5 parques nacionais da Espanha

março 3, 2019
Na Espanha, encontra-se o segundo parque natural mais antigo do mundo, criado em 1918, após o Yellowstone, em 1872.

Dentro do território continental, podemos encontrar 10 reservas. A elas se somam quatro das Ilhas Canárias e uma das Ilhas Baleares. Dos 15 parques nacionais da Espanha, neste artigo vamos falar sobre os cinco mais famosos.

Os parques nacionais da Espanha

Todas estas áreas ou reservas estão integradas na rede de parques nacionais da Espanha e o primeiro foi criado em 1918.

O último foi adicionado à lista em 2013. São áreas de alto valor ecológico e, ao mesmo tempo turístico, devido à paisagem e à possibilidade de realizar diversas atividades.

  1. Parque Nacional dos Picos de Europa

Depois de ter sido fundado o Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos em 1872, o segundo do mundo foi o dos Picos de Europa – foto que abre este artigo – em 1918.

Com uma área de mais de 67 mil hectares, é compartilhado por três províncias: Cantábria, Astúrias e Leão.

O ecossistema típico é a montanha, com rios, gargantas e desfiladeiros. Os animais selvagens que podem ser encontrados aqui, incluem: urso pardo, camurça, íbex, a perdiz, o tetraz cantábrico, o lobo ibérico e a águia-pescadora.

  1. Parque Nacional do Teide

É o mais visitado dos parques nacionais da Espanha e está localizado na ilha Tenerife, nas Ilhas Canárias. Foi criado em 1954 e sua principal atração é o vulcão que dá nome a toda a reserva, de 3.718 metros de altura, o terceiro maior do mundo.

Parque Nacional do Teide

O Parque Nacional do Teide é composto por duas grandes depressões e é um local de grande interesse científico, devido às suas formações geológicas.

Alguns dos animais que vivem neste lugar são: muflão, perdiz moura, pisco, peneireiro, gallotia (lagartos), morcego orelhudo, mocho, coelho e melro preto.

  1. Parque Nacional de Serra Nevada

Com mais de 86 mil hectares, é o maior parque da Espanha e está localizado na Andaluzia, entre as províncias de Granada e Almeria.

É formado por montanhas de mais de três mil metros de altura e atividades recreativas podem ser feitas aqui durante o inverno (esqui, snowboard, trenó) e verão (caminhadas, parapente, escalada, passeios a cavalo, etc.).

Parque Nacional de Serra Nevada

O Parque Nacional de Serra Nevada é um lugar perfeito para observar aves, bem como para ver os íbex. Outros habitantes, não tão sociáveis, são o texugo e o gato selvagem.

  1. Parque Nacional de Timanfaya

Está localizado nos municípios de Tinajo e Yaiza, a oeste da ilha de Lançarote, Ilhas Canárias, e foi fundado em 1974. Abrange uma área de 50 quilômetros quadrados e tem mais de 25 vulcões, a última erupção aconteceu em 1824.

Parque Nacional de Timanfaya

Apesar de ser um lugar bastante inóspito, com condições climáticas desfavoráveis para a vida, a fauna é abundante no parque nacional de Timanfaya, com: musaranhos das Canárias, osga-moura, lagartos, coelhos, perdiz-moura, corujas e rolinhas.

  1. Parque Nacional e Natural de Doñana

O último dos parques nacionais da Espanha desta lista está maioritariamente localizado na província de Huelva e, em menor medida, em Cádiz e Sevilha, Andaluzia.

Possui uma área de 108 mil hectares e, embora tenha sido criado em 1969, tem sido de vital importância na história ibérica desde o Neolítico.

Parque Nacional e Natural de Doñana

Entre os animais selvagens do parque Doñana, existem:

  • 20 espécies de peixe (incluindo enguias)
  • 10 anfíbios (rã arborícola europeia)
  • 13 répteis (cobra de água de colar)
  • 37 de mamíferos (lince-ibérico)
  • 360 de pássaros (mergulhão, cegonha, pardal, abutre do Egito)

Por sua vez, é uma zona muito importante para a criação de cavalos autóctones: marismeño e retuertas.