Agapornis: características, raças e cuidados

julho 19, 2019
Você quer conhecer os periquitos do amor? Suas características fazem deles pássaros realmente especiais. Leia mais sobre o agapornis a seguir.

Agapornis, também conhecidos como periquitos do amor ou inseparáveis, estão entre os tipos de papagaios mais populares do mundo. Embora sejam nativos da África, sua população se espalhou globalmente e muitos deles estão sendo adotados como animais de estimação.

As principais raças 

Atualmente, nove raças de agapornis são reconhecidas por especialistas como as ‘raças primitivas ou ancestrais’. No entanto, com o crescimento da sua criação em cativeiro, estima-se que existam várias subespécies que se originaram do cruzamento de ancestrais.

A seguir, veremos os três tipos mais populares de agapornis:

Inseparável-de-Fischer (Agapornis fischeri)

Este agaporni originário da África Oriental recebe o seu nome em homenagem ao explorador Gustav FisherTrata-se de uma raça muito ágil e de grande beleza, que emite fortes chamadas e volumes muito altos.

Uma de suas características mais distintas é o chamado anel ocular, o que significa que a região ao redor dos olhos não tem penas e é branca. Sua plumagem apresenta diferentes tons de verde, amarelo e laranja.

Nas costas, asas e peito, observamos um verde intenso, enquanto o topo da cabeça é verde oliva. Seu rosto é realçado por um laranja muito intenso, que combina harmoniosamente com o amarelo do pescoço. Na cauda, pode haver penas azuladas.

Agapornis roseicollis

O agapornis roseicollis é uma ave de tamanho médio, com cerca de 15 cm de comprimento, nativa do sudoeste da África. Em alguns países, também é chamada de “rosto de pêssego” devido à aparência do seu rosto.

Sua cabeça e rosto revelam uma cor rosa-alaranjada muito semelhante à da fruta mencionada. No entanto, na plumagem de seu corpo predomina uma cor verde. As fêmeas costumam apresentar penas de cores mais discretas e uma cabeça maior do que a dos machos.

Essa raça se destaca por ser muito sociável e emitir uma ampla gama de sons, sendo muito comunicativa com as pessoas. Além disso, eles têm uma expectativa de vida de cerca de 20 ou 25 anos e podem viver até 30 anos em condições favoráveis.

Por esses motivos, são muito populares como animais de estimação.

Agapornis personatus

Exemplares de agapornis

Os inseparáveis personatus estão entre as raças mais marcantes de agapornis. Eles são caracterizados por terem penas pretas ou castanhas escuras na cabeça, que combinadas com o anel ocular, formam uma espécie de máscara no rosto.

Quanto à cor de sua plumagem, estas aves são divididas em duas linhas: linha azul e linha verde. Nos pássaros de linha verde, observa-se a predominância da cor verde, com o colo de cor amarela e o bico vermelho; na linha azul, a cor azul predomina no corpo juntamente com o peito branco.

Embora possam emitir sons muito intensos, os personatus costumam ser silenciosos. Devido à sua grande resistência física e personalidade equilibrada, estão entre os pássaros mais comuns no mercado de aves exóticas. Sua expectativa de vida é estimada entre 15 e 20 anos em cativeiro.

Cuidados básicos

Adoção responsável

Infelizmente, muitos agapornis continuam sendo vítimas do tráfico de animais exóticos. Portanto, é essencial saber onde adquirir esse pássaro como animal de estimação.

O ideal é ir a um centro de resgate de animais exóticos, onde encontraremos pássaros procurando um novo lar e um cuidador responsável. Como são aves muito sociáveis ​​que formam casais estáveis, recomenda-se adotar um casal de agapornis, e não apenas um.

Preparando a gaiola

Antes de levar seu parceiro para sua nova casa, será essencial preparar um ambiente confortável e seguro para ele. O primeiro passo será escolher a gaiola ideal para seus pássaros em uma loja de animais.

Recomenda-se adquirir uma gaiola larga e resistente, onde os pássaros possam se mover livremente. Uma boa gaiola para um casal de pássaros deve medir 1 m de largura x 0,50 m de altura x 0,50 m de profundidade.

As gaiolas de metal são mais higiênicas, visto que a madeira facilita a proliferação de fungos e bactérias.

Será essencial escolher um bom alimentador e bebedouro para seus pássaros, assegurando que eles sejam apropriados para seu tamanho. Alimentadores de aço inoxidável são mais higiênicos, e recomenda-se a compra de um bebedouro tipo bola para evitar que a água acumule impurezas.

Finalmente, devemos enriquecer a gaiola de nossos pássaros para estimulá-los física e mentalmente. Além de brinquedos apropriados para pássaros, recomendamos adicionar um poleiro natural ao espaço.

Pássaro com ursinho de pelúcia

Alimentação

Agapornis são aves onívoras que consomem sementes, frutas, vegetais e alguns pequenos animais. Além de escolher a ração certa como base da sua dieta, também devemos oferecemos alimentos frescos e naturais.

Higiene

Essas são aves muito limpas e requerem cuidados de higiene em sua gaiola. Recomenda-se lavar diariamente o alimentador, o bebedouro e a bandeja de excrementos. A gaiola também precisará de uma lavagem completa uma vez por semana.

Medicina preventiva

Essas aves podem sofrer com parasitas internos e externos com uma certa facilidade. Por essa razão, a desparasitação periódica será essencial para manter a sua boa saúde.

É muito aconselhável ter a orientação de um veterinário especializado para oferecer medicamentos preventivos adequados aos seus pássaros.