Tipos de água para o seu aquário
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
O aquário é um passatempo interessante que ganhou muitos adeptos e consiste em criar peixes e outros organismos em aquários.
Se você quer se aventurar no mundo do aquarismo, a primeira coisa que deve conhecer são os diferentes tipos de água para o seu aquário.
Existem diferentes tipos de aquários, os de água salgada, água quente e fria e os de água doce, que também pode ser quente ou fria. Desta primeira escolha dependerá o tipo de peixe que poderemos escolher.
Lembre-se de que o aquário deve ter as condições para reproduzir, na medida do possível, o ambiente natural do peixe escolhido, para que ele possa crescer saudável.
Condições da água para o seu aquário
Para ambos os casos (aquários de água doce ou salgada), a água deve estar limpa e livre de substâncias tóxicas que possam comprometer a saúde de seus peixes.
O uso de água da torneira é admissível se for previamente tratada com soluções cloradas. É muito importante controlar o pH do tipo de água para o seu aquário.
Geralmente, os peixes conseguem viver em águas alcalinas, mas é muito difícil para eles sobreviverem em águas ácidas.
É aconselhável utilizar diferentes testes que existem no mercado, principalmente o teste de pH, para medir a acidez da água. Há também o teste de nitrato, que mede o nível de resíduos que a água contém.
Aquários de água salgada e tropical ou de água quente
Se você optou por peixes de água salgada, seu aquário deve ser muito resistente, porque a água salgada é muito pesada e densa.
O vidro deve ser de excelente qualidade, para resistir ao peso da água. O pH para manter peixes marinhos saudáveis deve estar entre 8 e 8,3.
Além disso, você deve incorporar filtros ao seu aquário para manter a água limpa e limpá-lo regularmente. O aquário de peixes de água salgada também requer um resfriador de água.
Este dispositivo, embora aumente os custos, oferece a possibilidade de hospedar uma maior biodiversidade; grande quantidade de peixes, corais e crustáceos coloridos e de grande beleza.
Tipos de peixes para um aquário de peixes de água salgada
Lojas especializadas coletam peixes de água salgada no oceano e no mar, e entre os mais comuns podemos contar o peixe-palhaço, o peixe-anjo e o peixe-borboleta.
Lindos e coloridos, esses espécimes podem durar muitos anos, se forem bem cuidados.
É preferível que os peixes que escolhemos compartilhem dos mesmos hábitos alimentares; assim como sejam similares em suas exigências de temperatura, pH da água e iluminação do aquário.
Aquários de peixes de água doce e quente
Se a escolha for um aquário de água doce, começaremos com um recipiente de pelo menos 60 litros. A água é o nutriente por excelência, e abrigará e possibilitará a vida de inúmeras espécies.
Para um aquário de água quente, precisamos de um sistema de aquecimento, que mantém a água a uma temperatura entre 22 e 27 graus. Guppies, molinésias e platis são ideais para este tipo de aquário.
Da mesma forma, devemos garantir que os peixes escolhidos tenham hábitos e preferências semelhantes; assim evitaremos confrontos entre nossos peixes.
Aquários de água fria
Na prática, aquários de peixes de água doce e fria são os mais fáceis de se manter. No entanto, é essencial incluir um bom sistema de filtragem para garantir a qualidade da água e, com ela, a saúde dos peixes.
A temperatura ideal para um aquário de água doce e fria é de 18 °C. Pela observação, se você notar pouca atividade em seu peixe, isso significa que a temperatura caiu.
O peixinho-dourado ou Goldfish é um dos peixes mais comuns para aquários de peixes.
Sua variedade em tamanhos, a forma de suas barbatanas e as cores vermelha, branca, preta e laranja, certamente o tornam um convidado obrigatório para o seu aquário.
Plantas aquáticas
Vale a pena incluir plantas aquáticas em seu aquário, independentemente dos tipos de água que você utilizar.
Quer seja água salgada ou doce, fria ou quente, além de decorar o seu aquário, serão a base de vegetais naturais e servirão de refúgio para os seus peixes.
Benefícios de ter um aquário
Com pouco espaço, você pode recriar em casa um ambiente natural e desfrutar de um espetáculo maravilhoso.
É positivo considerar os efeitos terapêuticos da observação de um aquário. As cores brilhantes dos peixes e o movimento rítmico deles ao nadar transmitem uma sensação peculiar de paz.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.