5 tipos de besouros: conheça estes escaravelhos

· janeiro 19, 2019

Estas espécies de besouros pertencem a um grupo tão grande que pesquisas afirmam que hoje existam mais de 375 mil diferentes. Eles têm mandíbulas para mastigação, bem como uma carapaça e dois pares de asas.

Os coleópteros são parte de um grande grupo de insetos, que apresenta uma enorme diversidade morfológica e que pode viver em praticamente qualquer habitat, mesmo na água ou em regiões polares.

Portanto, a seguir, falaremos sobre os 5 tipos mais conhecidos de besouros.

Quantos tipos de besouros existem?

Segundo pesquisas, há atualmente mais de 375 mil tipos de besouros. No entanto, para poder entrar nesta grande família, é essencial “cumprir” certos requisitos.

Para começar, são necessários fortes mastigadores, asas dianteiras que formam uma armadura muito rígida e um segundo par de asas, que em alguns são atrofiadas e não permitem que eles voem.

Alguns dos representantes mais conhecidos deste grupo são:

1. Besouro-da-batata

Este é um dos tipos de besouros mais “odiados”, pois assolava os campos. Como o nome já indica, ele adora batatas. Por isso, se torna uma praga porque se alimenta das folhas e dos bulbos quando já foram colhidos.

O besouro-da-batata, que encabeça este artigo, é pequeno – mede um centímetro de comprimento – e seu corpo tem uma coloração característica: fundo amarelo e linhas pretas.

Acredita-se que seja nativo do México, embora hoje sua área de distribuição esteja se expandindo na medida que crescem as plantações de tubérculos.

2. Besouro rinoceronte

É um inseto de hábitos noturnos que se distribui nas florestas da Europa, e cujo nome vem do chifre que possui em sua cabeça, embora apenas os machos possuam.

Além disso, é um besouro de grande porte em comparação com outras espécies.

espécies de besouros: o besouro rinoceronte

O besouro rinoceronte é marrom avermelhado, pode medir cerca de quatro centímetros e não é considerado prejudicial à agricultura, pois os adultos não se alimentam.

As larvas também não são perigosas para as culturas, uma vez que sua dieta é baseada em material vegetal em decomposição.

3. Besouro boleiro

É um inseto muito curioso cuja ação ganhou o título de “animal sagrado” para os egípcios. O escaravelho forma bolas de esterco e excremento com suas patas dianteiras e as transporta por longas distâncias, até encontrar uma caverna subterrânea ou galeria para enterrá-las.

5 espécies de besouros: o besouro boleiro

Por que eles fazem isso? Porque é no esterco onde a fêmea deposita os ovos e depois da fermentação as larvas podem se formar.

Posteriormente, elas se alimentam do esterco. O trabalho da mãe durante todo esse processo é bastante importante, pois garante que fungos não se formem e que a temperatura esteja sempre correta. Quando ela termina sua tarefa, geralmente morre.

4. Besouro de folha de lírio

Este é outro dos tipos mais conhecidos de besouros, devido à sua capacidade de “andar sobre a água” ou, melhor, fazer um voo nivelado com um lago e em alta velocidade.

Este pequeno inseto de cor vermelha, e que é considerado uma praga para certas plantas, também quebra vários recordes.

5 espécies de besouros: o besouro de folha de lírio

A velocidade alcançada pelo besouro das folhas de lírio é de 1,8 km/h. Pode parecer muito pouco, mas se considerarmos seu tamanho, é como se um humano pudesse correr a 500 km/h. Isto graças às suas pernas com pelos que repelem a água e as garras que aderem à superfície.

5. Besouro-de-Golias

Para terminar esta lista de tipos de besouros não poderíamos deixar de nomear um dos mais antigos de toda a família, daí o seu nome: Golias (ou Hércules).

Este inseto é o maior que existe no mundo: mede mais de 10 centímetros de comprimento.

O besouro-de-golias

Pode ser encontrado nas florestas tropicais da África e, quando voa, produz um som semelhante ao de um helicóptero.

Alimenta-se de pólen, néctar, seiva e fruta e, quando adulto, de cadáveres em decomposição durante o estágio larval.