5 animais vermelhos: conheça essas lindas espécies

dezembro 10, 2018

Existem aves, anfíbios, insetos e peixes vermelhos, podendo apresentar essa tonalidade em suas penas, pele, conchas ou escamas.

A natureza é impressionante e cada espécie apresenta certas tonalidades por um motivo particular. É por isso que não é estranho avistar animais vermelhos.

Além disso, apesar de sua cor vibrante, eles podem imitar o ambiente e evitar serem capturados por seus predadores. Conheça alguns deles a seguir.

Exemplos de animais vermelhos

Dentro do reino animal, há espécies de todas as cores e, embora alguns tons sejam mais frequentes do que outros, podemos encontrar toda a paleta de um pintor se prestarmos atenção.

Dessa forma, animais vermelhos são mais comuns do que você pensa. Aqui estão alguns exemplos:

1. Cardeal de topete vermelho

Apenas o macho dessa espécie (foto que abre esse artigo) é vermelho, com manchas pretas ao redor do bico e vários tons nas asas e na cauda. A fêmea, por outro lado, é castanha clara com barriga branca e bico laranja.

Essa ave vive do sul do Canadá ao norte de Belize e pode ser encontrada em jardins, florestas e pântanos.

Conhecido não só por suas cores, mas também por sua bela canção, o cardeal se alimenta de frutas e insetos e pode ser muito territorial. Seu nome vulgar refere-se aos cardeais da Igreja Católica, que vestem roupas avermelhadas.

2. Sapo tomate

É um dos muitos animais endêmicos da ilha de Madagascar. Embora ambos os sexos tenham coloração vermelha em seu corpo (com algumas manchas pretas), as das fêmeas são maiores que os machos. 

Os tons vivos servem para alertar os predadores de que é uma espécie venenosa. Além disso, se eles se sentirem ameaçados, “incharão” para parecer maiores.

animais vermelhos: o sapo tomate

O sapo tomate se reproduz após a chuva em poças, pântanos e águas paradas. Ele se alimenta de pequenos invertebrados, como moscas, mosquitos e besouros.

3. Besouro vermelho dos lírios

Dentro da família dos besouros, há vários animais vermelhos, como o Lilioceris lillii. Ele se alimenta das folhas, brotos, caules e flores do lírio. 

Além disso, usa essa planta para desovar e como lar de suas larvas durante o estágio de crescimento.

animais na cor vermelha: besouro

O besouro de lírios mede menos de 10 milímetros, tem pernas muito longas e antenas, olhos grandes e uma carapaça avermelhada marcante.

Embora seja nativo da Europa e da Ásia, foi introduzido na América do Norte na década de 1940, onde se tornou uma praga para a agricultura.

4. Peixe lutador de Siam

Esse peixe, também conhecido como ‘beta’, vive em água doce e é nativo da bacia do Mekong, no sudeste da China.

Nem todos os espécimes são vermelhos, já que também podem ser encontrados em azul, verde, turquesa, laranja, preto ou roxo.

animais avermelhados: peixe beta vermelho

O macho do Peixe lutador tem um rabo do tipo “véu” que é mais comprido do que o seu próprio corpo.

Além disso, serve no momento da reprodução para chamar a atenção da fêmea. É uma espécie onívora que se alimenta principalmente de insetos e zooplâncton.

5. Arara vermelha

O último dos animais vermelhos nessa lista é um papagaio nativo das florestas tropicais do Sudeste Asiático (especificamente as Ilhas Molucas), que foi introduzido em Cingapura.

animais vermelhos: arara

A arara vermelha se alimenta de pólen, insetos, frutas e néctar, graças à seu pontudo bico laranja.

plumagem dessa ave é principalmente avermelhada (assim como os olhos), com exceção das bordas das asas, que podem ser azuis em diferentes tons, e das pernas, que são cinzentas.