Um cão idoso pode ter pelos grisalhos?
Um cão idoso pode ter pelos grisalhos e isso é um sintoma normal do envelhecimento. No entanto, quando pequenos pelos brancos aparecem precocemente em cães jovens, pode ser um motivo de preocupação.
A seguir, vamos analisar o que são os pelos grisalhos e quando o desenvolvimento deles pode ser um sinal de alerta.
Por que um cachorro idoso tem pelos grisalhos?
O pelos grisalhos se originam da perda de pigmentação dos pelos. O tom branco ou cinzento – em alguns casos – característico dos pelos grisalhos, é uma consequência da diminuição da concentração de melanina. Esta substância é responsável, entre outras funções, pela tonalidade da pele e dos pelos.
Quando o cão envelhece, diminui a produção de uma enzima chamada MSR, responsável por neutralizar o peróxido de hidrogênio. Este é um fenômeno comum associado ao desgaste natural que as células sofrem ao longo dos anos, mas o corpo continua a gerar essa substância como um produto metabólico.
E o que isso tem a ver com os pelos brancos? Na prática, o peróxido de hidrogênio inibe a ação da enzima que permite a produção de melanina. Ou seja, quando ficamos mais idosos, a alta concentração de peróxido de hidrogênio não permite que o corpo continue produzindo melanina.
Com a ausência da melanina, os pelos perdem a cor original e ficam brancos ou cinzentos. Em uma pessoa e em um animal saudável, esse processo é progressivo e está associado ao processo natural de envelhecimento. Esta é a razão pela qual os cães mais idosos podem ter pelos grisalhos, assim como os idosos.
Pelos grisalhos em cães jovens: um motivo de preocupação
Eventualmente, alguns cães podem desenvolver pelos grisalhos antes de completarem sete anos, quando entram oficialmente em sua “terceira idade”. Embora isso possa parecer engraçado para algumas pessoas, o aparecimento precoce de pelos grisalhos é motivo de preocupação.
Geralmente, a aparência de pelos grisalhos significa que o nosso cão está sofrendo de um desgaste celular acelerado e que seu corpo está “envelhecendo” mais rápido do que deveria. Entre outras coisas, o animal precisa de nutrientes de qualidade.
Há muitos aspectos que podem levar a uma aceleração do dano celular e, também, existem fatores de risco inerentes a alguns cães. A seguir, veremos porque os cães jovens podem, mas não devem ter pelos grisalhos.
Por que os cães jovens desenvolvem pelos grisalhos?
Estresse e ansiedade
Atualmente, especialistas dizem que o estresse oxidativo é uma realidade que acelera o desgaste celular e aumenta o risco de muitas doenças. Isso explica o porquê de alimentos e suplementos antioxidantes serem extremamente bem-sucedidos para essa finalidade. Seu consumo já está aprovado por médicos e nutricionistas.
Tal como acontece com os humanos, nossos melhores amigos são afetados pela exposição a altos níveis de estresse e de ansiedade. Portanto, o envelhecimento prematuro também pode ser o sinal de um desequilíbrio no estado mental de nossos parceiros peludos.
Existem muitos fatores que podem contribuir para que os nossos cães apresentem sintomas de estresse. E a maioria deles podem ser evitados adotando hábitos saudáveis em sua rotina doméstica.
Entre as possíveis causas de estresse em cães, podemos destacar as seguintes:
- Viver em um ambiente sobrecarregado, exposto a condições desfavoráveis, contextos violentos ou emoções negativas.
- A falta de exercícios físicos e uma rotina sedentária favorecem o acúmulo de tensão. Como resultado, o cão pode desenvolver problemas comportamentais, além de vir a sofrer dos efeitos do envelhecimento precoce.
- Uma dieta desequilibrada pode enfraquecer o sistema imunológico e promover o desenvolvimento de muitas doenças. Portanto, também é um fator de risco para o aumento do estresse oxidativo, do dano celular e de problemas comportamentais.
Herança genética
O fator genético também pode ser determinante para o surgimento de um envelhecimento prematuro. Como os humanos, os cães podem herdar a predisposição para os pelos brancos de seus pais e avós.
Causas patológicas
Infelizmente, algumas patologias e distúrbios metabólicos podem acelerar o desgaste natural do corpo de nosso cão. E, entre os possíveis sintomas, encontramos a aparência de envelhecimento prematuro.
Portanto, é essencial oferecer medicamentos preventivos adequados aos nossos amigos de quatro patas. Também, é aconselhável fazer visitas periódicas ao veterinário a cada seis meses.
Conclusão
Cães idosos podem ter pelos grisalhos e isso é um fenômeno natural que envolve o processo de envelhecimento. Mas o envelhecimento prematuro pode ser um sintoma de algum desequilíbrio em seu corpo. Portanto, se seu cão tem pelos grisalhos antes dos sete anos de vida, você deve levá-lo ao veterinário para verificar seu estado de saúde.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.