Quatro perguntas antes de você ter um papagaio como animal de estimação

junho 28, 2018
O fator econômico pode ser um fator chave ao avaliar se somos capazes de manter esse espécime exótico. É um animal de estimação complicado no aspecto emocional, e sua longa longevidade deve ser levada em conta, uma vez que eles podem viver até 100 anos.

Sem dúvida, ter um papagaio como animal de estimação é uma enorme responsabilidade e um passo muito importante em nossa vida. Fazer as perguntas certas poderá nos ajudar a tomar uma decisão correta e que afetará o bem-estar do nosso animal e, também, o nosso.

Eu só vou ter um papagaio como animal de estimação?

Este é um dos aspectos mais importantes, porque os papagaios têm uma vida emocional complicada e a depressão nos papagaios é uma realidade. Uma das melhores soluções é ter dois ou mais papagaios para companhia, porque o mito do espelho mostrou não ter efeito isso em seu bem-estar.

No caso de você não poder ter dois papagaios, o que seria importante para se ter um bom programa de enriquecimento ambiental em papagaios de companhia, você deverá passar várias horas por dia brincando e interagindo com ele.

Araras

Quanto custa um papagaio como animal de estimação?

Ter um papagaio como animal de estimação é caro. No entanto, seus maiores custos são aqueles associados aos seus cuidados: as instalações necessárias, o enriquecimento ambiental, as despesas com comida ou veterinária representam uma quantidade de dinheiro a ser levado em conta.

Em geral, poderíamos estimar que um papagaio nos custa pelo menos 2500 Reais por ano, o que deve ser multiplicado por sua longevidade, que é entre 50 e 80 anos. As despesas totais durante a vida do papagaio podem ser duplicadas em espécies longevas.

Se escolhermos a melhor opção para o nosso papagaio e tivermos um parceiro, ter dois papagaios de vida longa poderá custar muito dinheiro.

Eles também são animais de estimação dados a problemas comportamentais, que podem ser resolvidos com a contratação de sessões de treinamento conduzidas por etólogos e treinadores qualificados, o que poderá aumentar essas despesas.

Onde ter um papagaio como animal de estimação

O ideal é manter o animal em um aviário. Ou seja, em uma instalação ampla de pelo menos um metro e meio de altura e dois metros de largura, o que permitirá que o animal voe para exercitar seus músculos.

Papagaios

Existem gaiolas no mercado de menor porte, o que exigirá que o papagaio fique solto por várias horas ou você poderá treinar o animal para realizar voo livre, o que exigirá muita dedicação.

Mesmo assim, é importante que essas gaiolas sejam de tamanho adequado: as gaiolas devem permitir que os animais estendam totalmente suas asas e possam batê-las, além de permitir que ele voe por toda parte.

Quanto posso me comprometer?

Infelizmente, muitos papagaios acabam abandonados ou transformados em herança, devido à sua alta longevidade. Existem espécies de papagaios que atingem 100 anos, e muitos deles excedem os 60 anos.

Estamos dispostos a gastar tanto tempo com um animal? Nós vamos ser capazes de cuidar dele se formos estudar em outra cidade? E se eles nos derem trabalho naquela cidade? E se nos casarmos? Um papagaio é um compromisso que dura a vida inteira, então devemos pensar muito sobre a compra antes de fazê-lo.

Papagaio amarelo

Não são espécies que vivem pouco e que exigem poucos cuidados, como periquitos ou pombos. Também, é importante destacar que os pequenos papagaios podem ser pássaros barulhentos e que nós teremos que ser pacientes. Eles também têm maior longevidade do que outras espécies, como já mencionamos anteriormente.

Os psitacídeos são animais com uma dieta complicada, um comportamento que dificulta o cuidado do seu papagaio e que exige um enorme compromisso. Se você estiver disposto a aceitá-lo, vá em frente.

Mas tenha em mente que eles também são animais com muito apego e muitas emoções, os quais poderemos destruir a vida com um manuseio inadequado ou abandono. Ter animais de estimação é uma grande responsabilidade, que no caso dos papagaios atinge um alto nível.