físicas, cognitivas e emocionais.
Para escolher a dieta mais adequada para o seu melhor amigo, recomendamos que você conte com a ajuda de um veterinário de sua confiança.
Saúde e expectativa de vida
Em geral, os cães tasi são muito saudáveis e resistentes, com uma expectativa de vida de 12 a 14 anos.
Com a devida medicina preventiva e o devido cuidado, eles dificilmente ficam doentes e podem desfrutar de uma vida muito saudável.
No entanto, eles também podem desenvolver algumas patologias comuns em cães de grande porte, como displasia de quadril e malformação do cotovelo.
Além disso, os galgos são frequentemente sensíveis à exposição a produtos químicos irritantes ou corrosivos, bem como a cortisona e a drogas tranquilizantes.
Por tudo isso, vale lembrar a importância de respeitar a caderneta de vacinação e a vermifugação de nossos animais de estimação.
Visitas ao veterinário a cada seis meses também serão essenciais para verificar seu estado de saúde e oferecer sempre uma ótima qualidade de vida.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.