5 filmes clássicos sobre lobisomens

agosto 5, 2019
Estes filmes clássicos são baseados na capacidade fictícia dos personagens de se transformarem em lobos nas noites de lua cheia.

A possibilidade do ser humano se tornar outro animal sempre fez parte das crenças populares. Uma criatura lendária que parece atravessar diversas culturas é o lobisomem. É claro que o cinema não ignorou este fenômeno; hoje, listaremos alguns dos principais filmes sobre lobisomens.

Uma viagem pelos principais filmes sobre lobisomens

O licantropo ou lobo é a“pessoa que, de acordo com a tradição popular, se torna um lobo nas noites de lua cheia”.

Essa capacidade de se transformar em lobo é considerada, em geral, uma maldição que é adquirida de formas diferentes. Normalmente, essa maldição só termina com a morte, algo que não é tão fácil de alcançar.

No entanto, se essas histórias continuam sendo recorrentes e atraentes, é porque – no fundo – elas estão falando sobre a natureza selvagem do homem que a civilização conseguiu dominar.

O cinema, por outro lado, retratou essas criaturas quase desde os seus primórdios, com orçamentos, profundidades e resultados diversos. A seguir, resgatamos cinco filmes sobre lobisomens que nos permitem analisar como a cinematografia de diferentes épocas e países retratou o tema.

1. O Lobisomem de Londres

Este filme de 1935 mostra a primeira incursão do cinema no mundo da licantropia. O longa, dirigido por Stuart Walker, conta a história do botânico Wilfred Glendon (Henry Hull), que é atacado no Tibete por uma estranha criatura.

O Lobisomem de Londres: o primeiro dos filmes sobre lobisomens
Fonte: hoycinema.com

O botânico retorna a Londres, mas já está condenado a se tornar um lobisomem. No entanto, descobre que a flor que foi procurar em sua jornada – e que cresce apenas sob a influência da Lua – contêm o antídoto para acabar com a sua maldição.

2. O Lobisomem

Em 1941, George Waggner dirigiu este filme que significaria a consagração de Lon Chaney Jr. como a estrela dos filmes de terror da época.

Filmes clássicos sobre lobisomens
Fonte: cinemania.elmundo.es

O filme conta a história do filho de um aristocrata que, logo após viver por um tempo nos EUA, retorna à casa de seu pai no País de Gales. O protagonista é mordido por um lobo depois de visitar um acampamento cigano.

Ele logo entende que, transformado em lobisomem, é responsável pelos assassinatos que começam a acontecer na região.

3. Nazareno Cruz y el Lobo

Em 1975 estreou uma das maiores bilheterias do cinema argentino. O filme foi dirigido por Leonardo Favio e estrelado por Juan José Camero.

Esse longa resgata a lenda do lobisomem em que o sétimo filho está condenado a se transformar em lobo nas noites de lua cheia.

Nazareno Cruz y el Lobo
Fonte: tvpublica.com.ar

Dessa forma, Nazareno, um menino que vivia em uma cidade rural, é visitado pelo demônio, que anuncia que ele pode se livrar de sua sentença se renunciar a Griselda, a jovem que ama.

4. Um Lobisomem Americano em Londres

Esse filme é considerado um dos melhores sobre lobisomens. Essa ‘comédia aterrorizante’ – dirigida por John Landis em 1981 – mostra dois mochileiros norte-americanos que são atacados por um licantropo em uma área rural da Inglaterra.

Um Lobisomem Americano em Londres
Fonte: elmundo.es

Apenas um dos dois garotos sobrevive e, a partir desse momento, começa a notar as mudanças que ocorrem em seu corpo nas noites de lua cheia.

5. Possuída

Embora tudo pareça indicar que a licantropia está inexoravelmente ligada ao sexo masculino, as mulheres também estão presentes nessas histórias. Além disso, há bons filmes com elas como protagonistas.

Cena do filme 'Possuída'
Fonte: http://www.ginger-snaps.com/

Este é o caso de Possuída, cujo nome original é Ginger Snaps, um filme canadense que estreou no ano 2000. Dirigido por John Fawcett, ele retrata uma mulher loba adolescente e associa a lenda ao despertar sexual e à menstruação.