As formigas são um exemplo de sociedade animal, pois os indivíduos que habitam o formigueiro se organizam e trabalham em…
Tudo sobre a reprodução da iguana comum
Este réptil acasala durante a estação seca para assegurar-se de que seus descendentes (entre 10 e 30 por postura) nascerão na estação das chuvas; os ovos eclodem 3 ou 4 meses após a incubação.

A iguana verde ou iguana comum é um réptil típico da América Central e do Sul. Esta espécie também pode ser encontrada em várias ilhas do Caribe e na costa leste do Pacífico, assim como na Flórida e no Havaí.
Neste artigo, vamos informar tudo o que você precisa saber sobre a reprodução da iguana, que pode muito bem vir a ser seu animal de estimação.
A iguana comum: habitat e morfologia
A iguana comum vive nas árvores das florestas e selvas da América Central e do Sul.
Dependendo da idade, as iguanas decidem se ficam nos ramos mais altos ou nos ramos mais centrais da árvore de sua escolha. Quanto maior a iguana, maior o ramo em que ela vive.
Seu ambiente arbóreo lhe permite não apenas ter amplo controle sobre seu território, mas também desfrutar dos raios solares. Caso contrário, a cobertura vegetal dificultaria a entrada de luz.
Quanto à sua morfologia, um exemplar adulto pode pesar entre quatro e oito quilos e medir até dois metros.
Apesar de seu nome, a pigmentação de sua pele é variável, embora se torne progressivamente mais uniforme com a idade.
A meio caminho entre o verde e o marrom, a iguana comum pode mudar a cor de sua pele dependendo da temperatura, da sua condição física ou do seu humor. As iguanas mais dominantes tendem a ter uma cor mais escura.
Há ainda o denominado ‘olho parietal‘, um órgão na metade dorsal do crânio da iguana.
Trata-se de um órgão sensorial que mede a luz solar de seu entorno e contribui para a maturação dos órgãos sexuais, da glândula tiroide e das glândulas endócrinas.
Maturação sexual e reprodução da iguana
As iguanas fêmeas mais comuns atingem a maturidade sexual entre três e quatro anos de idade, embora às vezes isso possa ocorrer em idades mais precoces.
A época de acasalamento geralmente ocorre na estação seca, o que garante que os filhotes venham a nascer durante a estação chuvosa.
A iguana comum exibe um comportamento sexual concordante com a prática da poliginandria.
Este tipo de prática inclui um grupo de machos que acasala exclusivamente com duas ou mais fêmeas.
Um dos aspectos positivos da poliginandria é que ela promove um método cooperativo de reprodução que inclui ambos os pais.
Durante o “namoro”, o macho expande e contrai o queixo duplo, morde o pescoço da fêmea e move o pescoço de cima para baixo.
Uma das peculiaridades da reprodução da iguana é que a fêmea pode armazenar o esperma do macho por anos e fertilizar os ovos muito tempo depois da cópula.
A postura dos ovos ocorre 65 dias após o acasalamento. A postura dura cerca de três dias e ocorre em uma série de ninhos escavados a 45 centímetros de profundidade.
É bastante comum as fêmeas compartilharem ninhos.
Os ovos eclodem após um período entre 90 e 120 dias de incubação. Geralmente nascem entre 10 e 30 filhotes. Quando nascem, passam a ser autossuficientes muito em breve.