Tipos de águias: comportamento e habitat
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
Embora tenham características físicas e comportamentos comuns, devido ao seu status de aves de rapina, há um total de 30 tipos de águias diferentes.
As águias possuem um conjunto de características que as identifica mesmo na diversidade de espécies. Sua visão nítida permite que visualizem suas presas de cima.
Além disso, seu bico pontudo e suas garras facilitam o momento de ataque e a subsequente captura das vítimas.
Em termos de diversidade, quase 30 tipos de águias foram catalogados. Portanto, a seguir, veremos alguns dos mais representativos da espécie.
Tipos de águias
Águia real
No topo da lista, por ser uma das mais abundantes do planeta. Podemos encontrá-la na América do Norte, Rússia, Japão, Grã-Bretanha, Mediterrâneo e Norte da África.
Elas chamam a atenção por suas grandes dimensões, de até dois metros e meio nas fêmeas e dois metros nos machos. Além disso, a águia real apresenta tons castanhos por todo o corpo, até a panturrilha.
Quando voa para baixo, mergulhando, atinge uma velocidade de 250 km/h. Geralmente, caçam roedores, bem como animais de tamanho médio, como filhotes de javali ou cervos.
Harpia
As florestas tropicais são o habitat natural desta águia. Dentro de sua espécie, é uma dos maiores e mais poderosos tipos de águias.
Dessa forma, atinge nove quilos e até dois metros de comprimento. A vida média desses espécimes é de até 40 anos. Sua plumagem é acinzentada com faixas e listras mais escuras nas asas e na cabeça.
Águia-de-cabeça-branca
É a ave simbólica do escudo norte-americano, de onde se origina. Também conhecida como águia careca, é reconhecida pelas penas brancas da cabeça em contraste com seu corpo escuro.
Além disso, podem medir até dois metros e pesar dois quilos e meio. Este animal longevo pode chegar a até 60 anos de vida.
Águia imperial oriental
Seu habitat natural se entende pela Ásia, Europa Oriental e África Oriental. No entanto, também é possível encontrá-la nas montanhas austríacas e em Chipre.
Geralmente é confundido com a águia dourada, embora a águia imperial seja menor. Além disso, o tom esbranquiçado da ponta de sua cauda é sua característica distintiva.
Águia coroada
Dos tipos de águias que povoam o planeta, a águia coroada é uma das mais elegantes. É possível ver sua plumagem acinzentada na África subsaariana.
Águia steller
Filhas do Pacífico, essas águias são nativas do Japão, Coréia e norte da China. Seu alimento preferido é o salmão.
Elas podem caçá-lo em pleno voo ou até mergulhar na água (confira imagens impressionantes neste vídeo). Seu grande bico laranja e seu andar curvado as tornam extraordinárias e originais.
Águia imperial ibérica
Distingue-se pelo branco na parte superior das asas e ombros, em contraste com a plumagem castanha escura do resto do corpo.
Os espécimes adultos podem pesar entre três e três quilos e meio. Além disso, como ocorre em todos os tipos de águias, as fêmeas são maiores que os machos.
Águia filipina
Reinando nas selvas filipinas, esse grande raptor de até sete quilos pode viver até 60 anos. Seus alimentos favoritos são lêmures, macacos, cobras ou até mesmo outras aves.
Águia de Harris
Ela habita do sudoeste dos Estados Unidos até a Argentina. Suas proporções a colocam no tamanho médio entre dos tipos de águias do mundo. Estas aves distinguem-se por terem penas arredondadas, com linhas brancas na ponta da cauda.
Águia escudeira
Própria da América do Sul, este espécime vive nas alturas rochosas do Peru e do Chile. Suas penas têm um tom cinza suave em todo o corpo, exceto na área ventral.
Mede entre 80 cm e 1 metro e sua alimentação é baseada em cobras, roedores e pequenos animais. É reconhecida pelo seu voo único de passos curtos e cauda alta.
Águia de Verreaux
Ela inspirou os poetas subsaarianos e árabes do sul com sua presença. Suas penas são quase pretas, brilhantes, com uma linha branca na forma de um ‘V’ nas costas. Em geral, põem de um a dois ovos e os filhotes nascem após 45 dias de incubação.
Águia-de-crista
É reconhecida pelas plumas que surgem em sua cabeça. Além disso, recebe outros nomes, como harpias menores ou águias moñudas. É típica da América Central e do Sul. No entanto, sua distribuição atinge o norte da Argentina.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.