Tawny frogmouth: tudo que você precisa saber

maio 6, 2019
Com pálpebras estreitas e pescoço esticado, esse pássaro é um mestre da camuflagem.

O tawny frogmouth pode parecer uma coruja à primeira vista, mas é um tipo de ave completamente diferente. Vive em toda a Austrália e em todo tipo de habitat. Seu bico é feito para pegar insetos como cigarras e escaravelhos. Também se alimenta de pequenos roedores ou rãs, ocasionalmente.

Diferentemente da coruja, o tawny frogmouth é um voador ruim. Essa espécie espera em silêncio até que a presa de aproxime, se lança sobre ela e volta à sua posição. Ama pousar nas árvores de casca grossa e escura, porque pode se tornar praticamente invisível nesses locais.

Morfologia do tawny frogmouth

A cor da plumagem do tawny frogmouth é o cinza prateado, ligeiramente mais pálido por baixo e manchado de preto. Também existe uma outra espécie, com a plumagem avermelhada. O olho é amarelo em ambas e o bico é cinza oliva ou mais escuro.

As aves do sudeste são maiores que as do norte e podem chegar a medir entre 40 e 50 centímetros de comprimento. O tawny frogmouth é uma ave noturna. Durante o dia, pousa nos galhos e se camufla como parte da árvore. Geralmente, comunicam-se com um som suave, profundo e contínuo. Também fazem um som forte quando se sentem ameaçados.

Essa espécie tem o bico largo e plano, diferente do da coruja, que é estreito e mais curvo. As garras do tawny frogmouth são fracas e não são curvas. No inverno, reduz tanto sua alimentação que passa grande parte dos dias e noites em letargia.

Exemplares de tawny frogmouth

Ficam em estupor, um estado similar à hibernação no qual a frequência cardíaca e o metabolismo diminuem significativamente para guardar energia. Nos dias mais frios, especialmente de outono e inverno, escolhem um lado com sol do lado norte da árvore. No verão, geralmente escolhem um local voltado ao sul.

Reprodução e comportamento

O tawny frogmouth tem uma temporada de reprodução regular, mas as aves em áreas mais áridas podem se reproduzir em resposta a fortes chuvas. Essa ave escolhe um companheiro para a vida toda. O casal, geralmente, põe ovos juntos e senta neles, mantendo-os quentes até que choquem.

O ninho é uma plataforma solta de paus, em que geralmente colocam um galho de árvore bifurcado na horizontal. O entardecer é um dos melhores momentos para observá-los e, durante o outono, será mais fácil avistá-los, porque estarão ocupados com a ingestão desmedida de insetos, antes que comecem a hibernar.

Durante o dia, suas penas muito bem desenhadas juntam-se à casca da árvore, deixando esse animal muito difícil de ser detectado. As penas do tawny frogmouth não são sua única característica incomum. Seu bico grande e largo lhe dá o nome de frogmouth, do inglês boca de sapo.

Tawny frogmouth

Essas aves amam pegar insetos desprevenidos no ar durante a noite. Também comem babosas e caracóis, e inclusive pequenos mamíferos como os camundongos. É um animal e tanto para ter em seu terreno porque, enquanto você dorme, ele fica ocupado, mantendo longe do seu jardim aqueles bichos que incomodam.

Tawny frogmouth: mestres da camuflagem

Para evitar ser detectado durante o dia, ele senta em posição vertical, completamente imóvel, nos galhos das árvores. A cabeça fica inclinada para cima e os olhos fechados. Nessa postura, é visto como um galho quebrado.

Se o frogmouth se sente assustado, levanta a cabeça no ar e fecha os olhos. Qualquer um que o veja vai pensar que é um galho de árvore. Com os olhos fechados, espera que o ser assustador não possa vê-lo e vá embora.

Esse pássaro, se perturbado, pode ter uma postura ameaçadora. Arrepia as penas, mostra seus grandes olhos alaranjados e abre seu bico para revelar sua garganta amarela. Isso com a esperança de parecer intimidante.

Mesmo sendo conhecida como a ave com um dos olhares mais mortíferos da Austrália, o tawny frogmouth é uma das espécies mais queridas desse país.

https://www.australiangeographic.com.au/topics/wildlife/2018/05/tawny-frogmouths-5-things-you-may-not-know-about-these-masters-of-disguise/