O morcego Acerodon jubatus: o maior polinizador do mundo

Embora se acredite que apenas as abelhas sejam polinizadoras, existem outras espécies, como o morcego Acerodon jubatus, que cumprem essa importante função biológica.
O morcego Acerodon jubatus: o maior polinizador do mundo

Última atualização: 02 maio, 2023

Uma espécie de morcego é o maior polinizador do mundo e um grande dispersor de sementes. Seu nome científico é Acerodon jubatus e se alimenta de frutas. Ele é uma das espécies declaradas ameaçadas de extinção. Continue a leitura e descubra todos os detalhes sobre esse animalzinho.

Como é esse morcego?

A Raposa Voadora se alimenta de frutas e, apesar de seu grande tamanho, não é perigosa.
Acerodon jubatus.

“Como outros morcegos da família Pteropodidae, Acerodon jubatus tem olhos grandes e brilhantes e orelhas externas relativamente simples com margens contínuas. Há uma variação considerável na cor. No entanto, o padrão típico é marrom-escuro ou preto na testa e nas laterais da cabeça, marrom-avermelhado nos ombros e marrom-escuro ou preto na parte inferior das costas”, diz Natgeo.

São animais que podem atingir 1,5 metros de altura, pesar aproximadamente 1,2 quilos e em uma noite percorrer até quarenta quilômetros de distância. São uma espécie considerada pura, pois vivem perto da água. Diz-se que quando voam descem e recolhem água nas asas, que usam para se limpar e se escovar. É uma das curiosidades sobre a espécie.

A dieta do morcego Acerodon jubatus

Esses animais se alimentam inteiramente de frutas (frugívoros). Vários deles se reúnem nas copas das árvores ao entardecer para comer figos e outras frutas. Para os camponeses, esses morcegos barulhentos são de vital importância.

Afinal, eles são os semeadores silenciosos, pois distribuem as sementes por toda a área e matam as pragas. Tudo isto é muito importante para a regeneração dos contextos naturais. Um fato digno de nota é que das 1.300 espécies de morcegos existentes, apenas três se alimentam de sangue.

Este morcego é considerado o maior do mundo.
Acerodon jubatus.

Proteção para o morcego Acerodon jubatus

Atualmente, é uma espécie que, como mencionamos anteriormente, está em perigo de extinção devido à caça e exploração madeireira indiscriminada em grande escala na região, o que causa a destruição de seu habitat.

Por essa razão, existem diferentes fundações que estão focadas na sua proteção e na realização de atividades para a conservação da espécie. Em cativeiro, por exemplo, estão sendo desenvolvidos programas para a criação dessa espécie e, assim, evitar sua extinção.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Mildenstein, T.; Stier, S.; Nuevodiego, C. y Mills; L. (2005). «Habitat selection of endangered and endemic large flying-foxes in Subic Bay, Philippines»Biological Conservation (en inglés) 126: 93-102. doi:10.1016/j.biocon.2005.05.001
  •  Rabor, D. S. (1986). Guide to Philippine Flora and Fauna (en inglés). Natural Resources Management Centre, Ministry of Natural Resources and University of the Philippines.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.