8 animais marinhos mais estranhos do mundo

· fevereiro 26, 2019
Provavelmente existem animais marinhos que o ser humano ainda não descobriu. Os mares e oceanos do nosso planeta escondem espécies, por vezes, peculiares.

Pequenos e grandes, inofensivos ou não, estes oito animais marinhos mais estranhos do mundo surpreendem a todos. A seleção é baseada em uma amostra do maravilhoso mundo que está sob as águas do nosso planeta.

  1. Peixe-sapo peludo

Originário das águas quentes da Indonésia, esta pequena criatura transita pelo leito marinho para se alimentar.

Ele se move lentamente, utilizando suas ramificações amarelas, que lhe conferem o apelido de “peludo”. Para não ser atacado, geralmente se esconde entre os corais.

O peixe-sapo é o único do gênero em todo o Mediterrâneo Ocidental e na costa atlântica da África.

Para pegar sua presa, ela dá um salto abrupto. Devemos destacar que ele pertence ao gênero Halobatrachus; relacionado aos batráquios.

  1. Chauliodus

Chauliodus

Sua aparência impressiona e contradiz os parâmetros do belo e do bom. Mas, embora o Chauliodus não precise de apresentação ou aprovação humana, ele merece ser considerado um dos animais marinhos mais estranhos do mundo.

Estes peixes podem atingir 60 cm de comprimento. É um peixe abissal, o que significa que possui órgãos luminescentes que lhe permitem brilhar nas profundezas oceânicas onde habita. O fósforo é a substância responsável pela incandescência em seu estômago e barbatana.

  1. Caranguejo Yeti

caranguejo yeti
Yeti Crab / nauticalnewstoday.com

A relação deste crustáceo decápode com os seres humanos é recente. A peculiaridade do caranguejo yeti reside nos pelos que cobrem sua casca.

Nelas se encontram diferentes colônias de bactérias e pouco se conhece sobre sua função. Acredita-se que elas sirvam como um antídoto para substâncias tóxicas do meio ambiente.

Seu habitat é o Pacífico Sul. Em 2005, foi registrado pela primeira vez a mais de dois mil metros de profundidade, em uma fonte hidrotermal perto da Ilha de Páscoa.

  1. Lula-vampira-do-inferno

Lula-vampira-do-inferno

Outro dos animais mais raros do mundo é esta lula única. Mede cerca de 30 cm e uma camada vermelha e preta cobre seu corpo. As lulas-vampiras-do-inferno vivem sozinhas nas profundezas mais escuras do oceano.

  1. Porco marinho

Este peixe, que se assemelha a um porco rosa, dificilmente atinge mais de 15 cm de comprimento. O porco marinho, ou porco-do-mar, passa seus dias deslizando pelo leito do Mar Mediterrâneo; ali se alimenta e se reproduz.

Porco-do-mar

No entanto, é muito difícil encontrá-lo, pois se desloca para profundidades de até 800 metros.

  1. Dragões do mar

Esses dragões marinhos se destacam por seus múltiplos ramos macios e coloridos. Este animal vive nas costas australianas, leste e sul. Sua aparência tem a função de protegê-lo.

Graças à sua semelhança com algas marinhas, o dragão do mar consegue passar despercebido pelos predadores. Devido à pesca indiscriminada, está em perigo de extinção.

Dragões do mar

  1. Peixe-machado-marmorizado

Outro peixe cuja aparência poderia assustar mais de um peixe desavisado é o peixe-machado-marmorizado.

No entanto, ainda que com sua aparência marcante, mal excede 15 cm de comprimento. Este animal pertence à fauna marinha do Atlântico e do Pacífico.

Vive a 600 metros da superfície e tem várias habilidades de caça, que o tornam um predador magnífico.

Sua capacidade de se mimetizar-se com o ambiente escuro e o fósforo de seu corpo, permitem que ele veja suas presas à contraluz.

  1. Tubarão-duende

Sua presença fantasmagórica é uma das mais antigas dos mares. Também é conhecido como tubarão franzido, ou goblin.

Tubarão duende

Este é o único tubarão de pele rosada que existe, pois sua pele é muito fina e deixa transparecer os vasos sanguíneos sob ela.

Este tubarão é um fóssil vivo, habita águas profundas e é muito difícil de ser encontrado, pelo menos, com vida.

Os animais marinhos mais estranhos do mundo que ainda estamos por descobrir

Como mencionado no início, os descritos acima são apenas uma amostra do número de maravilhas que habitam mares e oceanos em todo o mundo.

Ainda se fala sobre o peixe-dumbo, o caranguejo-gigante-japonês e dos myxinisoutros dos inúmeros animais marinhos mais estranhos do mundo.

https://canalrivertrust.org.uk/