Tipos de mariposas

Se você quiser descobrir alguns tipos de mariposas, este artigo é para você.
Tipos de mariposas

Última atualização: 04 julho, 2022

As mariposas são insetos e reúnem um grupo de entre 14 e 16 mil espécies. Esses animais, também chamados heteróceros, representam 95% dos Lepidoptera e possuem várias classificações. A seguir, apresentaremos alguns tipos de mariposas e suas principais características e curiosidades.

Se você tem interesse em saber mais sobre esses insetos que se dividem em subordens, infraordens, superfamílias, famílias, subfamílias, tribos e gêneros, fique até o final! Descubra a diversidade por trás da existência desses animais que cumprem funções importantes e perigosas dentro dos ecossistemas.

Características das mariposas

Grande parte das espécies de mariposas pertence à subordem Glossata e à família Arctiidae, Geometridae, Noctuidae, Tineidae, Pyralidae, Saturniidae ou Sphingidae. Mas, embora existam milhares de espécies e todas tenham particularidades, também existem características gerais que as identificam.

Em geral, as mariposas têm corpos grossos e peludos, reproduzem-se sexualmente por ovos e têm asas cobertas de escamas. Além disso, elas têm antenas com penas e tendem a manter suas asas perpendiculares às superfícies em que ficam empoleiradas, ao contrário das borboletas.

As mariposas habitam todos os cantos da terra, exceto a Antártida. A maioria das espécies é noturna, embora também existam algumas diurnas. Além disso, caracterizam-se por serem insetos de metamorfose completa e terem uma dieta muito variada, pois podem se alimentar de néctar, pólen e algumas flores, assim como de uma variedade de frutas e tecidos vegetais.

Mariposa lunar

Dentro dos tipos de mariposas, há a mariposa lunar, um lepidóptero noturno cujo corpo é peludo e possui asas verde-claras marcantes com manchas oculares. Mede entre 11 e 18 centímetros de envergadura, pertence ao gênero Actias e à família Saturniidae. Geralmente, alimenta-se de árvores e vive nos Estados Unidos, Canadá e norte do México.

Mariposa-atlas

A Attacus atlas é um lepidóptero noturno pertencente à família Saturniidae. Alguns a consideram a maior mariposa do mundo, pois pode medir entre 25 e 30 centímetros de envergadura. É altamente valorizada por sua seda e vive nas florestas e matagais de países como Índia e China. Tem uma cor acobreada com padrões semelhantes aos que as cobras têm no topo da cabeça.

Coscinocera hercules

Da mesma forma, essa mariposa é considerada um dos maiores insetos do mundo. Especificamente, suas asas podem medir até 27 centímetros de largura. São marrons e possuem detalhes em tons de branco e dourado. Por outro lado, deve-se notar que esse lepdóptero gosta de ficar em cima das árvores e não voa muito bem.

Mariposa fantasma

Também conhecida como bruxa branca, diabo branco ou grande bruxa cinzenta, é uma mariposa noturna que vive nas selvas, florestas e pastagens da América. Tem asas creme ou marrom, com padrões conspícuos de linhas pretas ou roxas em zigue-zague. Faz parte dos maiores lepidópteros do mundo, já que a envergadura de suas asas é de quase 30 centímetros.

Traça-das-roupas

Outro tipo de mariposa é esta, que pertence à família Tineidae e frequenta espaços escuros e úmidos, embora tenha uma distribuição cosmopolita. A Tineola bisselliella adulta é de cor ocre ou marrom brilhante e tem uma envergadura de cerca de 1,4 centímetros. Além disso, é considerada uma praga doméstica, pois pode se alimentar de tecidos como lã ou algodão.

Traça-indiana-da-farinha

Essa mariposa também atende por nomes como traça-dos-cereais, mariposa-da-despensa e mariposa-da-farinha. É um inseto marrom e acinzentado que pertence à família Pyralidae e tem distribuição cosmopolita. Mede de 0,8 a 1 centímetro de comprimento e de 1,5 a 2 centímetros de envergadura. Suas larvas são consideradas pragas porque comem vários grãos e tecidos.

Biston betularia

A Biston betularia, pertencente à família Geometridae, é uma espécie utilizada como referência para adaptação e seleção natural. Isso porque inicialmente elas eram brancas, mas a Revolução Industrial fez com que escurecessem devido à fuligem das fábricas.

Traça-da-cera

Esse tipo de mariposa pertence à família Pyralidae. É um lepidóptero que mede entre 0,8 e 1,7 centímetros de comprimento e 1,4 a 3,8 centímetros de envergadura. Além disso, é considerado um inseto parasita, pois se alimenta de favos de mel e gera grandes prejuízos para a indústria apícola. Coloca seus ovos em colmeias e habita todos os continentes do planeta.

Bicho-da-seda

A espécie domesticada Bombyx mori, pertencente ao grupo Bombycidae e, como consequência da reprodução seletiva, perdeu sua capacidade de voar. Essa mariposa é nativa do continente asiático, alimenta-se de folhas de amoreira branca e, após o processamento de seus casulos, é possível obter seda.

Rainha-de-madagascar

Essa mariposa se destaca por suas asas marcantes e belas que possuem padrões de laranja, verde, azul, ciano, vermelho, amarelo e branco, em sua base preta. Esse lepidóptero diurno pertence à família Uraniidae, alimenta-se de néctar e vive em grandes grupos.

Outros tipos de mariposas

Além do exposto acima, existem muitos outros tipos de mariposas com particularidades ou características que podem surpreender você. Nesse sentido, se você tiver interesse em aprender mais sobre esses insetos, aqui estão os nomes de outros lepdópteros:

  • Sphinx ligustri.
  • Aglossa cuprina.
  • Aglia tau.
  • Spilosoma virginica.
  • Deilephila elpenor.
  • Antheraea polyphemus.
  • Saturnia pyri.
  • Utetheisa ornatrix.
  • Acherontia atropos.
  • Megalopyge opercularis.

Curiosidades

Uma mariposa Promethean.

Por fim, deve-se notar que as mariposas são polinizadores importantes, mas algumas são muito perigosas para os ecossistemas que invadem. Por outro lado, existem espécies consideradas pragas (agrícolas, industriais e/ou domésticas). E grande parte desses insetos são migratórios. Outros dados que podem lhe interessar são:

  • Mais de 50 espécies de mariposas foram extintas durante o século passado.
  • Aparentemente, na Espanha existem entre 4.500 e mais de 5.200 espécies de mariposas.
  • Acredita-se que existam mais de 20 mil espécies de mariposas no México.
  • Mariposas e borboletas têm um ancestral comum.
Pode interessar a você...
Mariposa-esfinge-colibri: habitat e características
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Mariposa-esfinge-colibri: habitat e características

A mariposa-esfinge-colibri é um belo e impressionante invertebrado que desempenha uma função essencial do ecossistema: poliniza as plantas.