Logo image
Logo image

A elusiva cegonha preta

3 minutos
Ao contrário de sua irmã branca, é uma espécie que foge do contato humano, por isso não é tão comum vê-la, como as outras que ficam no topo das igrejas, campanários ou torres elétricas das cidades.
A elusiva cegonha preta
Eugenio Fernández Suárez

Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez

Última atualização: 22 dezembro, 2022

Muito menos conhecida do que seu parente branco, a cegonha preta é um dos animais mais esquivos da fauna ibérica e pode ser encontrada na África, Ásia e Europa. Sua aparência é muito particular e reconhecível, no entanto, é muito tímida e rara, o que a torna pouco popular.

Como é a cegonha preta?

A cegonha-preta (Ciconia nigra) é uma ave ciconiiforme pouco conhecida; enquanto a cegonha branca pode ser encontrada em campanários e centros urbanos, a cegonha preta é um pássaro muito evasivo.

Faz seus ninhos em áreas isoladas, cercadas pela floresta e, também, em áreas que tenham água nas proximidades.

Sua plumagem é muito característica; ela apresenta tons escuros na parte superior do seu corpo, com uma plumagem iridescente. Sob a luz do sol, reflete tons verdes e mesmo violetas.

O bico e as pernas se tornam avermelhados com a idade, até ficarem vermelhos sangue no animal adulto. Possui tonalidades brancas nas partes inferiores do corpo e, mesmo durante o voo, predomina o preto.

Seu canto também é muito marcante e parece um miado, que lembra alguns raptores, como a águia de asa redonda, bem diferente da cegonha branca. Em termos de tamanho, pode atingir perfeitamente dois metros, enquanto seu comprimento excede um metro de altura. Seu peso é de cerca de três quilos.

Onde vive a cegonha preta?

Este animal pode ser encontrado em grande parte da África, Ásia e Europa – dos países a leste da Europa até a Espanha e Portugal.

Este animal é uma ave migratória que viaja para a África, algo normal no comportamento das cegonhas. 

Some figure

No entanto, há populações que passam o inverno na Espanha, especificamente em Doñana, Extremadura e no vale do Tiétar.

Porém, algumas cegonhas pretas passam o ano todo na Espanha, graças às suas temperaturas mais altas. Por outro lado, o seu habitat depende do tempo.

Durante o verão, pode ser encontrada em áreas arborizadas e margens de rios com afloramentos rochosos. No inverno, aparece em barragens e campos de arroz.

Como se comporta?

Seu ninho é feito com ramos e musgo, e os ninhos em rochas muitas vezes são reutilizados. 

Quanto aos ovos, podemos dizer que elas põem de dois a seis ovos brancos, que são incubados por cinco semanas. Os filhotes são cuidados por ambos os pais, que começarão a voar depois de dois meses.

São animais carnívoros, cuja principal dieta é o peixe, embora também consumam pequenos mamíferos, répteis, crustáceos, aves ou insetos.

Normalmente, passa seus dias em áreas de terra úmida e inspeciona a terra em busca desses animais, que caça com o bico, como se fosse um arpão.

Assim como outras aves, como a cegonha branca e as aves carniceiras, não desprezam o lixo humano. 

Mesmo assim, é raro vê-las em aterros, já que, devido a sua timidez, prefere caçar sua própria comida.

Some figure

Qual é o seu estado de conservação?

Em relação às suas ameaças, a principal delas é a pressão humana sobre suas áreas de nidificação: são animais muito mais sensíveis à intervenção humana em seu habitat. Além disso, barulhos, pedestres e poluentes as estressam.

As atividades florestais, fluviais e linhas de energia também oferecem grande risco.

Estes animais já foram vistos nos pântanos de Guadalquivir, mas com pouca frequência.

Há inúmeros projetos de conservação, como o que foi iniciado na Extremadura.

É uma ave de hábitos muito desconhecidos, por isso, não se sabe com exatidão seu estado de conservação. Porém, alguns consideram esta cegonha como um animal em perigo de extinção.

Apesar disso, ainda há muitos exemplares: estima-se que existam entre 12 mil e 20 mil delas na Europa; na Espanha, há mais de 800.

Porém, na Dinamarca é considerada praticamente extinta e, na Alemanha, infelizmente, restam apenas 50 casais.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.