Welsh corgi pembroke: um cão muito inteligente

Quantas raças de cachorro você conhece? Certamente, não são tantas quanto você pensa. Hoje, queremos falar sobre uma raça especial: o Corgi Galês de Pembroke (Welsh Corgi Pembroke), um cão pequeno que nos surpreenderá com sua personalidade. Quer conhecê-lo?

Tudo o que você precisa saber sobre o Welsh Corgi Pembroke

O Corgi Galês de Pembroke (Welsh Corgi Pembroke) é um cão pequeno que, curiosamente, foi usado para pastorear. Vamos saber mais sobre ele!

Origem

Este cão teve sua origem na Grã-Bretanha e, aparentemente, há uma raça muito similar com a qual sempre o confundem: o Corgi Galês de Cardigan. Ambas as raças descendem dos cães que os Vikings trouxeram para o País de Gales, no século 9.

É considerada a raça mais antiga do Reino Unido, embora existam outras teorias sobre o ano em que esses cães foram trazidos para o país. No entanto, a mais aceita é aquela sobre a qual falamos.

Corgi na neve

Quando chegou ao País de Gales, seu desenvolvimento ocorreu em Pembrokeshire. Esse animal foi usado como um cão de pastoreioIsso pode parecer estranho para nós, porque quando pensamos em um cão de pastoreio, um animal grande geralmente vem à mente. Isso certamente o Welsh Corgi Pembroke não é. No entanto, ele foi altamente valorizado por seu trabalho como cão pastor.

Até a década de 1930, o Welsh Corgi Pembroke e o Cardigan se misturaram com total liberdade. Foi assim até que, em 1934, os criadores decidiram que ambas as raças deveriam ser diferentes. Por isso, era preciso marcar as diferenças entre elas. Naquele mesmo ano, os dois foram reconhecidos.

Características gerais

Tamanho

É pequeno, com patas curtas, mas forte e robusto. Ele mede entre 15 e 35 cm de altura e, geralmente, pesa entre 10 e 25 quilos, o que pode ser muito para um cão do seu tamanho.

Aparência

Suas patas pequenas e orelhas pontiagudas são a primeira coisa que atraem a atenção quando olhamos para esse pequeno cachorro tão peculiar. Suas orelhas são desproporcionais ao tamanho de seu corpo, mas o fazem parecer muito simpático.

Sua cabeça tem um longo focinho e orelhas grandes, uma aparência muito semelhante à de uma raposa.

Seus olhos são de tamanho médio. Eles também são geralmente escuros, embora os olhos azuis sejam aceitáveis naqueles com a cor preta azulada.

Em relação ao rabo, ele é muito curto ou mesmo inexistente às vezes. Essa é a grande diferença que ajuda a distinguir se estamos diante de um Welsh Corgi Pembroke ou de um Cardigan, uma vez que o último tem uma cauda longa e peluda, semelhante à de uma raposa.

Seu pelo é reto, mas duro, de comprimento curto ou médio. Qualquer cor é possível, mas o branco nunca predomina.

Personalidade

Apesar da aparência doce e calma, é um cão extremamente ativo e muito inteligenteEle é leal, amoroso e perfeito para estar com crianças. Tem muita paciência, algo ideal com os pequenos dentro de casa. Ele permitirá que as crianças brinquem de qualquer coisa com ele.

Welsh corgi pembroke, um cão inteligente

É muito trabalhador, e é por isso que foi usado para pastorear. É ideal como animal de estimação devido à sua natureza carinhosa e sociável.

Não costuma latir, o que o torna o animal de estimação ideal para viver em áreas onde há vizinhos. Embora, em uma fazenda, também desenvolva seus deveres como guardião e pastor.

Cuidados especiais

Embora seu tamanho seja pequeno, é extremamente ativo, portanto, ele precisa de exercícios. Ao criá-lo como animal de estimação em casas pequenas, essa atividade pode ser reduzida. Entretanto, se você não limitar a dieta e inserir exercícios na rotina, o animal tende a ficar obeso. Um problema que pode ocasionar diversas doenças.

Seu pelo deve ser escovado com frequência. Não requer nenhum cuidado complicado, mas é necessário remover os pelos caídos.

Em relação à saúde, ao longo do tempo, muitas vezes sofrem de displasia do quadril, catarata, displasia retiniana ou doença de von Willebrand.

O Welsh Corgi Pembroke é o animal de estimação ideal, não importa se você mora no campo ou na cidade. Um cão muito inteligente e afetuoso que encherá seus dias de alegria e amor. Será que esse pode ser seu próximo animal de estimação?

Fonte das imagens: Pmuths1956 e Marsiyanka.

Recomendados para você