Logo image
Logo image

O uacari: habitat, características e reprodução

4 minutos
Conheça o uacari, um pequeno primata careca que dança pelas copas das árvores da Amazônia.
O uacari: habitat, características e reprodução
Última atualização: 05 dezembro, 2022

O uacari, acari ou macaco-inglês é um primata muito peculiar, e você certamente o encararia por muito tempo se encontrasse um. E não é para menos, pois seu rosto vermelho brilhante e pelos dourados chamam a atenção mesmo entre as copas das árvores.

Como muitos outros animais da Amazônia, o uacari luta todos os dias para se adaptar a um espaço em mudança e destruído que, aliás, deveria ser seu. Vamos conhecê-lo melhor, porque é assim que ele desperta a consciência para os outros. Não perca nada.

Taxonomia e descrição física do uacari

O uacari (Cacajao calvus) é um primata platirrino que pertence à família Pitheciidae, que inclui 54 espécies que compartilham o fato de terem caninos de orientação lateral. Além disso, esses dentes são separados dos incisivos por um diastema.

O aspecto mais característico da aparência desse primata é seu rosto, completamente desprovido de pelos e vermelho vivo. Seu rosto é largo, com narinas bem separadas, e sua pelagem é geralmente esbranquiçada, marrom ou acinzentada. Além disso, 4 subespécies de Cacajao calvus são reconhecidas:

  • Cacajao calvus calvus: uacari-branco.
  • Cacajao calvus rubicundus.
  • Cacajao calvus ucayalii.
  • Cacajao calvus novaesi.

São de pequeno porte (embora seja a maior espécie da família Pitheciidae), não pesam mais de 3 quilos e meio. Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas, pois atingem 45 centímetros e elas apenas 44. A cauda costuma medir cerca de 15 centímetros, embora não seja preênsil.

Habitat

O uacari pode ser encontrado nas florestas tropicais amazônicas do Brasil, Peru e Colômbia. Geralmente vive ao longo de rios e lagos dentro da floresta, sempre próximo a água e áreas pantanosas que são inundadas durante as monções.

São animais arborícolas, ou seja, passam a vida inteira na copa das árvores e só em raras ocasiões descem ao solo.

A alimentação dos uacaris

Os uacaris são principalmente frugívoros: eles se alimentam de sementes de frutas imaturas, as próprias frutas maduras, folhas e néctar. No entanto, são onívoros, por isso também incluem alguns insetos em sua dieta.

Eles têm uma mandíbula adaptada a isso, dura e com músculos fortes para quebrar conchas de pedra. Na verdade, eles se alimentam de sementes e frutos que, devido à dureza de seu envoltório, não são adequados para outras espécies de primatas. Essa adaptação é muito útil, pois dessa forma existem certos alimentos sobre os quais eles não têm concorrência.

Comportamento

O uacari é um primata diurno e gregário que vive em grupos de até 30 membros, embora às vezes tenham sido documentados grupos de 100 indivíduos. À noite sobem em galhos altos para dormir e durante o dia passam a maior parte do tempo procurando comida, raramente descendo ao solo para essa tarefa.

Durante a estação seca, eles se aventuram na base da floresta para encontrar sementes e brotos para comer.

Não são animais que fazem muito escândalo. Contudo, na hora de marcar território ou brincar, emitem guinchos altos. São animais ativos, ágeis e altamente inteligentes, por isso possuem uma comunicação complexa dentro do grupo.

A reprodução dos uacaris

Este primata tem uma vida média em liberdade de 18 anos, mas, sendo animais tão inteligentes, sua infância é prolongada. Assim, a maturidade sexual das fêmeas começa aos 3 anos de idade, mas a dos machos dura ainda mais: até 6 anos.

Quando chega a época de acasalamento (de outubro a maio), a fêmea exala um odor característico que atrai os machos. Após o acasalamento e uma gestação de cerca de 182 dias, a fêmea dará à luz um único filhote que ela cuidará sozinha. A lactação dura de 3 a 5 meses.

As fêmeas concebem um único bezerro a cada dois anos.

Durante o tempo após o desmame, o jovem uacari terá tempo para aprender a se virar sozinho, aprender a viver em grupo e sobreviver. Ele aprenderá tudo isso com seus pares, socializando e observando seu comportamento e técnicas.

Estado de conservação

Atualmente, a IUCN lista o uacari como Vulnerável à Extinção (VU). Além do conhecido desmatamento maciço da floresta amazônica, os principais perigos que sofrem vêm da caça para consumo humano.

A lista federal dos Estados Unidos os classifica como ameaçados de extinção e estão incluídos no Apêndice I da CITES.

Sua população diminuiu 30% nos últimos anos e continua a diminuir. Sua maturidade sexual tardia, juntamente com a especificidade de seu habitat e a pequenez de seu território, não fará com que seja estranho que a qualquer momento estejam em perigo urgente de desaparecer. É por isso que devemos cuidar do planeta: o uacari é apenas uma das milhares de espécies que sofrem nas mãos do ser humano. Vamos ajudá-los.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Aquino, R., de Queiroz, H.L., Paim, F.P., Boubli, J.P., Mittermeier, R.A., Ravetta, A.L., Shanee, S., Urbani, B., de Azevedo, R.B., Calouro, A.M., Cornejo, F.M. & Silva, F.E. 2022. Cacajao calvus (amended version of 2021 assessment). The IUCN Red List of Threatened Species 2022: e.T3416A210373615. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2022-1.RLTS.T3416A210373615.en. Accessed on 27 September 2022.
  • Cacajao calvus (red uakari). (s. f.). Animal Diversity Web. Recuperado 27 de septiembre de 2022, de https://animaldiversity.org/accounts/Cacajao_calvus/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.