Tudo sobre a reprodução da iguana comum

dezembro 22, 2018
Este réptil acasala durante a estação seca para assegurar-se de que seus descendentes (entre 10 e 30 por postura) nascerão na estação das chuvas; os ovos eclodem 3 ou 4 meses após a incubação.

A iguana verde ou iguana comum é um réptil típico da América Central e do Sul. Esta espécie também pode ser encontrada em várias ilhas do Caribe e na costa leste do Pacífico, assim como na Flórida e no Havaí. 

Neste artigo, vamos informar tudo o que você precisa saber sobre a reprodução da iguana, que pode muito bem vir a ser seu animal de estimação.

A iguana comum: habitat e morfologia

A iguana comum vive nas árvores das florestas e selvas da América Central e do Sul.

Dependendo da idade, as iguanas decidem se ficam nos ramos mais altos ou nos ramos mais centrais da árvore de sua escolha. Quanto maior a iguana, maior o ramo em que ela vive.

Seu ambiente arbóreo lhe permite não apenas ter amplo controle sobre seu território, mas também desfrutar dos raios solares. Caso contrário, a cobertura vegetal dificultaria a entrada de luz.

iguana comum

Quanto à sua morfologia, um exemplar adulto pode pesar entre quatro e oito quilos e medir até dois metros.

Apesar de seu nome, a pigmentação de sua pele é variável, embora se torne progressivamente mais uniforme com a idade.

A meio caminho entre o verde e o marrom, a iguana comum pode mudar a cor de sua pele dependendo da temperatura, da sua condição física ou do seu humorAs iguanas mais dominantes tendem a ter uma cor mais escura.

Há ainda o denominadoolho parietal, um órgão na metade dorsal do crânio da iguana.

Trata-se de um órgão sensorial que mede a luz solar de seu entorno e contribui para a maturação dos órgãos sexuais, da glândula tiroide e das glândulas endócrinas.

Maturação sexual e reprodução da iguana

As iguanas fêmeas mais comuns atingem a maturidade sexual entre três e quatro anos de idade, embora às vezes isso possa ocorrer em idades mais precoces.

época de acasalamento geralmente ocorre na estação seca, o que garante que os filhotes venham a nascer durante a estação chuvosa.

iguana verde saindo do ovo

A iguana comum exibe um comportamento sexual concordante com a prática da poliginandria.

Este tipo de prática inclui um grupo de machos que acasala exclusivamente com duas ou mais fêmeas.

Um dos aspectos positivos da poliginandria é que ela promove um método cooperativo de reprodução que inclui ambos os pais.

Durante o “namoro”, o macho expande e contrai o queixo duplo, morde o pescoço da fêmea e move o pescoço de cima para baixo.

Uma das peculiaridades da reprodução da iguana é que a fêmea pode armazenar o esperma do macho por anos e fertilizar os ovos muito tempo depois da cópula.

A postura dos ovos ocorre 65 dias após o acasalamento. A postura dura cerca de três dias e ocorre em uma série de ninhos escavados a 45 centímetros de profundidade.

É bastante comum as fêmeas compartilharem ninhos.

Os ovos eclodem após um período entre 90 e 120 dias de incubaçãoGeralmente nascem entre 10 e 30 filhotes. Quando nascem, passam a ser autossuficientes muito em breve.