10 animais carniceiros, que se alimentam de cadáveres

· setembro 18, 2018
Também chamados de necrófagos, são animais que se alimentam de carniça, ou seja, de cadáveres ou restos abandonados por outros predadores. Assim, não participam da caça, e têm um papel fundamental no ecossistema ao deixá-lo livre de biomassa em decomposição.

Também chamados de necrófagos, os animais carniceiros caracterizam-se por se alimentar de cadáveres sem participar da caça ou da morte da presa. Isso quer dizer que eles cumprem um papel importante no ecossistema, já que eliminam os restos orgânicos antes que estes se decomponham.

Neste texto, traremos informações sobre algumas espécies com essa forma de alimentação.

Exemplos de animais carniceiros

Os carniceiros consomem biomassa em decomposição, animais caçados ou feridos e indivíduos que morreram de causas naturais. Ainda que não pareça, têm um papel muito importante no ecossistema, já que o mantêm livre de matéria em decomposição. Alguns exemplos de animais carniceiros são:

  1. Corvo comum

Essa espécie de corvídeo, o maior de sua família, tem um bico grosso para poder rasgar a carne de suas presas e é considerado um dos maiores “oportunistas” do reino animal, alimentando-se do que os demais deixam para trás.

Por exemplo, se vive em áreas urbanas, fica perto das lixeiras ou lixões. Se seu habitat é perto de estradas, sua alimentação se baseará em animais que foram atropelados por veículos. Desenvolve-se na tundra do Alasca, come restos de rena ou aves.

Leia também: Animais e plantas que nunca morrem

  1. Abutre

Essas aves de rapina alimentam-se de animais mortos, na maioria dos casos. No entanto, se por algum motivo não conseguem encontrar carniça, têm a capacidade de caçar. Localizam sua comida graças a sua visão potente, que lhes permite enxergar a carniça a muitos quilômetros de distância, em campos abertos ou áreas não florestais.

Quando encontram um cadáver, podem ser muito agressivos com outros animais que querem pegá-lo. Utilizam seus bicos grossos para rasgar peles e tendões, e suas línguas para retirar a carne.

  1. Hiena

Esses animais carniceiros que vivem na África podem também ser caçadores habilidosos. Tudo depende da situação. A hiena consome diversas partes do cadáver, com exceção do pelo, do casco e dos chifres, já que não conseguem digeri-los corretamente.

animais necrófagos carniceiros: hiena com carniça

  1. Rêmora

Também existem animais carniceiros no mar, como por exemplo esse peixe, que fica perto dos tubarões para se aproveitar dos dejetos que eles deixam depois de comer. Com isso, inclusive, evitam que os predadores os capturem, já que ninguém gosta de fazer frente a um animal com dentes tão afiados quanto seu anfitrião.

  1. Chacal

Outros dos animais carniceiros que pode ser caçador de acordo com a situação. O chacal é um animal de hábitos noturnos e onívoro, cuja dieta é composta de aves, répteis, anfíbios e pequenos mamíferos mortos. Além disso, sabe-se que busca restos nos lixões.

  1. Coiote

Um oportunista nato que baseia sua dieta em qualquer coisa que esteja disponível, o que inclui cadáveres e restos de animais. Preferem a carne fresca caçada por eles mesmos, mas podem se alimentar de restos de cervos, abandonados por predadores maiores.

  1. Demônio da Tasmânia

De tamanho pequeno e hábitos noturnos, esse animal australiano se alimenta do que encontra e, graças a suas mandíbulas e dentes afiados, pode devorar uma presa – inclusive osso e pele – em questão de minutos. Às vezes, pode se alimentar de cadáveres de gado bovino.

carniceiros demônio da tasmânia

  1. Ouriço

Também é um dos animais carniceiros que sai à noite e aproveita tudo o que encontra em seu caminho: minhocas, lesmas, lagartas, escaravelhos, fungos e frutas. Por isso, tem uma alimentação muito variada.

O ouriço não caça, e sim encontra seu alimento cheirando o solo. Geralmente, consomem restos de animais antes da época de hibernação, quando devem aumentar de peso para suportar os meses sem comer.

Confira: 9 animais onívoros

  1. Caranguejo

Esse crustáceo come qualquer tipo de peixes, assim como estrelas do mar, caracóis ou ouriços-do-mar. Também pode basear sua alimentação em ovos de outras espécies e qualquer organismo morto que “caia” no fundo do mar.

  1. Escaravelho carniceiro

Como seu nome indica, esse inseto de tamanho pequeno – não passa de 40 milímetros – alimenta-se de cadáveres em decomposição. Inclusive, pode enterrar invertebrados mortos e usá-los posteriormente para alimentar as larvas.