Welsh Corgi Cardigan

· maio 18, 2018

A internet já colocou na moda os Corgi fora da Inglaterra, país de onde se originaram e onde são muito populares. Com seu aspecto simpático, mas personalidade marcante, têm todos os elementos para se tornarem os reis dos vídeos virais. Existem duas variedades de Welsh Corgi, mas neste artigo vamos focar no Welsh Corgi Cardigan.

História do Welsh Corgi Cardigan

Welsh Corgi Cardigan

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o Corgi é uma das raças mais antigas da Inglaterra, pois calcula-se que os primeiros exemplares tenham surgido há cerca de 3.000 anos.

Sua vida e seu trabalho estão ligados às fazendas e, se primeiro desempenharam o papel de cães vigilantes, depois também demonstraram dotes de pastoreio. Desta maneira, tornaram-se a menor raça de cães de pastoreio e boiadeiros. Pastoreavam gado e faziam seu trabalho mordiscando as patas traseiras dos bois.

Com o passar dos séculos, apareceram outros cães de pastoreio, e os fazendeiros não precisaram mais dos Corgi. Na verdade, eles estiveram a ponto de serem extintos, até que em 1934 ficaram claras as diferenças entre o Welsh Corgi de Pembroke e o Welsh Corgi de Cardigan, e então os clubes de amigos das raças começaram a promovê-los. Hoje, a primeira é mais popular, mas o Cardigan já não corre perigo.

Morfologia

O Welsh Corgi Cardigan é um cão de tamanho pequeno em comparação a outros cães de pastoreio. Quando adulto, mede somente cerca de 30 centímetros na cernelha e geralmente pesa cerca de 15 quilos. No entanto, tem tendência a engordar e é comum ver Corgis mais pesados.

Seu corpo tem proporções compridas com patas curtas e ossos robustos, o que lhe dá um aspecto compacto e forte ao mesmo tempo. Tem laços de parentesco com os teckel.

A cabeça lembra a de uma raposa. A frente é triangular e comprida, com a ponta preta. As orelhas são muito grandes em proporção ao tamanho do corpo, com a ponta arredondada e eretas sobre a cabeça.

A grande diferença física entre o Welsh Corgi Cardigan e o de Pembroke se encontra no rabo: a do Corgi de Cardigan é comprida com o pelo comprido, de aspecto esponjoso como o das raposas. O Corgi de Pembroke não tem rabo ou o tem muito curo.

O pelo é curto ou muito curto, e tem uma camada de subpelo muito densa. O pelo dessa raça tem muitas variedades de cores: azul mosqueado, pardo, rajado, vermelho, tricolor com pontos pretos ou tricolor com pontos brancos. O nariz, o peito e a linha que desce até o abdômen são de cor branca.

Welsh Corgi Cardigan

Comportamento

O Welsh Corgi Cardigan é um cão usado para pastorear vacas e bois, mesmo medindo apenas 30 centímetros de altura. Precisa ser valente e latir muito para poder fazer seu trabalho.

É muito fiel a sua família humana e, como cão que foi usado para proteger terrenos, desconfia dos desconhecidos. Também não gosta de amizade com outros cães e pode ser independente ou pouco divertido ao lado de seus companheiros. No entanto, são sociáveis com outros animais.

Trata-se de um cão ativo e inteligente que precisa de cuidados físicos, mas sobretudo mentais. Um Welsh Corgi Cardigan estressado ou entediado tenderá a pastorear seus humanos, como aprendeu a fazer com as vacas: com mordiscadas nos pés. Há outros cães de pastoreio, como o Border Collie, que quando estão estressados pastoreiam.

Como são muito inteligentes, podem ser adestrados e gostam de cuidados mentais. Isso, é claro, sempre com um enfoque positivo e sem castigos, medo ou dor. Como é muito valente, não atenderá quem tentar exercer a força sobre ele.

Cuidados

Sobre os cuidados, como a raça geralmente tem boa saúde, só é preciso levar em conta as necessidades veterinárias habituais em qualquer cão.

Por serem compridos, é preciso revisar periodicamente a saúde de suas costas: dores, contraturas ou cansaço são os problemas mais frequentes. Eles têm certa tendência à displasia de quadril e às doenças oculares.

Além disso, tendem à obesidade e devemos ter cuidado com o que comem e com a quantidade. Também é preciso permitir que façam exercícios para que descarreguem a energia.

A raça Welsh Corgi Cardigan sobreviveu durante mais de 3000 anos graças a sua valentia, sua capacidade de trabalho e lealdade à sua família humana. Conhecendo sua história, entendemos melhor por que se tornaram os protagonistas de tantos vídeos virais.