O tigreão: de onde vem seu nome?

O tigreão surpreende com sua aparência impressionante. Um leão com listras verticais...
O tigreão: de onde vem seu nome?

Última atualização: 07 dezembro, 2020

Tigreão, ligre… Existem várias maneiras de nomear os descendentes de um cruzamento entre tigres e leões, mas entre esses dois nomes há uma grande diferença que muda totalmente a aparência à primeira vista.

No caso dos ligres, eles são produto da união entre um leão e uma tigresa, e são muito valorizados nos zoológicos porque possuem uma raridade genética que os torna muito marcantes: eles são muito maiores que seus pais.

Isso acontece porque o gene inibidor de crescimento dos leões é transmitido pela leoa e, nos tigres, é transmitido pelos machos. Isso faz com que os ligres nunca parem de crescer e alcancem tamanhos que impossibilitam a caça devido ao seu peso excessivo.

Como resultado de uma mistura tão inusitada, um ligre de quase 800 quilos e mais de 4,5 metros de comprimento foi encontrado em um zoológico, algo totalmente inviável para a vida natural.

O tigreão: de onde vem seu nome?

Mas o que é um tigreão?

Como você pode ter imaginado, um tigreão vem do cruzamento entre um tigre e uma leoa, uma combinação mais geneticamente compatível que resulta em um felino com uma aparência mista entre um leão e um tigre, mas com um tamanho menor que o de um leão normal.

É uma mistura rara, uma vez que não ocorre na natureza porque as duas espécies não vivem nos mesmos territórios, com exceção do Parque Nacional Bosque de Gir. Reuni-los com o propósito de acasalamento é trabalho dos zoológicos, e essa prática foi muito explorada nas décadas de 1980 e 1990, pois ninguém jamais havia visto um tigreão, garantindo uma atração irresistível e muitos benefícios financeiros.

Hoje, entretanto, a reprodução em cativeiro dessas espécies é muito mais controlada para o bem de ambas. Embora novas ninhadas ainda sejam vistas com frequência em países como Índia, Indonésia ou Rússia, é menos comum a cada dia.

Quanto à aparência de um tigreão, ele tem a fisionomia de um leão em pequena escala, e costuma pesar entre 140 e 190 quilos, mas com as típicas listras de um tigre na pele. É um animal muito bonito, embora menos impressionante à primeira vista devido ao seu tamanho reduzido.

Reprodução do tigreão

Como peculiaridade, os tigreões são estéreis, ou pelo menos em sua grande maioria, já que há evidências de vários cruzamentos realizados com sucesso em que há o envolvimento de um tigreão, seja com um tigre ou com um leão, mas nunca entre dois tigreões.

Outra peculiaridade da sua aparência física é a juba, no caso dos machos, menos frondosa do que nos leões, com patas longas e uma cauda que os faz parecer mais frágeis do que os pais. Mas o que mais chama a atenção é sua corpulência e sua musculatura, já que estão longe dos 250 quilos que um leão adulto macho pode pesar ou dos 350 quilos de um tigre.

Por outro lado, quando se trata de comportamento, os tratadores desse tipo de animal dizem que os tigreões são muito mais parecidos com os leões do que com os tigres, sendo muito mais esquivos e cautelosos.

Em qualquer caso, é melhor manter essas duas espécies separadas para evitar confrontos que geralmente terminam de forma fatal. Inimigos com os quais nenhuma das espécies está acostumada a lidar e que nós, humanos, forçamos para obter benefícios econômicos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.