7 maneiras de afastar os pombos

· março 17, 2019
Você provavelmente quer afugentar os pombos pelas doenças que eles carregam e pela destruição que seus excrementos causam. É possível fazer isso de forma caseira e ao mesmo tempo eficaz.

Essas aves urbanas são consideradas indesejadas por algumas pessoas devido à sua grande população e porque defecam em qualquer lugar. Além disso, eles podem ser portadores de doenças. Nesse artigo, contaremos algumas maneiras de afastar os pombos de sua casa.

Por que afastar os pombos?

Os pombos podem fazer seu ninho em qualquer lugar e que passar o dia todo pousadas em nossa janela ou varanda. Eles sujam o lugar onde estão e muitas vezes estragam edifícios, objetos, carros ou hortas.

Eles estão por toda parte na cidade, principalmente nas praças, nos terraços e nos pátios. Fazem coco onde querem e, além disso, não são aves limpas e higiênicas.

É importante notar também que eles podem portar várias doenças, como bactérias e as transmitidas por piolhos que atacam a espécie.

Pombos são considerados uma praga por algumas pessoas

Métodos para afastar os pombos

Um ou dois pombos no parque sendo alimentados com migalhas de pão ou sementes podem não ser tão ruins, mas quando já temos um bando esvoaçando sobre a nossa casa não é muito divertido.

Sem precisar chegar a técnicas drásticas ou perigosas, existem diferentes maneiras de assustar os pombos:

1. CDs antigos

Você não sabe o que fazer com todos os CDs que guardou durante anos porque eles não são mais ouvidos? Você pode construir um repelente de pombos com eles. É só uma questão de juntar vários com um barbante e pendurá-los em um lugar visível.

Quando o sol reflete em sua superfície, os pássaros voam para longe, porque são incomodados pelo brilho em seus olhos.

2. Água e pimenta

Nenhum pássaro gosta de coisas picantes, então uma boa técnica para afastar os pombos é borrifar os cantos do pátio ou terraço com algo que lhes cause desconforto.

Isso não significa que você está envenenando-os ou algo assim; eles simplesmente não chegarão perto ao identificar esse cheiro.

Como você prepara essa mistura? Em um frasco, coloque um pimentão, pimenta-caiena ou qualquer outro tempero picante.

Adicione a água e misture bem. Em seguida, coloque em um recipiente com spray e pulverize nos lugares onde os pombos descansam.

3. Revestimento inclinado para afastar os pombos

Uma das melhores maneiras de afastar os pombos é não permitir que eles pousem por perto! Essa solução não é muito cara e impede que as aves possam caminhar nesse espaço.

Estamos nos referindo a revestimentos feitos de metal, PVC ou madeira compensada que devem estar dispostos em um ângulo de 40° a 60°.

O melhor dessa técnica é que os revestimentos também servem para repelir o sol e a chuva em suas janelas.

Pombos urbanos

4. Redes

Muitos edifícios montam redes anti-pássaros que servem para que nenhuma ave pouse nas varandas, janelas ou cornijas.

Talvez elas não sejam muito bonitas esteticamente, mas o bom é que são bastante eficazes e até mesmo proporcionam uma medida de segurança caso tenhamos filhos.

Você também pode usá-las para cobrir a parte externa dos aparelhos de ar-condicionado, lareiras ou pequenas janelas com uma malha de aço inoxidável.

5. Corujas e corvos de plástico

Você sabia que os pombos têm medo de corujas e corvos? Mas em vez de obter um animal desses vivo, a melhor coisa que você pode fazer é comprar um brinquedo que os imite, principalmente de plástico ou metal.

Alguns modelos, inclusive, viram suas cabeças com o vento, têm olhos reflexivos ou emitem sons como as aves de verdade.

É aconselhável mudar a localização do “espantalho de pombos” de tempos em tempos para aumentar a eficácia … Não se esqueça de que eles são aves muito inteligentes!

6. Objetos prateados

Se você não tiver mais CDs em casa, não se preocupe, pois pode usar outros objetos que refletem a luz, como é o caso de utensílios de cozinha feitos de metal ou até mesmo de balões prateados.

O objetivo é produzir um flash que afaste os pombos e que faça com que eles não queiram pousar no seu terraço, pátio, sacada ou janela.

7. Água

O último dos métodos para assustar os pombos requer uma certa instalação ou a colocação de um dispositivo que irriga as plantas de vez em quando (com um temporizador). A água vai assustá-los porque eles não gostam nada de se molhar.

Além disso, para poder se livrar dos pombos, recomendamos que você não deixe alimentos ao ar livre – como o recipiente de comida do seu animal de estimação, por exemplo – e nunca os alimente sempre que os vir na cornija.

  • Zúñiga, E., León, D., & Falcón, N. (2017). Plagas Urbanas: Las palomas y su impacto sobre el ambiente y la salud pública. Revista de Ciencias Veterinarias, Lima, Perú.