5 animais laranja: conheça estas lindas espécies

· fevereiro 18, 2019

Embora pareça contraditório, essa impressionante tonalidade pode servir de camuflagem para algumas dessas espécies.

Além disso, também pode ser boa para afugentar predadores, pois a cor desses animais está associada à toxicidade.

Na natureza, podemos encontrar todos os tons de cor imagináveis. E, claro, há alguns animais laranja que são muito marcantes, ao mesmo tempo que podem se misturar bem com o ambiente. Conheça alguns deles abaixo.

Quais são os animais laranja?

Não são muitos, é verdade, e vários deles foram deixados de fora da lista (como a salamandra mandarim). No entanto, vale a pena aprender um pouco sobre os animais laranja, uma exceção à regra cromática natural.

1. Borboleta monarca

É a borboleta mais famosa do mundo, em parte devido à sua cor laranja com linhas e manchas pretas. Essas cores servem como defesa, pois os predadores associam a elas veneno, gosto tóxico ou desagradável.

É um dos insetos com migrações mais extensas, já que a cada ano viaja das Montanhas Rochosas, no Canadá, para Michoacán, no México.

A borboleta monarca – foto que abre este artigo – mede cerca de 10 centímetros e pode viver até nove meses.

2. Peixe-palhaço

É outro dos animais laranja mais conhecidos e coloridos, especialmente após o bem sucedido filme Procurando Nemo.

O peixe-palhaço é nativo dos recifes de corais dos oceanos Índico e Pacífico, onde vive em anêmonas, em um sistema de defesa duplo.

Peixe-palhaço e anêmona

O peixe palhaço é um dos escolhidos para aquários de água quente, pois sua manutenção é simples. Alimenta-se de plantas, invertebrados e zooplâncton, já que é um onívoro generalista.

Quanto à reprodução, vale destacar que é uma espécie monogâmica, ovípara e de fertilização externa. Os filhotes são todos machos e podem se tornar fêmeas de acordo com as necessidades do cardume.

3. Galo das rochas da Guiana

Este pássaro é realmente muito estranho não só porque sua plumagem é quase completamente laranja, mas porque tem uma crista em forma de meia lua ligada ao bico. Além do laranja, possui algumas penas brancas ou pretas e olhos escuros.

Galo da Guiana

O galo das rochas da Guiana vive no norte da América do Sul, precisamente em áreas montanhosas e de selva com alta umidade.

O macho é polígamo e cada temporada apresenta diferentes danças e cantos para atrair suas parceiras. As fêmeas depositam até dois ovos em um ninho de lama e são responsáveis ​​por criar os filhotes por conta própria.

4. Tigre

Outro dos animais laranja que não podia faltar nesta lista devido à sua beleza. Este felino, cujo corpo parece pintado à mão, tem pelo alaranjado com linhas pretas e áreas brancas, com as quais se camufla entre os pastos da savana e as florestas asiáticas.

animais laranja: tigre

O tigre é solitário, alimenta-se de grandes ungulados e pode pesar até 250 quilos. Atualmente, o maior perigo desse felino é o homem, devido à caça por sua pele. Por isso, está em perigo de extinção.

5. Tarântula babuína laranja

Este grande aracnídeo é nativo da África Central e Austral, e é conhecido por vários nomes dependendo da região onde é encontrado.

É uma tarântula muito agressiva, cuja mordida é extremamente dolorosa, podendo causar inchaço, febre, tontura, vômitos e espasmos musculares. Ainda assim, há muitos que a têm como animal de estimação!

Tarântula babuína laranja

A tarântula babuína laranja feminina é maior e vive mais do que a masculina: pode atingir 13 centímetros e viver até 13 anos. Sua cor laranja pode variar para outros tons, como marrom ou vermelho.